Breitling traz comemoração de 140 anos ao Brasil
A Breitling celebrou 140 anos de existência com mostra dos relógios mais importantes da ilustre história de pioneirismo da relojoaria suíça
Breitling, famosa marca de relógios, está na vanguarda da inovação relojoeira há 140 anos e, para celebrar este legado de pioneirismo, ao longo do ano, a marca suíça está organizando diversas iniciativas com o mote “140 anos de pioneirismo”. Entre elas, uma exposição inédita que oferece ao público a chance de conhecer em primeira mão alguns dos modelos de relógios que marcaram época.
Intitulada Time Capsule: The Breitling Heritage Exhibition, a mostra foi apresentada pela primeira vez em maio e irá percorrer um total de 55 países nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania até dezembro de 2024.
“Esse ano, a Breitling está celebrando os seus 140 anos de pioneirismo. Com nossa exposição itinerante mundial, reunimos os relógios mais significativos do passado da Breitling, destacando aqueles que desempenharam um papel pioneiro na história da relojoaria e deram inspiração para seus equivalentes modernos” comenta Gianfranco Gentile, Diretor Global do Departamento de Heritage da Breitling.
O legado da Breitling é caracterizado pelo seu pioneirismo: a marca suíça inventou o cronógrafo moderno, equipou o primeiro relógio para pilotos com uma régua de cálculo circular, enviou o primeiro relógio de pulso suíço ao espaço e desenvolveu o primeiro cronógrafo de mergulho. A Breitling também codesenvolveu o primeiro movimento de cronógrafo automático, transformou em miniatura o primeiro farol de emergência internacional em um relógio, foi a primeira marca de relógios a tornar seus movimentos 100% certificados pelo COSC e continua a inovar com criações como o primeiro relógio feito com matérias-primas rastreáveis e sua gama de movimentos de fabricação projetados e montados na Breitling Chronometrie.
“Lançamos a iniciativa ´Time Capsule´ para homenagear nossa herança e celebrar nossos avanços”, disse Georges Kern, CEO da Breitling. “Cada exposição é uma jornada cativante que conecta nossa herança com o presente, permitindo que os visitantes testemunhem a evolução e o espírito duradouro de nossa marca.”
MOSTRADORES LÚDICOS: UM TRIBUTO À INDIVIDUALIDADE E AO DESIGN INOVADOR
A década de 1960 foi uma época de mudança cultural e autoexpressão, e a Breitling abraçou esse espírito criativo com seus modelos Top Time e Sprint, oferecendo relógios com cores vibrantes, formatos marcantes e características únicas. Esses relógios se tornaram símbolos de individualidade e estilo.
VINTAGE | Sprint (1967): Um dos modelos de destaque, conhecido pelo seu icônico "mostrador Zorro". O design ousado causou um impacto imediato, diferenciando-o de maneira surpreendente dos relógios mais tradicionais da época.
ATUAL | Top Time Triumph (2023): Em colaboração com o fabricante britânico de motocicletas, Triumph, a marca de relógios suíços apresentou a edição limitada TopTime Triumph B01, modelo no qual os colecionadores certamente encontram algumas referências vintage da Breitling, que incluem um logotipo retrô, botões de cronógrafo em forma de cogumelo e um design de mostrador “Zorro”. O padrão da gravata borboleta introduzido no Top Time na década de 60 (e apelidado graças a infame máscara do espadachim) foi sutilmente integrado usando uma técnica de escovação de metal visível apenas sob uma certa luz.
VINTAGE | Navitimer (1967): Originalmente criado para a Associação de Donos de Aeronaves e Pilotos (Aircraft Owners and Pilots Association - AOPA), esse relógio rapidamente se tornou um favorito entre pilotos durante a era de ouro da aviação civil. Com uma régua em seu bisel para cálculos de voo, era considerado ferramenta que guiou os aviadores em alguns de seus voos mais desafiadores; incluindo o primeiro cronógrafo de pulso suíço usado no espaço, quando, em 24 de maio de 1962, Scott Carpenter partiu na nave espacial Mercury-Atlas 7 com o Navitimer Cosmonaute no pulso.
O Navitimer apresentava uma régua de cálculo circular que permitia aos pilotos fazer cálculos críticos, como taxa de subida e consumo de combustível. Naqueles dias de glória das viagens aéreas comerciais, o Navitimer era o computador de bordo original usado no pulso e contribuiu para o estabelecimento da Breitling como o “fornecedor oficial da aviação mundial”.
ATUAL | Navitimer Automatic 41 (2024): Este modelo reflete o visual icônico do Navitimer, omitindo o cronógrafo, mas preservando uma composição equilibrada no mostrador. A face limpa do Automatic garante que a complexa régua de cálculo se destaque, ao mesmo tempo que simplifica a composição estética. Esta reinterpretação do Navitimer, que combina o clássico com o contemporâneo, é feita tanto para os entusiastas como para uso como ferramenta de precisão – reforçando o compromisso da Breitling com a herança e a inovação em cada modelo.
VINTAGE | Chronomat (1968): Outro grande destaque, este relógio foi anunciado como “o único cronógrafo do mundo que realmente resolve problemas como uma régua de cálculo de engenheiro”. Suas escalas logarítmicas o tornam um relógio altamente funcional para profissionais que exigem cálculos complexos.
ATUAL | Chronomat Giannis Antetokounmpo (2024): Unindo forças com o astro da NBA, Giannis Antetokounmpo, a Breitling apresentou este ano o Chronomat Giannis Antetokounmpo B01, um relógio de edição limitada que personifica a jornada inspiradora do atleta. Sua personalidade transparece nos detalhes, como suas iniciais “GA” no ponteiro central, discreta referência ao basquete inserida no contador do cronógrafo e a tonalidade do mostrador, que remete ao verde do uniforme de seu time. Todas as características clássicas que definiram o Chronomat permanecem intactas neste modelo. A emblemática coroa “cebola”, uma homenagem às raízes aeronáuticas da linha, oferece fácil aderência com um toque vintage. Marcadores móveis ainda pontuam o bisel, permitindo que os usuários alternem entre os marcadores de 15 e 45 minutos para contagens regressivas ou crescentes. Com as edições limitadas Chronomat Giannis Antetokounmpo, a Breitling mais uma vez oferece o equilíbrio ideal entre tendências atuais e um legado histórico de precisão e estilo.