Wellness

Água com gás ajuda na perda de peso de acordo com cientistas

A Água com gás poderia diminuir a glicose no sangue

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

A água gaseificada, ou água com gás, tem chamado atenção por possíveis impactos na saúde, incluindo o metabolismo. Um estudo publicado na "BMJ Nutrition, Prevention & Health" sugere que o CO₂ presente na bebida pode estimular a quebra de glicose e aumentar sua absorção pelas hemácias (glóbulos vermelhos), ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue.

 

Além disso, a água gaseificada pode aumentar a sensação de saciedade, já que o gás provoca uma leve distensão no estômago, o que pode reduzir o apetite. Um estudo publicado na "Obesity Research & Clinical Practice" indicou que bebidas gaseificadas podem influenciar essa percepção.

Após a ingestão, o CO₂ dissolvido é absorvido pelo estômago e entra na corrente sanguínea. Nas hemácias, ele é convertido em bicarbonato, alterando o pH e estimulando a glicólise, processo que quebra a glicose para gerar energia. Segundo Akira Takahashi, pesquisador do Hospital Tesseikai de Neurocirurgia, no Japão, esse mecanismo pode reduzir temporariamente os níveis de glicose no sangue, mas não substitui hábitos saudáveis para o emagrecimento.

O Dr. Mir Ali, diretor do MemorialCare Surgical Weight Loss Center, destaca que não há evidências clínicas sólidas sobre a eficácia da água com gás para perda de peso. “Se novos estudos comprovarem essa relação, a bebida pode ser um complemento a uma dieta equilibrada”, afirmou ao "Medical News Today".

 

A água gaseificada pode auxiliar na digestão e na constipação, mas seu consumo excessivo pode causar inchaço e desconforto digestivo. Takahashi compara sua ação à hemodiálise, que também reduz a glicose no sangue, mas alerta que o efeito da bebida é muito passageiro para impactar o metabolismo de forma relevante.

Embora possa trazer benefícios, a água com gás não deve ser vista como solução para emagrecimento. A perda de peso eficaz depende de uma dieta equilibrada e exercícios físicos. No entanto, para quem busca uma alternativa saudável a refrigerantes, ela pode ser uma boa escolha, desde que consumida com moderação.

 
 

Tags

Posts recomendados