Wellness

Gravidez: como o álcool pode atrapalhar as ‘tentantes’?

O álcool pode trazer prejuízos mesmo quando ingerido no período chamado "tentante"

person sitting
Gravidez | Pexels

Existem muitas teorias em relação ao consumo de álcool durante o período chamado “tentante”. Há quem acredite, por exemplo, que basta evitar a ingestão de álcool durante a gravidez para manter a mãe e o bebê saudáveis. É o caminho correto, claro, até porque, segundo os especialistas, não há uma quantidade considerada segura para ingestão de álcool durante a gravidez, mas o recomendado mesmo é cortar os drinks muito antes: quando o casal decide engravidar. Pensando nisso, a L’Officiel Brasil convidou Dani Ejzenberg, ginecologista e especialista em reprodução humana da clínica Nilo Frantz, para explicar em 4 pontos como o álcool afeta no planejamento da gestação. Confira:

 

Ciclo menstrual afetado

O álcool ingerido em grande quantidade, mesmo que "socialmente", pode influenciar o ciclo menstrual da mulher e diminuir as chances de uma gestação durante o período tentante. Significa que o consumo de cervejas e drinks, mesmo que "de vez em quando", pode diminuir as chances de quem quer ter filhos.

 

Infertilidade

O consumo considerado crônico (em grande quantidade e frequência) pode ocasionar prejuízos mais sérios. Enquanto nos homens o álcool pode afetar a qualidade do sêmen, nas mulheres pode haver uma alteração hormonal, o que pode prejudicar a ovulação e consequentemente aumentar as chances de infertilidade.

 

Redução de espermatozoides

Não só as mulheres devem evitar o uso de álcool no período tentante, é primordial que seus parceiros também reduzam o consumo. Segundo Ejzenberg o ciclo de produção e amadurecimento dos espermatozoides leva de 70 a 90 dias. “Durante esse período deve-se reduzir o consumo de álcool para aumentar as chances de gestação”, explica. 

 

Malformação do bebê

É importante reiterar que o consumo de álcool no período tentante pode provocar a malformação no feto, conhecida como síndrome fetal alcoólica (SFA). Inclusive, uma pesquisa recente divulgada pela Texas A&M University, nos Estados Unidos, relacionou o uso de bebidas por homens à SFA. O estudo apontou que homens que desejam ser pais devem parar de consumir bebida alcoólica por pelo menos três meses antes de começar a tentar engravidar.

 

Tags

Posts recomendados