Melasma: o vilão da pele
Férias, piscina e calor são sinônimos de muita exposição solar. Mas, com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados precisam ser redobrados para evitar danos causados pela radiação.
E o mais comum é o melasma, uma hiperpigmentação da pele, caracterizado pelo surgimento de manchas escuras, principalmente no rosto, mas pode correr em outras áreas do corpo, como manchas nas áreas expostas dos ombros, braços, antebraços e mãos. São mais frequentes nas mulheres, podendo ser vista também em homens.
Segundo o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a forma mais eficaz de prevenção é se proteger do sol. “Tem que evitar ao máximo o sol, tanto da radiação ultravilota quanto a radiação visível do sol, pois são estimulantes do melanócito que pioram as manchas”, orienta.
Mesmo sem cura, procedimentos estéticos podem melhorar e muito a aparência da pele.” A base do tratamento do melasma é feito pela paciente em casa com o uso regular do filtro solar tonalizado e do clareador tópico prescrito pelo dermatologista e em alguns casos, com procedimentos indicados em consultório como o peelings, lasers e o microagulhamento”, explica o especialista.
Confira algumas celebridades que cuidam da pele contra o Melasma: