Lecoadic-Scotto tem Paris como inspiração para seus designs
Em todas as suas colaborações em hotéis sofisticados, butiques e apartamentos, a dupla de arquitetos Lecoadic-Scotto, encara cada projeto como uma questão básica de hábitat
Yann Le Coadic e Alessandro Scotto formam a dupla por trás da Lecoadic-Scotto, uma empresa de design e arquitetura baseada em Paris cujo portfólio inclui hotéis, butiques e apartamentos. Especializada na combinação de elegância despretensiosa com discrição refinada, a Lecoadic-Scotto personifica um estilo contemporâneo único, que consolidou o seu lugar no mundo da arquitetura.
Le Coadic estudou na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas e, depois de se formar, tornou-se assistente pessoal de Christian Astuguevieille, que era diretor criativo das fragrâncias da Comme des Garçons. “Trabalhei a portas fechadas; ele era uma pessoa muito exigente e, portanto, uma grande figura para me iniciar no trabalho. Foi ao lado dele que me apaixonei pela moda”, conta Le Coadic. Depois de se estabelecer em Paris, Scotto começou na Locatelli Partners e trabalhou em projetos para marcas como Missoni e Valentino, antes de se voltar para a carreira solo. Le Coadic e Scotto colaboraram regularmente um com o outro, até que abriram juntos uma agência, mais de uma década atrás, criando espaços para clientes como o perfumista Francis Kurkdjian e a designer de joias Aurélie Bidermann. Eles preferem projetos com substância àqueles que são feitos para se tornar virais. “Gostamos de criar atmosferas e garantir que as tendências não sejam seguidas”, diz Scotto.
L’OFFICIEL Como vocês dois se conheceram?
YANN LE COADIC A primeira loja que eu projetei sozinho foi aquela da Loulou de la Falaise na Rua Cambon – era como uma câmara de curiosidades. Graças ao Christian [Astuguevieille], também conheci Olivier Theyskens, para quem desenhei a butique da Rochas, quando ele era diretor criativo da marca. Alguns anos depois, encontrei Olivier na Nina Ricci [e trabalhamos juntos] para criar a loja na Avenida Montaigne. A pressão era muito diferente – a marca pertencia a um gigante dos cosméticos que queria mudar radicalmente [a imagem da Nina Ricci] e impor a visão de seu novo designer. Isso foi em meados dos anos 2000. Eu tinha vários projetos na mão, mas nunca imaginei que meu primeiro grande projeto seria assim tão importante. O resultado tinha que superar todas as expectativas. Numa noite, deixei escapar que esse projeto parecia grande demais. Um de meus amigos falou sobre mim e sobre o projeto para o Alessandro e se ofereceu para nos apresentar. Foi assim que começaram as nossas colaborações.
ALESSANDRO SCOTTO Trabalhamos juntos em todos os projetos. Dividimos tudo, mas cada um de nós traz um olhar mais detalhado para certas etapas de um projeto.
L’OFFICIEL Conte-nos sobre seu mais recente projeto com o Evok Hotel Collection, o Nolisnki Venice, em Veneza.
ALESSANDRO SCOTTO Trata-se de um prédio excepcional, todo mundo passa por lá e nunca para ali, hipnotizados pelo Grande Canal e seus palácios. Ele tem vista para a cidade com sua fachada neoclássica cheia de detalhes ornamentais marítimos, mas, acima de tudo, não se parece com nada mais em Veneza. É o primeiro prédio na cidade construído com concreto armado, então está ancorado no século 20. Refletimos sobre esse detalhe quando começamos nosso design.
L’OFFICIEL Quando trabalham com um cliente novo, como começam?
ALESSANDRO SCOTTO Começamos pensando em como os clientes vivem. Queremos conhecer cada hábito: eles recebem convidados, fumam charutos, gostam de beber, ouvem música? YLC No fim, são eles que vão morar lá e aproveitar o espaço por um bom tempo. Essa noção de hábitat me fascina. É uma busca constante... Nosso olhar continua a se aprimorar.