Beleza

Beleza - Tudo e muito mais é o novo básico

A beleza voltou a mostrar o seu lado maximalista e nós adoramos essa abundância!

dancing leisure activities person head face body part finger hand
Foto: Ukranian Fashion Week / Jess Mahaffey / British Fashion Council

O começo de 2023 foi bem agitado no universo da beleza. Os maquiadores presentes nas semanas de moda entregaram looks mais impactantes, assim como as celebridades que desfilaram pelos red carpets e subiram em palcos de grandes festivais. Nas redes, posts virais mostrando cabelos, bocas e sombras exuberantes. Com tanta informação, nada melhor do que um resumo.

Fazendo a cabeça

Começando pelos cabelos, que em temporadas passadas estavam laqueados com gel, pomada ou spray no chamado sleek hair, bem reto, agora temos o retorno triunfal de penteados mais desafiadores. Tranças esculturais, ondas feitas mecha a mecha (bem anos 1920, no caso de Richard Quinn) e acessórios – muitos acessórios. “Não é um processo fácil, porém é possível fazer esse tipo de onda 1920 em casa. Para isso você precisa estar com o cabelo molhado. Aplique gel e vá prendendo as mechas em ondas com o auxílio de alguns clips longos, de ferro ou plástico, e um pente fino. Os clips não podem ter dentes (isso é essencial). Você consegue encontrá-los em lojas especializadas, para cabeleireiros. E uma dica importante: não tente fazer as ondas com grampos não vai dar certo ou vai dar muito mais trabalho na hora de retirá-los. Por último, após a secagem do gel e retirada dos clips, aplique uma generosa camada de spray de fixação forte, para finalizar e dar sustentação”, diz Lucy Cossenzo, hair expert do ROM Concept.

Tiaras podem ser consideradas peças de vestuário ou parte da beleza, dependendo do contexto. Nas semanas de moda, com certeza, elas penderam mais para a penteadeira do que para o closet, especialmente no street style. E isso foi sentido e absorvido pelo público. Segundo uma pesquisa efetuada pela plataforma de tendências Pinterest, o termo “penteados com tiara” teve um aumento de 75% nas buscas após as fashion weeks, junto com o incremento nas pesquisas sobre faixas de pérolas e penteado boho com faixas. Os cabelos “bagunçadinhos” e até mesmo “com frizz”, apareceram também. Miu Miu e Chanel são dois ótimos exemplos disso.

Foto: Divulgação / Erdem

De olho

O ponto central da maquiagem para os próximos meses é um velho conhecido: os olhos esfumados. Após uma fase rica em delineados, as passarelas e o champagne carpet do Oscar 2023, um grande balizador de tendências de beauty, mostrou a força de degradês que ganham pálpebra superior e inferior. Os tons mais usados foram o preto, o chumbo, o prata e o marrom. Mas não pense que ficou por aí! Cores vibrantes também turbinaram a tendência, em azul, roxo e verde, principalmente. Além das sombras, os cílios ganham destaque com cor ou elementos divertidos, caso de Prada, de Anna Sui e de Victoria Beckham. É cor fantasia, pluma, brilho, aplique: vale tudo pra fazê-lo “diferentão”.

Foto: Divulgação / Richard Quinn

Outras delícias

Mais tendências que conquistaram o público e vão fazer parte do dia a dia de quem adora uma maquiagem? As bocas cremosas e pigmentadas. Já passamos pela era dos batons foscos (que durou bastante tempo) para depois entrarmos no revival do gloss bem laqueado, mas translúcido. Agora é o momento do equilíbrio: bocas em tons de vermelho e nude (para todas as variações de pele) e com cores bem presentes. As fórmulas do batons atuais, muito mais tecnológicas, permitem que tais produtos, que antes eram evitados por saírem com facilidade, não transfiram ao toque. Além disso, várias opções possuem ativos hidratantes, que tratam os lábios enquanto entregam cor.

Blush Draping

O rubor também está de volta. Não dá para saber quem pautou primeiro esse retorno – as famosas, os maquiadores ou os tiktokers, mas é certo que blush mais corado e alto, até subindo além das maçãs do rosto, está por todos os lados. Ele pode também aparecer em paletas mais modernas, como lilás e pink.

Nail Art

Unhas enormes, feitas em gel, ou apenas no esmalte, mais curtas, é o tudo ou nada nas mãos. As mais alongadas seguem como a preferência das que gostam de ousar em desenhos. Os tons das artes estão mais comedidos, entretanto, com muito esmalte branco e preto desenhando elementos gráficos. Já para quem gosta de um estilo mais clean, coats translúcidos, puxados para o rosé, estão com a popularidade lá em cima.

Agora é escolher uma, duas ou todas as tendências e ir revezando, look a look, todo esse arsenal de beleza muito mais alegórica e fun.

Tags

Posts recomendados