Beleza

Envelhecimento da pele: 5 alimentos que aceleram o processo

A alimentação desempenha um papel significativo no envelhecimento da pele pois está ligada, entre outras fatores, à produção de elastina e de colágeno

head person face adult female woman biting cup eating food
Foto: Pexels

Além da exposição solar, do hábito de fumar, do estresse crônico e do contato direto com a poluição, a alimentação também é considerada um agente acelerador do envelhecimento da pele.

De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e membro da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento, seu papel é fundamental na saúde dermatológica. Ou seja, através de uma boa alimentação é possível proteger a pele contra os raios do sol, fortalecer a sua barreira cutânea, reduzir inflamações, promover a cicatrização e produzir elastina e colágeno.

food fries
Foto: Pexels

Segundo a médica dermatologista Dra. Juliana Piquet, do Rio de Janeiro, a pele envelhece através de três processos: oxidação, inflamação e glicação. E a alimentação pode impactar em todos estes processos, positiva ou negativamente.

Da parte positiva, alimentos como frutas, verduras, legumes e proteínas são os mais recomendados. "Dietas menos inflamatórias ricas em alimentos antioxidantes diminuem a degradação do colágeno e mantém nossa pele mais firme", explica a médica dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

glass alcohol beverage cocktail
Foto: Pexels

Agora, da parte negativa, existem 5 categorias de alimentos que influenciam o processo de envelhecimento e devem ser evitados. Confira a seguir:

  1. Alimentos ricos em açúcar

Chocolates, bombons, donuts, brigadeiros e outros alimentos ricos em açúcar podem levar a uma série de problemas na pele. Segundo Dra. Marcella, isso inclui a liberação de produtos de glicação avançada (AGEs), que levam ao envelhecimento precoce e à inflamação cutânea.

food sweets bread cracker food presentation
Foto: Pexels
  1. Alimentos ultraprocessados

Sabe aqueles salgadinhos de pacote, biscoitos recheados e macarrão instantâneo? Eles são ricos em açúcar, sal e contêm gorduras modificadas que são mega prejudiciais para a nossa pele, causando inflamação e envelhecimento prematuro.

  1. Bebidas alcoólicas

Ainda segundo a nutróloga, consumir bebida alcoólica com frequência e em excesso pode ter impactos negativos na pele, entre eles a desidratação e problemas de circulação sanguínea.

food food presentation hot dog
Foto: Pexels
  1. Carnes processadas

“Salsicha, presunto, bacon e salame podem estar associados a problemas de pele devido ao aumento de perfil inflamatório e à liberação de produtos finais de glicação avançada”, alerta Dra. Marcella. Em outras palavras: eles também contribuem para o envelhecimento da pele.

  1. Alimentos ricos em carboidratos refinados

Atenção no consumo de pães brancos e cereais açucarados! “Eles podem causar picos de insulina no sangue, contribuindo para o aumento da produção de oleosidade e de acne”, diz a médica especialista. Além disso, a ingestão excessiva desses alimentos pode prejudicar a elasticidade da pele e levar ao aparecimento de rugas.

bread food food presentation
Foto: Pexels

Tags

Posts recomendados