Cabelo molhado: 4 coisas que você não deve fazer
Escolher os produtos certos por si só não é suficiente, e os cuidados adequados para os cabelos são muito importantes
1. Adormecer com o cabelo molhado
Sabia que dormir com o cabelo molhado pode prejudicar seus fios? Cabelo molhado é muito mais quebradiço que cabelo seco, então esfregá-lo com uma toalha pode causar uma fratura na raiz, e esse hábito também pode estimular a ramificação. A longo prazo, isso pode reduzir a elasticidade e o brilho do cabelo.
Para quem busca maneiras de cuidar dos cabelos, aconselhamos hidratar os cabelos molhados com algum óleo específico para cabelo. Isso ajuda a fechar a cutícula e reduzir o atrito, protegendo os fios dos danos.
Mas dormir com os cabelos molhados também pode causar outros problemas. A umidade do cabelo é absorvida pelas camadas mais profundas do travesseiro e cria um meio favorável para o fungo se acumular, como a dermatite seborréica e atópica e pode causar caspa. Para prevenir os sintomas alérgicos, é aconselhável lavar as fronhas em água quente uma vez por semana.
2. Enrolar o cabelo molhado em uma toalha
Depois de tomar um banho, secar o cabelo em uma toalha pode ser conveniente, mas pode prejudicar o estado do seu cabelo.
O cabelo molhado é particularmente sensível a danos, por isso deve ser manuseado com muito cuidado. Depois de lavar o cabelo apenas seque ligeiramente com uma toalha de algodão, não os esfregue nem embrulhe, protegendo-os assim de alterações estruturais.
3. Sair com o cabelo molhado
Talvez muitos tenham ouvido os avisos de entes queridos de que o cabelo molhado atrai doenças, mas é um erro pensar que o cabelo molhado por si só causa resfriado. No entanto, isso certamente pode ter um impacto no maior risco de doenças.
Cabelo molhado pode enfraquecer o sistema imunológico - o corpo se torna menos resistente a vírus e bactérias, mas o cabelo molhado sozinho não é a causa de doenças.
4. Secar o cabelo molhado frequentemente com um secador quente
Se você tem medo de sair com o cabelo molhado, geralmente recorre ao secador, mas saiba que isso também pode ter efeitos colaterais no cabelo. O uso frequente de um secador não só pode secar o cabelo e, portanto, reduzir seu brilho, mas também danificar estruturalmente a condição do cabelo.
Se for difícil imaginar uma rotina diária sem secar o cabelo, é importante seguir as recomendações de especialistas que podem ajudar a reduzir os danos ao cabelo. Seque os fios segurando o secador a uma distância de cerca de 15 cm do cabelo e movendo-o constantemente. Se possível, ela aconselha evitar correntes de ar quente e usar o secador de cabelo com a menor potência possível.