Cabelo e calor: os desafios para manter os fios bonitos no verão
Em poucos passos dá para evitar o ressecamento excessivo do cabelo, o desbotamento e o temido tom esverdeado (entre as loiras)
Seguir com os cabelos macios e brilhantes durante os meses mais quentes do ano é um desafio, mas especialistas dão dicas simples e práticas para tentar reverter ou evitar os principais problemas do período.
Durante o treino
Prender os fios usando muita força, ou acessórios ásperos e pouco maleáveis, assim como o excesso de suor, tão comum durante as atividades físicas, são os dois maiores inimigos dos cabelos durante as atividades físicas. O que fazer para evitar problemas? Para a tricologista Lidi Bastos, os cuidados com as mechas precisam começar antes mesmo da academia ou de atividade outdoor.
"Faça a proteção prévia aplicando, em comprimento e pontas, uma pequena quantidade de hidratante (leave-in, geleias ou cremes para pentear) com algumas gotinhas de óleo 100% vegetal. Juntos, tais produtos vão minimizar o ressecamento dos fios, algo causado pelo suor”, diz. Sobre os elásticos para prender as mechas, a expert indica os forrados com tecidos, que evitam quebra.
Já no pós-treino, lave os cabelos, para retirar resquícios de sal, suor e sujidades que ficam depositadas nas hastes e também no couro cabeludo. Tal ação evita o surgimento de descamações, coceira e queda.
Coloridos desbotando menos
Quem colore os fios, principalmente as loiras, sofre muito com o desgaste ou alteração do tom durante o verão. Mas existem alguns passos para evitar danos. “Por causa do calor intenso, lavamos mais os cabelos, o que significa um desgaste maior nos fios. Dessa forma, quem tem uma rotina de hidratação, principalmente com produtos próprios para cabelos tingidos, uma vez na semana, pode passar a realizar esse processo duas vezes, tranquilamente”, diz Natali Morel, cabeleireira e visagista.
A expert também reforça que a proteção solar é muito importante para manter o tom. “O melhor protetor solar para os cabelos é o uso de chapéus e bonés. Quem deseja manter os fios saudáveis deve evitar ao máximo a exposição ao sol. Principalmente os cabelos loiros, que costumam sofrer mais e tendem a ficar amarelados e desbotados”, explica Morel.
Loiros: nada de cabelo verde após a piscina
Para evitar que loiras fiquem com os fios esverdeados, por causa dos banhos de piscina, Natali indica um truque bem simples: “ Molhe os cabelos e aplique condicionador antes de mergulhá-los na piscina. Em seguida, prenda em um coque alto. Quando o cabelo está molhado, já não sobra espaço nas cutículas dele para absorver a água da piscina, porque elas já foram preenchidas com condicionador/creme. Além disso, a água da piscina resseca os fios e pode deixá-los verdes”.
Filtro solar para cabelos?
Além dos filtros físicos (como chapéus e bandanas), os cosméticos com proteção UV são ótimos aliados dos cabelos de verão. “Eles conseguem proteger a estrutura dos fios e a cor, principalmente entre as mulheres que possuem mechas. O ideal é carregar o produto na bolsa de praia, para reaplicá-lo entre um mergulho e outro”, diz Bruno Ximendes, hairstylist do RIRO Salon.
Duchas providenciais
Bruno também indica uma chuveirada com água doce após nadar em mar ou piscina, para retirar o excesso de resíduos. “Depois que voltar para casa, higienizar os fios com o xampu que está habituada e abusar de uma boa máscara de hidratação, deixando-a agindo por 30 minutos. Desta forma o tratamento será potencializado”.
Galeria:
- Elevating Scalp Recovery Treatment, Davines: spray pós-banho para couro cabeludo que passou por procedimentos químicos ou exposição solar. Promove hidratação, acalma e equilibra a microbiota do couro cabeludo, diminuindo vermelhidão e coceira.
- Sun In, Phytoervas : linha clareadora suave com óleo de macadâmia e extrato de camomila. Com ação condicionante.
- Purificação + Gengibre, Dove Poder das Plantas: linha para cuidado capilar sem parabenos, sulfatos, silicones e corantes. Com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do gengibre.
- Óleo Capilar ‘Dark Oil’, Sebastian Professional: blend para suavizar as cutículas capilares, facilitando o penteado.
- Linha Soleil, Kérastase: complexo para tratar os cabelos durante o verão, pois protege, nutre e modela os fios, além de ter proteção solar e ação anti-frizz.
- S.O.S Fluido Reconstrutor Imediato, Aneethun: cosmético para reparar, hidratar, proteger e reconstruir a fibra capilar. Enriquecido com óleo de coco e aminoácidos vegetais.
- Linha Invigo Sun, Wella Professionals: conjunto de cosméticos para reconstruir, hidratar e limpar os fios. Destaque para o spray de proteção UV.
- Overnight Amend Luxe Creations Extreme Repair, Amend: reconstrutor capilar de uso noturno, para ser enxaguado pela manhã, ou então ser usado como leave-in. Indicado para cabelos desvitalizados e com frizz, inclusive os com química.
- Prancha Be Emotion Professional Elegance Avocado, Ga.Ma: chapinha com efeito antifrizz, até 230ºC.
- Uso Obrigatório, Truss: reconstrutor capilar queridinho dos cabeleireiros. Com Tahiti Monoi Oil, óleo vegetal 100% natural que restaura, hidrata e protege da ação dos radicais livres.
- Protetor Térmico, Giovanna Baby Concept: finalizador com textura suave que protege os cabelos da ação térmica. Restaura e dá maciez aos fios.