Beleza

Noruega proíbe fotos retocadas sem aviso

Noruega segue uma tendência mundial de combate contra a pressão estética propagada nas redes sociais e publicidade
clothing apparel person human pants female underwear

A Noruega acaba de aprovar uma lei que exige que influencers, empresas e veículos de mídia precisam avisar se há filtros ou edição nas imagens usadas por eles. O país segue uma tendência mundial que tem se esforçado para lutar contra os padrões de beleza irreais propagados nas redes sociais. 

O Reino Unido já havia anunciado uma medida bastante parecida em fevereiro de 2021. Agora, os lábios alterados, cintura de Photoshop ou mesmo esconder as sardinhas e espinhas, vão exigir um rótulo que será fiscalizado pelo Ministério da Criança e da Família no país. Espera-se que as emendas ajudem a conter a influência negativa que a pressão corporal tem sobre crianças pequenas, jovens e adultos.

 

 

“A pressão corporal está presente no local de trabalho, no espaço público, no lar, e em diversos meios de comunicação… está sempre presente, muitas vezes de forma imperceptível, e é difícil de combater. Uma lei contra a publicidade manipulada de é uma medida contra a pressão corporal” disse o ministério em comunicado.

Além disso, a lei também exigirá que influencers e celebridades avisem caso o conteúdo postado em suas redes sociais tenham recebido algum pagamento ou qualquer outro benefício. 

Mas, para mostrar como é difícil lidar com a dismorfia corporal, o ministério levantou outro ponto importante. Eles estão bastante preocupados caso a lei incentive as cirurgias plásticas que acontecem cada vez mais precocemente. Talvez, com menos influência das redes sociais e tendências de movimentos body posite, as pessoas consigam se aceitar da maneira que são - mas isso, só o tempo dirá!

Tags

Posts recomendados