Cannabis: 11 mulheres que estão mudando essa indústria
Desde que os estados começaram a legalizar a maconha recreativa nos EUA em 2012, a indústria da cannabis cresceu - e as mulheres representam mais de um terço dos líderes desse mercado. De acordo com uma pesquisa de 2019 do Marijuana Business Daily, 37% dos executivos da maconha são mulheres, com classificação superior à média nacional de 21% de mulheres em cargos executivos em qualquer negócio. Embora a indústria como um todo ainda seja dominada por homens, há uma quantidade considerável de mulheres que amam maconha e que estão transformando a forma como o mundo vê a erva daninha.
“As mulheres no espaço da cannabis dão um apoio incrível umas às outras”, diz Imelda Walakalvar, cofundadora e CEO da marca de cannabis Pure Beauty. “É inspirador e estimulante fazer parte disso. Ao mesmo tempo, a conversa e a atenção que as 'mulheres na maconha' recebem não reflete o que realmente está acontecendo. A cannabis ainda é dominada por homens brancos e isso não parece estar melhorando. "
À medida que mais mulheres agitam a indústria da maconha e unem forças em um esforço para estigmatizar o botão verde por meio da educação, arte, cultura e produtos de beleza e bem-estar com infusão de CBD, mais fácil se torna para as marcas de cannabis femininas navegar pelas complexidades deste negócio. E há força nos números: "Meu conselho é encontrar aliados; ter parcerias e relacionamentos fortes e de apoio nesta indústria é a chave para a sobrevivência", diz Walakalvar, compartilhando alguma sabedoria para mulheres que estão pensando em entrar nos negócios da cannabis. "Procure pessoas que pensam como você e valorizam as mesmas coisas que você, em todas as parcerias, não importa o quão pequenas sejam."
Além de apoiar outras mulheres na indústria da maconha, há também um movimento para abordar as desigualdades e o policiamento em torno das drogas recreativas que têm como alvo grupos marginalizados. “Como empresas de maconha, temos uma responsabilidade ainda maior, dado o racismo sistêmico perpetuado pela guerra contra as drogas e as políticas de encarceramento, incluindo as taxas desproporcionais de encarceramento para, especificamente, comunidades negras e pardas”, afirma o fundador da Pure Beauty. "Não é apenas importante, mas é nosso dever como indústria, bem como uma oportunidade de acertar." Tanto a raça como o gênero têm um impacto nas relações dos indivíduos com a maconha, e muitas empresas lideradas por mulheres, incluindo Walakalvar.
L'Officiel listou 11 empresas de maconha lideradas por mulheres, que estão fazendo um impacto na erva daninha, um sopro de cada vez.
Anja Charbonneau
Fundadora da revista Broccoli, a canadense Anja Charbonneau cria uma nova perspectiva sobre a cultura da erva daninha com conteúdo divertido e informado que aborda a flor por meio da exploração da arte, cultura e moda. Ao lado de Broccoli, a Anti-racista Floret Coalition de Charbonneau reúne mais de 135 empresas no mercado de cannabis para apoiar e financiar iniciativas focadas em ações que atendem às comunidades Negras, Latinas e Indígenas - aquelas cujas contribuições para a cultura da cannabis foram as maiores e ainda assim excessivamente policiadas por a guerra contra as drogas.
Brett Heyman
Brett Heyman, a mente por trás da marca de bolsas de acrílico de luxo Edie Parker, lançou uma linha colorida e divertida de objetos e acessórios para fumar cannabis de alta qualidade em 2019. Com Edie Parker Flower, Heyman oferece uma maneira luxuosa e eclética de entreter em casa.
Kati Holland
Com apenas 23 anos, Kati Holland criou a marca de cannabis Not Pot com a missão de desestigmatizar a planta, apresentá-la às massas com suas gomas de CBD frutadas e ajudar a desfazer os efeitos do sistema de justiça criminal desonesto. Com o fundo de fiança Not Pot, sua empresa apóia uma organização autofinanciada que combate o encarceramento em massa que visa desproporcionalmente comunidades marginalizadas.
Cindy Capobianco
A marca de luxo da CBD, Lord Jones, é ideia de Cindy Capobianco e seu marido. Agora amplamente conhecida por seus cuidados com a pele, a marca realmente começou com confeitos com infusão de CBD, gomas e chocolates. Fundado em 2017, Lord Jones tem pavimentado o caminho na cannabis desde então, tornando-se a primeira marca CBD estocada na Sephora.
Jenny Wichman
A artista e estilista de acessórios Jenny Wichman fundou a Yew Yew em 2017, para ajudar a mudar a narrativa e o estigma em torno da erva com lindos smokeware e acessórios cheios de resina e vidro soprado.
Courtney Trop
Com sua marca Stevie, a especialista em estilo e música Courtney Trop transforma o CBD em uma experiência luxuosa. Atualmente oferecendo pre-rolos de CBD, sais de banho, uma tintura e uma vela, as ofertas certamente criarão uma atmosfera relaxante.
Nidhi Lucky Handa
A empresária de LA Nidhi Lucky Handa é CEO e fundadora da marca de cannabis Leune, que rapidamente progrediu graças à sua estética Instagram e flor "cultivada honestamente". Leune também é apaixonada por justiça social como membro da Floret Coalition e parceira do Last Prisoner Project, uma coalizão que trabalha para libertar os encarcerados por acusações não violentas de cannabis.
Imelda Walavalkar
Conforme apresentado anteriormente, Walavalkar é CEO e cofundador da Pure Beauty, uma marca independente de cannabis que aborda o negócio tanto esteticamente quanto com uma mentalidade social e ambientalmente consciente. Por meio de práticas de cultivo sustentável e parcerias que beneficiam as organizações comunitárias locais de Los Angeles, a marca espera trazer mudanças positivas por meio da cannabis.
Marta Freedman e Charlotte Palermino
Sábios da mídia social e duas das três mulheres por trás da marca de cuidados com a pele Dieux , Marta Freedman e Charlotte Palermino também são co-fundadoras do Nice Paper, um boletim informativo semanal sobre tudo relacionado a ervas daninhas que visa combater o estigma contra a cannabis com educação.
Christina Dipaci
Christina Dipaci é uma produtora independente de cannabis com sede na Califórnia, CEO e cofundadora da Caliber Farms, sob a qual criou o Paradiso Gardens, uma marca que celebra a cultura da cannabis.
Verena von Pfetten
Verena von Pfetten é proprietária de negócios e cofundadora da Gossamer, uma marca de estilo de vida de cannabis e de uma publicação impressa semestral que cobre viagens, design e cultura por meio de lentes verdes.