Efeitos do estresse na pele: 3 formas de combatê-los
Conheça inovações em cosméticos e ingredientes para prevenir e reverter os efeitos do estresse na pele
Já não é novidade o quanto nosso estilo de vida e saúde mental podem afetar o nosso organismo. Na pele, os efeitos do estresse se tornam nítidos, com a aceleração do processo de envelhecimento. Por isso, o mercado está trazendo diversas novidades inovadoras que vão turbinar a sua rotina de skincare e combater esses danos.
Mas por que o estresse pode afetar nossa pele? “Em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“O estresse crônico também favorece a liberação de grandes quantidades de radicais livres, promovendo um quadro de estresse oxidativo que contribui para uma busca maior por alimentos processados, carboidratos e açúcares. Esses alimentos levam a um fenômeno conhecido como glicação, com a formação de AGES (produtos finais de glicação avançada) que degradam o colágeno da pele, com aceleração do processo de envelhecimento”, diz a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
Conheça as novidades para tratar os efeitos do estresse na pele:
B.A.M
O B.A.M. é um ativo com mecanismo de ação inovador no combate aos efeitos do estresse na pele. Isso porque esse novo ingrediente consegue agir diretamente na enzima responsável pela superprodução de cortisol (11β-HSD1), inibindo-a.
“Como resultado, os níveis do hormônio do estresse na pele são reequilibrados, com redução dos danos às fibras de colágeno e melhora significativa na densidade e integridade do tecido cutâneo. Dessa forma, a pele se torna menos suscetível aos danos causados pelo estresse, mantendo-se jovem, saudável, firme e elástica por muito mais tempo”, afirma o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics.
A boa notícia é que já é possível encontrar o B.A.M. em dermocosméticos como o Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetics que associa o B.A.M. com ativos naturais biotecnológicos que agem sinergicamente para auxiliar na recuperação da firmeza e elasticidade, reduzir a aparência de manchas, promover ação preenchedora de rugas e conferir luminosidade ao tecido cutâneo.
Óleo de Romã
Apesar de pouco comentado, o Óleo de Romã é um grande aliado contra os efeitos do estresse na pele, já que possui poderosa propriedade antioxidante. “O Óleo de Romã é capaz de oferecer ao tecido cutâneo proteção contra esse hormônio produzido durante momento de estresse que favorece o surgimento de quadros inflamatórios na pele.
Além disso, o ingrediente ainda é capaz de fortalecer as estruturas e a imunidade da pele e combater a ação dos radicais livres, que figuram entre os principais aceleradores do envelhecimento cutâneo”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, marca de dermocosméticos que traz o Óleo de Romã como ingrediente do Pearly Booster Resveratrol, um sérum que ainda conta com Trans-Resveratrol e Ácido Hialurônico para prevenir e reverter os sinais do envelhecimento, melhorar a elasticidade da pele, estimular a síntese de colágeno, recuperar a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta e ainda promover efeito lifting imediato.
Sérum oral
Conceito inovador no universo de saúde e beleza, o Sérum Oral Senolítico da Biotec Dermocosméticos une as características dos séruns tópicos, como fórmula concentrada e transporte eficaz dos ativos, com as facilidades do uso oral para potencializar o tratamento contra os efeitos do estresse na pele, com vantagens como melhor adesão ao tratamento e absorção e distribuição mais rápida ao local de ação.
“O Sérum Oral Senolítico é formulado com Modulip GC e Glycoxil para combater a cascata de danos provocada pelo estresse crônico na pele, modulando a produção de cortisol e o processo de glicação, além de também estimular a lipólise (quebra de gordura), promovendo a diminuição da circunferência abdominal através do estímulo das terminações nervosas do tecido adiposo branco e prevenção da peroxidação lipídica, protegendo as membranas do estresse oxidativo”, explica a farmacêutica Patrícia França.
“Disponível nas farmácias de manipulação, o sérum oral ainda pode ser combinado com séruns tópicos para potencializar o efeito de combate ao envelhecimento, com ativos como Telodormin, Hyaxel e Ascorbosilane C para tratar sinais da idade, aumentar a hidratação e iluminar a pele”, finaliza a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.