Tivoli Palácio de Seteais cria momentos e experiências memoráveis
Tivoli Palácio de Seteais em Sintra. A elegância e romantismo do hotel cinco estrela o transformou em “Destination Wedding”
O Tivoli Palácio Seteais é uma pérola arquitetónica do Século XVIII, situado no coração dos bosques de Sintra, lugar único que nos transporta ao romantismo e ao luxo de época. Se hospedar no palácio é uma verdadeira indulgência, um excelente ponto de partida para a descoberta de Sintra, património mundial da UNESCO, uma das cidades mais lindas de Portugal, encantadora e bucólica, cravejada de quintas e palácios de estilos mourisco e manuelino, famosa pelos seus monumentos e fascinante paisagem. Uma terra de contos de fadas, 30 minutos de carro de Lisboa. Lord Byron descrevia a vila de Sintra como um “Éden glorioso” e tinha absoluta razão.
O hotel é um exemplo fantástico de arquitetura residencial neoclássica, construído pelo antigo Cônsul de Portugal, Daniel Gildemeester, e usado como sua residência oficial. Durante o século XIX, foi o lar de várias famílias portuguesas distintas, incluindo o quinto Marquês de Marialva que construiu um arco triunfal a ligar as duas alas do palácio para assinalar a visita do Rei João VI e da Rainha Carlota Joaquina. Atualmente, o arco é a moldura perfeita da vista do Palácio da Pena e o ponto mais instagramável da vila.
Em 1955, o edifício foi reformado e transformado em hotel de luxo, combinando a original beleza imponente com conforto e hospitalidade de um cinco estrelas. Os 30 quartos exclusivos do hotel combinam um elegante decor com comodidades modernas e amenities premium.
Entre 2008 e 2009, o hotel sofreu uma profunda remodelação e foi alvo de inúmeros trabalhos de restauro. Todo o mobiliário, maioritariamente do séc. XVIII, foi restaurado pela prestigiada equipe do Museu Português de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. O projeto envolveu 14 oficinas de arte e cerca de 30 especialistas diferentes que trabalharam em conjunto durante mais de 10 meses.
Aproximadamente 2.000 peças de arte estão espalhadas pelo hotel, incluindo móveis, iluminação, têxteis, tapeçaria, quadros, murais, pinturas de cavalete, gravuras e porcelana. Digno de nota é o singular piano de cauda Steingraeber, delicadamente pintado com cenas pastorais e o acabamento em talha dourada. É um dos três exemplares conhecidos produzidos no séc. XIX pelo famoso fabricante dos melhores pianos do mundo.
A gastronomia do Seteais leva a assinatura do renomado chef Joachim Koerper. O restaurante principal tem decor extremamente requintado, ladeado de afrescos e pinturas de rara beleza e uma vista magnífica sobre os jardins e a serra de Sintra. A adega/bar oferece uma experiência única para descobrir a singularidade dos vinhos da região, sugiro uma deliciosa degustação dos melhores e mais exclusivos vinhos de Colares, em perfeita combinação com tapas ou menus de degustação.
O hotel conta ainda com uma maravilhosa piscina externa, com uma vista de tirar o fôlego, quadra de tênis para os esportistas e o famoso Anantara Spa , um oásis de tranquilidade oculto entre jardins exóticos. Os tratamentos dignos de reis e rainhas são executados em três salas de tratamento, uma das quais adequada para casais, onde combinam mimos exuberantes e despertares holísticos reparadores, usando produtos naturais Biologique Recherche.
Por conta de todos esses atributos, e mais jardins fantásticos, o Tivoli Seteais ao longo dos anos tem sido palco de inúmeros eventos culturais e gastronómicos, proporcionando momentos e experiências memoráveis, e se consolidando como “Destination Wedding”. Essa semana o hotel foi palco de um grande evento do setor, um projeto criado no Brasil e reproduzido em diferentes espaços do Palácio de Seteais, realçando a beleza romântica deste espaço único, repleto de história através da intervenção de formas de expressões florais distintas de oito decoradores associados ao projeto: Andrea Kapps, Daniel Cruz, Juan Azevedo, Paulo Perissoto, Naiane Carvalho, Dannilo Camargos, Harley Vix e Claudia Perdigão.
A localização do Palácio Seteais é a mais perfeita, no coração dos parques de Sintra, um daqueles lugares cheios de magia onde a natureza e o homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO o classificou como Património da Humanidade. A melhor maneira de conhecer a cidade é andar a pé, a primavera chegou na Europa, e o clima está espetacular.
Comece o tour na praça principal, visite o Palácio da Vila com as suas duas chaminés cônicas, datado de finais do século XIV, foi a casa de veraneio de muitos reis ao longo da História de Portugal. Passeie pelas ruelas estreitas e pelas lojas de produtos regionais, pare para comer as famosas queijadas e travesseiros da Casa Piriquita. Sugiro uma visita ao Palácio e Quinta da Regaleira. É um palácio do séc. XIX, com uma decoração que impressiona, rica em simbologia maçônica e jardins de tirar o fôlego, cerca de 200 m do Tivoli Seteais. Parada obrigatória para degustar os melhores vinhos rosés de Portugal na Quinta Casal Sta. Maria situada na histórica região de Colares, na encosta da Serra de Sintra.
No caminho de Sintra para Lisboa, seguindo pela auto-estrada, encontra-se o Palácio Nacional de Queluz, suntuoso palácio do séc. XVIII em estilo “rocaille”. No espaço dos jardins, podemos assistir a uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre e apreciar as qualidades dos cavalos lusitanos, criados em Alter, no Alentejo, na antiga coudelaria da casa real, outra visita imperdível. Agora é só afivelar as malas rumo a maravilhosa “Terrinha”.
Fotos: Divulgação Matheus Koelho