Veneza: muito mais que um destino turístico, um sonho flutuante!
Faça um tour por Veneza, o destino italiano onde história, arte e romance se misturam num cenário quase onírico
Sou apaixonada por Veneza, a “Sereníssima”, um destino maravilhoso, a magia da cidade reside em sua atmosfera única, onde história, arte e romance se misturam num cenário quase onírico. Imaginem uma cidade flutuando sobre águas, construída sobre um arquipélago de 118 ilhas que emergem da ampla lagoa situada entre a terra firme e o mar aberto, conectadas por mais de 400 pontes. Até sua fundação, a região era habitada por poucos moradores vênetos que viviam sobre a água da lagoa em palafitas, sobrevivendo da pesca e da extração de sal.
Sua fundação data do ano 421, a partir daí Veneza expandiu seu poder com o comércio das sedas e especiarias de Constantinopla e de Alexandria e também com o lucrativo negócio de transporte de escravos, madeira, peixe de Dalmácia, ferro e tecidos. Em 1204 começa o grande apogeu de Veneza com o início da Quarta Cruzada, culminando em 1284, com a criação de uma moeda de ouro, o Ducado, que permaneceria durante três séculos como um dos padrões monetários do mundo junto com o florim florentino. Mas no século XVIII, Veneza tornou-se uma sombra do que havia sido, resultado de guerras contra os turcos, mudanças nas rotas comerciais marítimas e na peste de 1630 que dizimou um terço da população. Em 1797, Napoleão Bonaparte apoderou-se do Bucintoro (suntuosa embarcação, símbolo da riqueza de Veneza) e saqueou todo o ouro e uma quantidade imensa de objetos de arte, de valor inestimável.
Após a unificação da Itália, em 1866, Veneza se tornou parte do Reino da Itália trazendo desenvolvimento, investimentos no comércio, na infraestrutura e o turismo emergiu como um novo motor econômico. A beleza única da cidade, combinada com sua rica história e arquitetura, atraiu artistas, intelectuais e a elite europeia.
A revitalização do famoso Carnaval e a criação da Bienal de Arte (1895) ajudou a cidade a se transformar em um polo cultural. Atualmente Veneza é um dos destinos mais desejados do mundo, hotéis de luxo, grandes eventos culturais como o Festival de Cinema e a preservação do patrimônio foram importantíssimos para sua total recuperação.
A cidade encanta em qualquer época do ano, mas eu sugiro fugirem do alto verão (Julho/Agosto) um enxame de turistas, e ficar atento ao fenômeno da “Acqua Alta”.
Veneza conta com uma ampla estrutura hoteleira, incluindo famosos Hotéis Palácios como: Danieli, Gritti e Aman Venice, mas eu prefiro e indico se hospedarem num Hotel Boutique, com charme veneziano, ideal para quem busca uma experiência mais autêntica. Nessa minha última estadia, me hospedei no Hotel Violino D’Oro, localizado no coração da cidade, a apenas dois minutos a pé da icônica Piazza de San Marco, situado em um edifício do sec. XVIII, com vista para o romântico Canal San Moisè. O hotel oferece 32 quartos e suítes decoradas com muito charme e bom gosto, com vigas de madeira expostas, lustres de cristal e uma mistura harmoniosa de objetos de época com design contemporâneo, apresentando elementos como lustres de Murano, cortinas Rubelli e móveis Marioni, criando uma atmosfera acolhedora e sofisticada. Ponto alto para a hospitalidade da equipe, calorosa e eficiente.
Elementos que tornam Veneza mágica
Canais e Gôndolas: navegar pelas águas tranquilas do Grand Canal em gôndolas ou vaporettos permite ver a cidade sob outra perspectiva.
Arquitetura: a grandiosidade da Piazza de San Marco com sua majestosa Basílica, Palácios seculares, suas ruas estreitas, suas pontes de pedra, as fachadas com seus leões, tudo carrega uma história fascinante.
Mistério e Romance: a névoa que cobre os canais nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer adiciona um toque de mistério, a cidade foi cenário de grandes paixões e intrigas, imortalizada em obras como “Mercador de Veneza” de Shakespeare e nos bailes de máscaras no Carnaval, mantendo viva a aura de segredo e sedução.
Tradição e Cultura: a arte do vidro de Murano, as rendas de Burano, a riqueza dos museus e teatros, como o famoso La Fenice, palco de grandes óperas ao longo de séculos.
Atrações imperdíveis para quem visita a cidade
Piazza San Marco
O coração de Veneza, onde estão localizados alguns dos monumentos mais importantes da cidade. Destaques:
Basílica de São Marcos – Um deslumbrante exemplo da arquitetura bizantina, com mosaicos dourados e relíquias históricas.
Campanile de São Marcos – A torre de onde se tem uma vista panorâmica incrível da cidade.
Palácio Ducal – Antiga residência do Doge de Veneza, repleta de salas luxuosamente decoradas e com a famosa Ponte dos Suspiros ao lado.
Museu Correr e Biblioteca Marciana: o museu é um dos mais importantes e interessantes da cidade, guardando peças de grande valor histórico nas áreas de pintura, escultura, móveis, instrumentos navais e muitos outros, contando a história de Veneza. Conectado ao museu a belíssima Biblioteca Marciana, o passe da visita dá acesso a ambos lugares.
Grand Canal
A principal via aquática de Veneza, ladeada por palácios históricos.
Ponte de Rialto
Uma das pontes mais icônicas de Veneza, com belas vistas do Grand Canal e repleta de lojinhas e mercados próximos.
Galeria dell’Accademia
Museu com uma impressionante coleção de arte veneziana, incluindo obras de Tiziano, Bellini e Veronese.
Basílica de Santa Maria della Salute
Uma das igrejas mais bonitas de Veneza, construída como um tributo após uma epidemia de peste. Sua cúpula imponente domina a paisagem da cidade.
Teatro La Fenice
Um dos teatros de ópera mais famosos do mundo, com uma programação rica e uma história fascinante.
Ilhas de Murano, Burano e Torcello
- Murano (famosa pelo artesanato em vidro, repleta de galerias)
- Burano (conhecida por suas casas coloridas e pela tradição da renda artesanal).
- Torcello (uma ilha mais tranquila, onde fica a Catedral de Santa Maria Assunta, com mosaicos impressionantes.
Biblioteca Marciana
Uma das bibliotecas mais antigas da Europa, com uma coleção de manuscritos raros e um interior ricamente decorado.
Passeio pelo Bairro Dorsoduro
Menos turístico e mais autêntico, este bairro tem galerias de arte, cafés charmosos e uma vista espetacular do pôr do sol na Punta della Dogana.
Dicas gastronômicas
Em Veneza você precisa estar organizado para comer bem, reservas são imprescindíveis, no inverno (baixa temporada) alguns restaurantes fecham. Seguem minhas sugestões:
Harry’s Bar
Uma experiência neste lendário bar da década de 1930 é mandatória para quem visita Veneza. Conhecido mundialmente pela extensa lista de clientes célebres como Lord Byron, Marcel Proust, Orson Welles e pelos seus famosos bellinis. O cenário nos transporta para uma época passada da cultura clássica do café europeu.
Restaurante Do Forni
Decor clássico, frequentado por celebridades internacionais, oferece uma alta gastronomia, baseada principalmente em frutos-do-mar, peixes e crustáceos direto do Mar Adriático (sugiro camarões e vieiras sobre uma cama de rúcula com molho de limão, azeite e pimenta).
Osteria da Carla
O restaurante é um dos mais antigos e históricos pontos de encontro no coração da cidade, bem perto da Piazza San Marco, uma decoração surpreendente, meio teatral, comida excelente, ótima variedade de crudos.
Hostaria Castello
É uma abordagem moderna da tradicional casa de café otomana, com sofás de veludo, peças de madeira antiga contrastando com um fundo de tijolos e concreto. O cardápio oferece pratos de frutos-do-mar, carne e opções vegetarianas.
Osteria Enoteca San Marco
Uma antiga hospedagem foi transformada em um restaurante e bar de vinhos com um ambiente cool e cozinha aberta. Serviço muito atencioso, carta de vinhos excelente, comi um vitello tonnato delicioso.
Il Café Nolinski
Com sua decoração inspirada na arte da Gôndola, o Café/Restaurante convida você a aproveitar a calma de seu pátio repleto de plantas. O menu de Philip Chronopoulos oferece uma culinária fresca, bem executada e inspirada no Mediterrâneo, localizado no térreo do elegante Hotel Nolinski.
Restaurante La Caravella
Um restaurante histórico, um pouco turístico, mas com receitas típicas da cozinha local como Risoto veneziano de tradição milenar e a Sopa de Peixe, excelentes pastas e serviço muito atencioso. Na Calle Larga, rua das marcas de luxo mais desejadas.
Restaurante Terrazza Danieli
Uma experiência gastronômica única, situado no terraço do Hotel Danieli, com vistas panorâmicas de 180 graus da lagoa veneziana e das ilhas, a decoração interna super luxuosa, enriquecida por espelhos e tecidos requintados, a cozinha excelente, inspiração mediterrânea com toques de especiarias exóticas.
Veneza é muito mais que um destino turístico, é um sonho flutuante, uma cidade que esconde a cada esquina uma surpresa, que nos passa a sensação de estarmos num filme de época, um lugar que nos desperta muitas emoções, que com certeza ficarão guardadas em nossas memórias para sempre.