Ceramidas: o que são e quais os benefícios para a pele?
Aprenda a inserir as ceramidas em sua rotina de skincare
Naturalmente presentes na pele, as ceramidas compõem até 50% dos lipídios de nossa barreira cutânea. "Elas são um dos principais componentes dos lipídios intercelulares da camada mais externa da epiderme", explica o Dr. Danilo Siqueira Talarico, médico pós-graduado em Tricologia Médica e Dermatologia Clínica.
Benefícios das ceramidas
Sua principal função é evitar a saída de água da pele, ou seja, o ressecamento. "As ceramidas são fundamentais para evitar a perda de água transepidérmica e proteger a pele contra agentes irritantes e agressões ambientais", diz o especialista. Diante disso, para manter a pele hidratada e macia, é preciso repor esse componente na rotina de skincare.
Mas por que repor se elas são produzidas naturalmente por nosso organismo? Porque fatores internos e externos, como idade, radicais livres, exposição ao sol, poluição, água quente, produtos químicos etc, reduzem a produção da substância no corpo, comprometendo a barreira cutânea e favorecendo a desidratação.
Como inserir as ceramidas no skincare?
Segundo o médico, existem 18 classes de ceramidas, possuindo algo entre 300 e 1000 derivações. Elas podem ser extraídas de fontes vegetais ou serem de origem sintética, produzidas em laboratório. "As mais importantes para a pele são as ceramidas 1, 3, 6 e 10", explica.
As ceramidas podem ser encontradas em diversos produtos, como cremes, séruns, sabonetes e águas de beleza e podem ser incorporadas em qualquer parte da rotina de skincare. No entanto, Dr. Danilo afirma que os produtos que contém o ativo são melhor aproveitados quando aplicados imediatamente após os banhos, com a pele ainda úmida.
Ceramidas x Ácido Hialurônico
Ambos são componentes fundamentais da pele, apesar de desempenharem funções diferentes. "O ácido hialurônico é um polissacarídeo que ajuda a reter a umidade na pele, literalmente hidratando a cútis, enquanto as ceramidas são lipídios que ajudam a formar a barreira de proteção da pele contra a perda de água e a invasão por agentes indesejados", explica o profissional.