Pele ressecada: 6 atitudes que ajudam na sua hidratação
Todos os tipos de pele podem apresentar ressecamento em algum momento da vida. Saiba como driblar esse problema
Você sabia que pele ressecada é diferente de pele seca? De acordo com a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a primeira é um estado temporário da pele. Já a segunda é um tipo de pele com características específicas.
“A pele seca tem uma tendência natural a reter menos água e a produzir menos sebo. Já a pele ressecada é um estado da pele que pode ser apenas temporário. Todos os tipos de pele podem apresentar ressecamento em algum momento da vida”, explica a especialista com mais de 10 anos de atuação clínica.
A pele ressecada pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas algumas áreas são mais propensas a ficarem ásperas e rachadas, como a boca, os pés, os cotovelos e as mãos. A sensação de estiramento, aspereza, escamação e até mesmo coceira são as suas principais características.
Fatores que influenciam no ressecamento
Ainda que algumas pessoas tenham a pele ressecada por problemas hormonais ou de pele, como psoríase e dermatite atópica, algumas práticas do dia a dia podem influenciar em seu ressecamento.
Segundo Dra. Paola, fatores externos, como condições climáticas agressivas, água quente, uso produtos agressivos, buchas de banho, uso excessivo de esfoliante, falta de hidratação, baixa ingestão de água ou até mesmo o uso de alguns medicamentos influenciam na aparência da pele. “Eles podem alterar a barreira cutânea e causar o ressecamento”, diz.
Hábitos que contribuem para a hidratação
Portanto, para devolver a hidratação, é preciso apostar na reeducação nos hábitos. A médica dermatologista indica 6 cuidados para serem adotados no dia a dia:
- Tome banhos rápidos e mornos;
- Ingira pelo menos 2 litros de água por dia;
- Evite sabonetes e agentes de limpeza agressivos;
- Evite o uso excessivo de buchas no banho e esfoliantes;
- Hidrate a pele diariamente;
- Use protetor solar.
Ativos hidratantes para a pele
O uso de produtos específicos para o seu tipo de pele também é muito importante no processo contra o ressecamento. Patrícia França, farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos, indica o investimento em ativos como o Hyaxel, o Aquaporine Active e a Niacinamida. “Água termal em spray também auxilia no processo de hidratação da pele”, finaliza.