Colágeno: como aumentar a produção naturalmente
Você precisa de mais colágeno para se manter saudável?
Todos nós sabemos que o colágeno desempenha um papel fundamental na construção e suporte de tecidos importantes do corpo, mas precisamos mais do que isso? Com benefícios importantes para a pele, cabelo, unhas e estrutura articular, todos nós precisamos manter uma quantidade adequada de colágeno para apoiar o funcionamento saudável do nosso corpo. Em particular, para as mulheres, os suplementos de colágeno também ajudam a pele, o cabelo e as unhas a se tornarem mais saudáveis. Além disso, esse ingrediente também beneficia o intestino, auxiliando na cura de um intestino inflamado.
Estudos clínicos mostram que consumir mais colágeno pode ajudá-lo a combater os efeitos da degradação do colágeno em sua pele, combater rugas, melhorar a elasticidade e tornar sua pele mais hidratada. Além disso, o colágeno também pode ser injetado na pele para ajudar a corrigir cicatrizes ou reentrâncias causadas por esses acidentes.
O que afeta nossos níveis de colágeno?
Quando atingimos os 30 anos, a produção natural de colágeno no organismo diminui, fazendo com que a pele fique mais fina e perca elasticidade, formando rugas de difícil remoção.
Existem muitas razões para explicar isso. Além do declínio natural do aparelho produtor de colágeno no corpo, o fenômeno da sacarificação (devido ao acúmulo de longo prazo de excesso de açúcar no corpo, dificultando a capacidade de auto-reparo do colágeno) também é uma das causas. Além disso, para as grávidas, as alterações hormonais também afetam o metabolismo do colágeno para ajudar a pele a ficar mais elástica, adaptando-se à expansão no abdômen quando o feto se desenvolve. Portanto, este também é o período em que você precisa adicionar uma grande quantidade de colágeno para atender às necessidades do corpo.
Como aumentar a produção de colágeno?
Para formar o colágeno, nosso corpo produz procolágeno - um precursor a partir do qual todo o colágeno começa a ser produzido. Este precursor é uma combinação dos aminoácidos glicina e prolina juntos com a vitamina C. Portanto, ao nos certificarmos de incluir alimentos ricos nesses nutrientes, podemos apoiar nosso processo natural de formação de colágeno.
Inclui alimentos como:
Prolina: clara de ovo, gérmen de trigo, leite, cogumelos, aspargos
Glicina: pele de frango, gelatina, pele de porco, caldo de osso
Vitamina C: Citrus, pimentão, fruta madura
Para quem segue uma dieta vegetariana e vegana, pode suplementar o colágeno com produtos alimentares funcionais em pó, usados nas bebidas do dia a dia (smoothies, sucos, café, etc.). ..) Além disso, você pode intervir externamente com proliferação de colágeno injeções de preenchimento ou terapia de luz vermelha para contribuir para melhorar a produção de colágeno na pele.