Verão: como enfrentar a estação usando máscaras
Máscara e Protetor no verão: unidos para proteger do sol e contra o coronavírus
Desconfortáveis e geralmente abafadas, as máscaras de proteção contra o novo coronavírus devem ser obrigatórias e, portanto, nossa maior aliada dos últimos tempos. Mas, com a chegada do verão e as altas temperaturas, é comum surgirem dúvidas em relação à proteção da pele por debaixo delas.
É importante saber que o uso das máscaras não dispensa o uso do protetor solar. Segundo a dermatologista, Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Sim! É o ideal aplicar filtro solar sem cor FPS 30 no mínimo no rosto pela manhã antes de colocar a máscara de proteção”, explica. Mesmo assim, ainda não é o suficiente para estarmos totalmente protegidas. “Nenhum protetor solar oferece proteção adequada por mais de 4 horas. O ideal seria reaplicar ao longo do dia, principalmente se houver exposição solar prolongada”, orienta a doutora.
Mas cuidado, outros fatores também influenciam, como as cores e os tecidos. Para o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, professor e especialista em formulações cosméticas, “Geralmente são feitas com tecidos mais finos que as nossas roupas, e como não existem padrões de tecidos para as máscaras, elas podem ser feitas de vários tipos. Além disso, elas não conseguem proteger o rosto todo como perto das orelhas, na área dos olhos e até mesmo na testa”, explica o especialista.
“As cores influenciam também, quanto mais escura a cor, mais ela protege. As cores em tons de azul e vermelho protegem mais que o amarelo, por exemplo. E quanto mais escuro for o tom de azul, mais ele protege.”, diz Paola.
Não importa o tipo de exposição solar você terá, se praticando algum exercício físico pelas ruas, na piscina ou até mesmo dentro de casa, prefira os produtos que te protejam contra os raios ultravioleta UVA e UVB.
Faça como os famosos abaixo e cuide da pele durante exposição solar: