Fotografia além das lentes com Muraca
Mente por trás de uma coleção de capas para L'Officiel, Muraca compartilha inspirações e propósitos em suas fotografias
Muraca já é figura integrante do time de talentosos fotógrafos que compõem capas e páginas da L'Officiel Brasil, mas a história por trás de suas lentes é de estúdios e luzes coreografadas, em harmonia com uma paciente construção de sua trajetória.
A carreira na fotografia começou em 2011, após ter estudado comunicação e atuado no setor de marketing, mas foi em 2020 que começou a crescer no mercado nacional. Seus primeiros grandes projetos surgiram em 2021 e logo já assinou capas para diversas revistas.
Nas páginas de L'Officiel é nítida a admiração pelo mundo da moda, com grifes renomadas e nomes de peso em seu portfólio, fazendo assim com que o aprimoramento fosse algo em eterno progresso.
Entenda melhor a mente por trás das câmeras em nossa entrevista exclusiva:
L'Officiel: Quais foram suas primeiras referências na fotografia?
Muraca: O amor pela fotografia esteve comigo desde sempre. Comecei a analisar minhas primeiras referências nos filmes e clipes musicais dos anos 90 e 2000. A curiosidade para entender como eram desenvolvidas imagens, fez eu me atentar aos detalhes imperceptíveis da fotografia. Aos quinze anos tudo começou a se concretizar, fui contratado por um estúdio fotográfico em minha cidade natal, Jaboticabal, interior de São Paulo.
Desde então tive contato direto com equipamentos fotográficos profissionais e, iniciei minhas buscas por grandes nomes da fotografia mundial como: Mario Testino e Annie Leibovitz. Foram intermináveis as horas que passei com algumas imagens abertas, analisando milimetricamente cada ponto da fotografia, até enfim, entender como eles chegaram naquele resultado. Considerei essa prática de análise semiótica das imagens, um exercício diário para o início da minha prática.
L'Off: Quem você gostaria que fosse sua musa/muso?
Muraca: Atualmente, através das redes sociais, temos um acesso muito próximo às pessoas. Acompanho e admiro muitas personalidades do mercado da moda, dentre elas, vou considerar a minha maior musa com base em sua trajetória de grande sucesso mundial no segmento de moda: Gisele Bündchen.
L'Off: Existe algum elemento em comum, uma assinatura que faça algum tipo de ligação entre seus trabalhos?
Muraca: Minha assinatura está presente na luz, sou fiel à iluminação artificial, mesmo em ambientes externos; a nitidez nos detalhes é a força que potencializa minha imagem, faz eu seguir e aprimorar cada vez mais essa técnica. Nos processos criativos, não seria diferente, nos testes de ângulos, nas ideias e os formatos que quebram os padrões técnicos e literais da fotografia.
Minha assinatura é a elaboração de imagens que convidam o espectador a contemplar a imagem por um período, da mesma forma que eu fiz no início da minha carreira. As minhas fotos favoritas são as imagens distorcidas, "cropadas" na cabeça, que apresentam conceito e produto em sintonia. Pude trazer essa estética na Edição #99 L'Officiel Brasil com a top model Paula Lacroix.
"A moda é o universo onde criar se torna um exercício diário, tudo reflete e se transforma diante de diversas perspectivas, afinal, o que valida todo processo é a forma como cada um enxerga."
L'Off: Como é o seu processo criativo no geral? Qual elemento costuma ser seu foco para iniciar qualquer projeto?
Muraca: A minha assinatura está no olhar e na estruturação do projeto. Faço questão de participar do processo criativo, entender de onde vêm as referências, o propósito a ser atingido, e, o que os clientes desejam transmitir através da imagem. A construção do moodboard é primordial para acompanhar a linguagem estética construída, porém, não são todas as ideias que possuem referências existentes, então, através de croquis, mapeio a proposta para que todos entendam a identidade que gostaria de trazer para o projeto.
Nem tudo que criamos está em uma pasta no Pinterest, a partir disso, desenvolvo minhas técnicas de iluminação com toda equipe, sou um bom ouvinte, gosto de compartilhar ideias e recebê-las.
L'Off: Que dica gostaria de ter recebido quando iniciou sua carreira como fotógrafo?
Muraca: "Em terra de imediatistas, ser paciente é rei!" Tudo requer tempo, experiências e muita sabedoria. O mercado da moda acontece todos os dias, profissionais criativos em destaque, grandes marcas e novos talentos em ascensão, para ocupar este lugar é necessário estudo, boas relações e entrega de um trabalho impecável. Acredite na sua jornada e trabalhe nela constantemente.
L'Off: O que seria o click perfeito? Qual é o seu pensamento assim que percebe que conseguiu esse click?
Muraca: O clique perfeito existe quando tudo está no seu devido lugar, posicionado e direcionado aos olhos de quem vê. Considero o "clique perfeito" quando fixo o olhar do meu espectador por alguns minutos na imagem e o coloco para pensar, até mesmo, quando ele recebe a mensagem que aquela fotografia se propõe a transmitir. A fotografia é liberdade de expressão, ela é arte.
Muraca consegue captar a beleza feminina como ninguém, em cenário neutro cada personalidade sobressai de forma única, mas seu talento na fotografia vai muito além do estúdia e o poder feminino. Com exclusividade o fotógrafo cede a L'Officiel seu editorial "MIDNIGHT", que trabalha o imponente corpo masculino de forma quase que celestial.