Skin Cycling: a nova tendência de beleza do TikTok
Skin Cycling promete uma rotina de cuidados com a pele feita em ciclos de quatro dias
Skin Cycling é a nova rotina de cuidados com a pele do momento. Apresentada no TikTok, uma importante rede social para as tendências do momento, essa rotina consiste no "ciclismo da pele", um método de cuidados popularizado pela dermotologista norte americana Whitney Bowe. Inclusive, as publicações dela sobre o assunto já contam com 3,5 bilhões de visualizações na rede social.
Durante a pandemia do Covid-19, a médica notou que muitas pessoas que compartilhavam suas rotinas on-line, estavam usando os produtos errados, ou ainda em muita quantidade, causando a irritação ou danos à pele. “As pessoas pareciam saber mais sobre cuidados com a pele do que nunca, mas suas peles estavam mais manchadas e sensíveis", notou.
Logo, Whitney começou a compartilhar dicas sobre o "ciclismo da pele", a fim de simplificar a rotina de skincare com apenas quatro passos que prometem beneficiar a saúde da cútis e deve ser feito durante quatro noites com ativos específicos. Para a dermatologista, o ciclo começa sempre com a limpeza da pele, seguida pela esfoliação na primeira noite, o uso do retinol na segunda noite e a aplicação de cremes sem fragrância que reparem a barreira da pele nos dias três e quatro, a fim de evitar a secura que os outros passos podem causar, permitindo assim que a pele se recupere. Em entrevista, a doutora Whitney compartilhou o seguinte passo a passo:
Noite 1
Esfoliação química: para preparar a pele, limpar os poros e remover as peles mortas.
Noite 2
Retinóide: ideal para ajudar na aceleração da rotatividade das células da pele, atuando no tratamentoda acne leve, hiperpigmentação e cicatrizes, além de reduzir a aparência de linhas finas e rugas, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. “Os retinóides são um dos ingredientes mais poderosos a serem incluídos na sua rotina de ciclismo da pele”, explica Whitney.
Noites 3 e 4
Hora da pele "relaxar" e se recuperar. Para isso, o ideal é usar soros hidratantes ou hidratantes que não incluam ingredientes ativos usados nas noites anteriores. Segundo a dermatologista, o ácido hialurônico, glicerina e as ceramidas são os mais indicados.