Luz azul e problemas de pele: dermatologista explica os perigos
Não dá para negar, estamos cada vez mais imersos no ambiente virtual, seja para momentos de trabalho até as horas de descontração com as amigas. Durante o período de isolamento, nossas jornadas na frente do computador estão cada vez maiores. Afinal, se até Meryl Streep está fazendo happy hours online, por que a gente não faria, não é?
De acordo com o Facebook, desde o início do surto de coronavírus ocorreu um impressionante aumento de 70% no uso do Instagram, WhatsApp e a própria plataforma do Facebook. Mas você já parou para se perguntar quais são os diversos problemas que isso pode causar?
Muito se fala sobre os danos oftalmológicos e até psicológicos do contato excessivo com a luz azul, entretanto a pele também pode ser muito prejudicada por essa prática - desde o envelhecimento até o aumento de chances de desenvolver um câncer. Assim, é imprescindível conhecer os cuidados necessários no momento em que estamos lidando com tantos aparelhos tecnológicos.
Confira uma entrevista com a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e Diretora Científica e CEO da Mezzo Dermocosméticos.
O que é luz azul
"A luz azul é a radiação ou iluminação emitida pelos aparelhos eletrônicos como tablets, computadores, notebooks, smartphones, televisão e luzes artificiais, também é chamada de poluição digital e pode oferecer danos sérios para a nossa pele."
Como ela impacta a nossa pele
"No momento temos a questão do trabalho, reuniões, consultas médicas, informações, compras, lazer, entretenimento, atividades física e mental, tudo isso tendo que ser realizado pelo meio digital. Portanto o contato com a luz azul está muito intenso, esta pode estimular a produção dos radicais livres e acelerar o envelhecimento precoce e com o tempo surgirem as linhas de expressões, rugas e também manchas na pele. Ainda, pode favorecer a piora de doenças inflamatórias da pele, como a acne, por exemplo, e afetar sua aparência, ficando espessa, áspera e opaca."
Como podemos proteger a pele
"Mais do que nunca é recomendável o uso diário do Protetor Solar! Especialmente dos que tenham em sua formulação a proteção contra a luz azul/visível."
Como tratar danos já causados pela luz azul
"A luz azul pode provocar flacidez, neste caso pode-se procurar produtos ou tratamentos com efeito tensor e lifting, para as rugas e linhas finas o ideal é a ação preenchedora e para manchas ação clareadora."