Beleza

Rosângela Barchetta conta os desafios de trabalhar com beleza

Rosângela Barchetta, que comanda o Studio W, agora em voo solo, conta os desafios de trabalhar com beleza e de abrir a primeira unidade internacional

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Rosângela Barchetta - Foto: Cassiano Lopes.

Rosângela Barchetta, que comanda o Studio W, primeira rede de salões de beleza de luxo dentro de shopping centers, agora em voo solo, conta os desafios de trabalhar com beleza e de abrir a primeira unidade internacional. Confira a entrevista!

Rosângela Barchetta se formou em pedagogia aos 20 anos e depois fez especializações em administração escolar, orientação escolar e psicopedagogia. Foi aprovada em um concurso público e lecionou por 20 anos na Rede Municipal de ensino na cidade de São Paulo. Antes disso, trabalhou em uma empresa de engenharia. “Quando atuei como professora, encontrei meu propósito de vida e descobri que o que me fazia feliz era impactar na vida de pessoas (meus alunos) compartilhando conhecimento. Em 1999, vencedora de um concurso promovido pelo Ministério da Educação para incentivar professores com projetos de educação inovadores, recebeu um prêmio do Presidente da República, em Brasília. Foi nessa época que surgiu a oportunidade de entrar no mercado de beleza com a inauguração do Studio W Higienópolis, o primeiro salão de beleza de luxo dentro de um shopping center.

 

“Na realidade, eu acreditava que nunca conseguiria deixar de lado meu amor pela Educação. Porém, quando comecei a atuar no setor de beleza, eu enxerguei a história de vida dos meus alunos nas pessoas que faziam parte da equipe e isso foi imensamente motivador. Fiquei tão encantada que faltando apenas cinco anos para minha aposentadoria como professora, optei por me exonerar do cargo.” Hoje, comanda uma rede de cinco unidades nos principais shoppings de São Paulo e interior (Higienópolis, Iguatemi Campinas, Iguatemi Ribeirão e JK Iguatemi), empregando mais de 110 cabeleireiros, 21 maquiadores e mais de 100 manicures, e consolidando o Studio W como a maior rede de salões de alto padrão do país — e ainda se prepara para abrir a primeira unidade internacional, em Miami, nos Estados Unidos.

 

L’OFFICIEL Você é pedagoga. Como essa experiência acrescenta no dia a dia do comando de um salão de beleza? 

ROSÂNGELA BARCHETTA Acredito que o conhecimento muda a mentalidade das pessoas e somos nós (pessoas) que mudamos o mundo. Sendo professora, entendi a importância da disciplina, do comprometimento e da necessidade de ter processos para planejar objetivos, aplicar, avaliar, mensurar e também o valor gerado pelos relacionamentos humanos, tudo muito aplicável para uma empresa padrão. Porém, quando cheguei ao mercado, percebi que de uma forma geral era um lugar extremamente informal e muitas vezes a gestão dos negócios era praticada de forma amadora, sem preocupação com os pontos fundamentais para uma gestão de alta performance.

 

L’O E da rede pública de educação, como evoluiu para fazer um MBA em Gestão de Luxo?

RB Sempre encarei os meus desafios focados em fazer a diferença. Sou uma eterna estudante e eu nunca considero que estou totalmente preparada. Acredito em um desenvolvimento contínuo e para entender a mentalidade dos clientes que frequentavam os salões Studio W, senti a necessidade de me aprofundar no tema. Adoro estudar comportamento humano e cases de outros mercados também. Sinto que o luxo, como demais áreas, tem sofrido diversas mudanças, pois recebem o impacto cultural, econômico e social a todo instante. É necessário estar em contínuo aprendizado. 

 

L’O Como viu o mercado de beleza evoluir desde 1999? 

RB Pelo fato de eu ser extremamente disciplinada com minha vida profissional, estranhei muito a informalidade e a falta de gestão profissional dos negócios de beleza. Antigamente, era comum profissionais com egos gigantescos, gestões feitas por “achismo”, a indústria decidia o que o consumidor usaria para cuidar da beleza. Hoje, percebo que os profissionais que têm o foco em futuro promissor são mais conscientes em relação à necessidade de atualização contínua e apresentam um comportamento mais gentil e adequado. A gestão eficiente faz uso de tecnologia e valoriza cumprimento de lei, e lideranças positivas na gestão de pessoas e de processos que são cada vez mais responsáveis. Quanto à indústria, hoje ela produz em cima da demanda de mercado, porque o poder de escolha é do consumidor e por isso a indústria busca alcançar o consumidor final por meio dos cabeleireiros. 

“EXPERIMENTO TODOS OS tratamentos capilares ANTES DE SEREM IMPLANTADOS NO STUDIO W. NÃO GOSTO DE procedimentos DERMATOLÓGICOS QUE TRANSFORMEM MINHA APARÊNCIA, não tenho medo DE ENVELHECER (FAZ PARTE!)”

L’O Como as redes sociais influenciaram nessa transformação? 

RB As redes sociais também mudaram a forma de atrair clientes. Porém, uma coisa se mantém: as clientes que se tornam mais fiéis ainda são aquelas que recebem indicações de amigos e familiares. O excesso de perfeição fake que muitas vezes é apresentado nas redes sociais ainda não convence uma grande parte dos consumidores que até experimentam, mas não são fidelizados. 

L’O Quais os diferenciais, particularidades e desafios de um salão de beleza dentro de um shopping? 

RB Além do custo muito mais elevado, comparado aos salões localizados em rua, precisamos ter uma equipe com muitos funcionários para cobrir vários turnos (das 10 às 22 horas) em todos os dias da semana. Muitas vezes isso dificulta a contratação de mão de obra, pois o mercado em sua maioria opera de terça a sábado em horário comercial.

 

L’O Você atua também na Associação Brasileira dos Salões de Beleza do Brasil e esteve à frente do Projeto de Lei Salão Parceiro, que culminou com a Lei 13.352/16, de 2016, que formaliza a relação salão-profissional, importantíssima para um setor muitas vezes regido pela informalidade. Como contribui para o setor nessa posição? Acha que tem uma função social também? 

RB Um dos momentos mais vitoriosos de minha vida profissional foi participar ativamente como diretora da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) com apoio do SEBRAE Nacional e dos sindicatos patronais e laborais e outras instituições ligadas ao setor de beleza para a aprovação da Lei Federal 13.352 de outubro de 2016. Essa lei, conhecida como Lei Salão Parceiro, proporcionou para todos os empreendedores e profissionais de beleza uma relação de trabalho dentro da legalidade, pois a lei estabelece as normas para questões trabalhistas e tributárias. Foi uma longa luta, com inúmeras idas e vindas a Brasília, porém hoje é possível ter um negócio sustentável e dentro da lei.

 

L’O Como vê o Studio W evoluir a partir das grandes mudanças pelas quais está passando?

RB Acredito que o Studio W tem grandes possibilidades por ser uma marca reconhecida e respeitada nacionalmente. Além disso, temos uma gestão séria e eficiente. Temos um time de profissionais talentosos e alinhados com nossos valores e que todos os dias atraem muitos clientes fiéis para nossos salões. Há muitos anos, a força e o sucesso de nossa marca é a competência de um grupo de profissionais de beleza. Não somos uma marca sustentada por um nome apenas, mas por um time de talentos. Agora nosso time está ainda mais reforçado com a chegada de Rafael Bertolucci, um profissional reconhecido e admirado pela equipe do Studio W por sua competência técnica, seu temperamento gentil, e seu foco em educação e desenvolvimento. Isso deixou o time mais unido do que nunca.

 

L’O E você, como cuida da sua beleza e bem-estar? 

RB Sou uma pessoa de vida simples, mas adoro manter minhas unhas em ordem e cabelos com um bom corte – e não encaro os grisalhos não. Eu experimento todos os tratamentos capilares antes de serem implantados no Studio W. Não gosto de procedimentos dermatológicos que transformem minha aparência, não tenho medo de envelhecer (faz parte!). Procuro manter uma alimentação saudável, pratico pilates e meditação. Sem dúvida, um dos meus momentos favoritos na vida é o contato com a natureza, fotografar paisagens e, claro, estar ao lado de pessoas que eu amo.

 

L’O Quais seus projetos para 2024? 

RB Começaremos o ano focados na inauguração da nossa primeira unidade internacional em Miami, estamos muito animados com isso. Temos inúmeros novos projetos: nossa primeira unidade Studio W na rua, finalização de nosso processo de rebranding e fundamentação da marca, uma aceleração no projeto da Academia Studio W, chegada de novos integrantes para nosso time, uma collab mais que especial e muitas outras novidades que virão pela frente. E na vida pessoal ainda tenho a alegria do casamento do meu primogênito. Enfim, 2024 promete!

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Rosângela Barchetta - Foto: Cassiano Lopes.

HAIRSTYLIST: Acsa Barbosa.

BEAUTY ARTIST: Marcelo Andrade.

TRATAMENTO: Marcos Nascimento.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro.

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