Renata Kuerten compartilha benefícios da corrida na gravidez
Após percorrer 5K em maratona na Bahia, a modelo e apresentadora Renata Kuerten compartilha os benefícios do exercício durante a primeira gravidez
Renata Kuerten anunciou sua primeira gravidez a pouco tempo, com a notícia a preocupação em manter uma rotina saudável redobrou. Já adepta de atividades físicas a modelo e apresentadora conta com o direcionamento de seu médico para a continuidade de seus treinos e corridas diárias. Com exclusividade Renata "invadiu", nesse final de semana (15 de maio), nossos stories e compartilhou sua primeira corrida grávida.
Cada vez mais popular, as corridas de rua ganharam força durante os últimos anos, sendo uma forma acessível e revigorante de manter o corpo e a mente em movimento, mas afinal esse tipo de atividade pode ser praticada durante a gravidez? Quais são os riscos? Até quando é recomendada a prática na gestação? Inspirados na disposição e energia de Renata, trouxemos aqui as respostas para essas perguntas.
O primeiro passo
O primeiro passo pode parecer fácil, mas já deixamos muito claro às gestantes que não praticavam corrida anteriormente, que infelizmente esse exercício terá que ficar para uma próxima.
"Na comunidade médica, existe um consenso: nenhuma mulher deve começar a correr durante a gravidez. Já para as gestantes acostumadas às pistas, a priori, é seguro continuar a rotina de treinos de corrida durante as primeiras 13 semanas (3 meses) de gravidez." Runtastic Team by Adidas
Mais do que qualquer outro fator, o acompanhamento médico é a melhor fonte de segurança e informação individualizada, portanto independente do nível ou intensidade que você já pratique siga as recomendações de seu obstetra.
Treino novo
Com tantas mudanças físicas a adaptação do treino é um processo constante, visando entender a linguagem do corpo e as necessidades atuais, dar uma "desacelerada" é o primeiro ponto para entender as limitações desse novo corpo.
A atividade deve ser prazerosa e de qualidade, portanto não é o momento de querer bater recordes! Durante ou após a corrida, sentiu falta de ar ou percebeu que a respiração ficou ofegante, ou ainda qualquer tipo de dor no abdômen? ALERTA! Pare de correr imediatamente e entre em contato com seu obstetra. É essencial ter um canal de comunicação aberto e funcional entre a gestante e os profissionais da área de saúde que a acompanham.
Tudo tem seu tempo
A gravidez dura, em geral, 40 semanas. Nas primeiras 13, a grávida pode correr normalmente com cuidado e intensidade leve. Se a mulher já tinha uma rotina de corrida antes de engravidar e manteve essa rotina, mesmo com adaptações, durante o primeiro trimestre, então é totalmente aceitável continuar correndo durante o segundo trimestre. Recomenda-se alguns cuidados extra, pois, no segundo trimestre de uma gestação, o ganho de peso ocorre de forma mais acentuada.
Em paralelo, comece a pensar em substituir os treinos de corrida por caminhadas ou por aulas de natação para gestantes. No terceiro trimestre é recomendada a prática de exercícios mais leves, o momento demanda cuidados e preparos para o parto, portanto caminhadas em terrenos planos ou a substituição por atividades de relaxamento e yoga.