Beleza

Esfoliação: entenda para que serve e como fazer em casa

Costuma fazer esfoliação facial ou corporal? Veja dicas e cuidados

Esfoliação
Foto: Getty Images

Esfoliar a pele é um cuidado que merece estar na sua rotina de beleza para deixá-la macia, luminosa e hidratada, além de inúmeros outros benefícios. Mas, é importante fazer tudo certinho para não causar danos na pele.  

Segundo a médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Paola Pomerantzeff, esfoliar a pele é o processo de remoção de células mortas e impurezas da camada mais superficial da pele, auxilia na renovação celular, que em alguns casos pode estar mais lentificada. Além disso, também auxilia na limpeza e retirada de impurezas. Pacientes com pele oleosa podem se beneficiar dessa “limpeza extra”. Mas sua frequência deve ser indicada pelo dermatologista após exame físico da pele de cada paciente.

Esfoliação
Foto: Getty Images

os tipos de esfoliação

A esfoliação pode ser química ou física. A esfoliação física é realizada através do atrito de grânulos (que podem variar de tamanho,  e de grau de “abrasão “) na pele. Pode ser através de veículos com esses grânulos ou através de peelings físicos (através de aparelhos de microdermoabrasão por fluxo de cristais  ou lixas de pontas de diamantes).

A esfoliação química é realizada através de substâncias químicas que fazem com que as células mortas se “soltem” da pele. Entre os ativos mais usados temos os ácidos tópicos ou peelings, podendo ser mais ou menos “agressiva” dependendo do ácido utilizado.

principais benefícios 

- Limpeza da pele, retirada de células mortas e impurezas na superfície da pele.

- Potencializa a penetração de outros ativos na pele (como vitamina C, ácido hialurônico).

- Estimula a renovação celular

- Melhora da oleosidade e previne a formação de “cravos”.

 

melhor época para fazer

Geralmente a frequência da esfoliação pode ser maior durante o verão, quando a pele fica mais oleosa. Já no inverno, quando a pele tende a ficar mais ressecada, a esfoliação deve ser menos frequente e seguida de uma boa hidratação.

frequência da esfoliação

Não podemos esfoliar a pele todos os dias. O ideal, generalizando, é fazer 2x/semana. Essa frequência vai variar muito de acordo com o tipo de pele (oleosa ou ressecada) de cada pessoa, com a utilização ou não de ácidos na rotina de skincare, e com a sensibilidade e reatividade da pele de cada um.

Se a pele for esfoliada em excesso, a barreira cutânea de proteção é removida, e dependendo do grau, essa pele pode ficar irritada, avermelhada e até machucada.

corporal X facial

A esfoliação corporal geralmente é feita, preferencialmente, com ativos esfoliantes físicos, com grânulos maiores, mais grossos e mais abrasivos, já que a pele do corpo é mais grossa, menos delicada que da face. Importante hidratar bem a pele do corpo após realizada a esfoliação.

 

cuidados antes e depois da esfoliação

Sempre verificar se a pele está integra e limpa antes de iniciar a esfoliação. Deixar a pele úmida e esfoliar gentilmente, sem força.

Após a esfoliação, a pele deve ser hidratada, mesmo as peles mais oleosas. Sempre com hidratante ideal para o seu tipo de pele.

como fazer a esfoliação no rosto e no corpo corretamente

  1. Umedeça a região da pele que será esfoliada.
  2. Aplique o esfoliante e faça movimentos circulares e suaves, com cuidado, para não machucar a pele.
  3. Enxágue com água até remover todo o esfoliante da pele.
  4. Hidrate a pele imediatamente após o 3º passo.
  5. Se a esfoliação for feita na face, durante o dia, aplique o protetor solar após o hidratante.
 
 

mitos da esfoliação

Esfoliar a pele todos os dias é bom.

MITO! Cada pele tem uma necessidade diferente, e portanto, uma necessidade diferente de frequência de esfoliação.

Fubá e mel clareiam as axilas. 

MITO! Nenhum dos ingredientes clareiam a pele.

Esfoliação sempre clareia a pele. 

MITO! Dependendo da pele da pessoa, se for muito seca e/ou sensível, pode haver irritação e hirpercromia pós inflamatória (ou seja, a pele pode manchar; manchas escuras podem surgir).

 
Pele negra
Foto: Reprodução/Instagram @theparisiannoire

Tags

Posts recomendados