Wellness

EMDR: Como funciona a terapia feita por Sandra Bullock?

Recentemente Sandra Bullock revelou que a EMDR a auxiliou a tratar um quadro de estresse pós traumático, mas como funciona essa terapia? Conversamos com um especialista

Sandra Bullock recentemente falou sobre sua experiência com EMDR (Foto: Getty Images)
Sandra Bullock recentemente falou sobre sua experiência com EMDR (Foto: Getty Images)

Você já ouviu falar sobre a terapia EMDR? Cada vez mais, celebridades estão usando sua voz para compartilharem suas experiências com saúde mental, desmistificando o tema e trazendo informações importantes para o público. Recentemente, foi a vez de Sandra Bullock desabafar sobre como a terapia EMDR a auxiliou a tratar um caso de estresse pós traumático acarretado por conta de uma invasão domiciliar que ela sofreu em 2014.

“Foi a única noite que [meu filho] Louis não estava comigo. Foi a única noite em que nossa babá disse, 'Deixe-me levá-lo ao meu apartamento', que fica na mesma rua” revelou a atriz durante o Red Table Talk. A experiência marcou Sandra Bullock, que disse que ela não se sentia mais a mesma após o trauma. Então, Sandra revela que descobriu o EMDR, descrito como ela como “a coisa que mais a curou”, ainda que ela admita que estava com muito medo de fazê-lo. 

Segundo Bullock, a terapia começou tratando o seu problema com a invasão domiciliar “mas, de repente, foram para relacionamentos inseguros. Momentos inseguros da infância. E quando eu saí disso, percebi que muitas vezes me cerquei de pessoas inseguras em situações e me coloquei lá. Não tenho mais ninguém para culpar a não ser eu mesmo, porque esse foi o sentimento mais familiar que tive” explicou. 

Mas, como funciona essa terapia EMDR? Entrevistamos o psicólogo Renato Caminha para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

(Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images

O que é o EMDR? Como essa terapia funciona?

Renato Caminha: A EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing) é a Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, criada pela Francine Shapiro. Ela percebeu que quando ela ia ao parque, por exemplo, no outono, ela ficava observando aquele movimento das folhas caindo, aquele balanço das folhas, ela ficava acompanhando aquilo, e ela percebia que esse movimento ocular que ela fazia acabava facilitando a resolução de problemas pra ela, e então a redução do estresse.Ela resolvia o seu estresse com esse movimento ocular. 

E ela criou essa técnica que tem uma estimulação que pode ser bilateral auditiva com diferentes sons no ouvido, pode ser uma barra de luminosidade nos dois lados, pode ser até o contato físico, estimulando bilateralmente o cérebro e trabalhando com cenas, que são cenas traumáticas, momentos difíceis que você passou na vida.

Além do estresse pós-traumático, essa terapia auxilia em outros tipos de patologias?

RC: Ela inicialmente foi desenvolvida para transtorno de estresse pós-traumático e como toda técnica que surge ela acaba depois sendo testada em algumas outras patologias, como transtorno de ansiedade.

O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade, mas está se usando no tratamento de outros transtornos de ansiedade, como fobias, traumas infantis que não necessariamente são transtornos de estresse pós-traumático. Hoje se usa para todo o tipo de transtorno, inclusive depressão, mas ainda não têm relatos catalogados na literatura validando esse tipo de intervenção para depressão.

 

Há algum tipo de contra indicação?

RC: A única questão da contraindicação é que o terapeuta tem que ser devidamente treinado para trabalhar com ativação de estresse no consultório, porque às vezes você pode pela ativação do estresse desestabilizar algum paciente. O treino técnico é fundamental nisso.

Quais são as principais vantagens da terapia EMDR? Qual é o seu diferencial perante a outros métodos terapêuticos?

RC: A EMDR é mais uma das técnicas, assim como a terapia cognitiva comportamental, para transtorno de estresse pós-traumático que se enquadra dentro das terapias baseadas em evidências que respondem critérios empíricos, são terapias que funcionam.

Então ela é uma técnica que funciona para estresse pós-traumático e resolução de problemas. A diferença do método terapêutico para as outras é a estimulação bilateral do cérebro que pode ser feita por estimulação tátil, visual ou auditiva. 

 

O que significaria essa “resolução de problemas”? Pacientes com qualquer tipo de questões internas podem recorrer ao EMDR?

RC: Resolução de problemas quer dizer que você tem ativação de determinadas áreas do cérebro pela estimulação bilateral que acabam facilitando que você encontre soluções para problemas cotidianos que não havia encontrado antes.

 
 
 
 

Tags

Posts recomendados