Beleza

Tatuagem: 13 dúvidas sobre o tratamento de remoção

A remoção de tatuagem com laser pode gerar dúvidas sobre o número de sessões, se dói ou não e até valores cobrados para o tratamento completo

Divulgação/Pexels - Khuram Naseem
Divulgação/Pexels - Khuram Naseem

Em 2024, o tratamento de remoção de tatuagem passou a ser muito procurado em clínicas especializadas. Celebridades como Megan Fox, Deborah Secco e Anitta já realizaram o procedimento.

Contudo, apesar da popularidade, o serviço ainda gera dúvidas, como a quantidade de sessões necessárias, valores, nível de dor e etc. De acordo com Paula Caldeira, fisioterapeuta e dermato funcional da franquia Maislaser, o avanço da tecnologia a laser garante resultados eficazes. Abaixo, ela responde 13 questões sobre o assunto. 

    Divulgação/Pexels - Adrian Boustead
    Divulgação/Pexels - Adrian Boustead
    1. Como funciona o laser?

    Pulsos de luz são emitidos e absorvidos pelos pigmentos da tatuagem, ou seja, o alvo sempre será o pigmento. Existem diferentes comprimentos de onda onde são usados para diferentes cores de pigmentos e fototipos. Durante o tratamento, a luz do laser penetra no tecido, fragmentando os pigmentos em partículas bem menores, que são posteriormente eliminados pelo próprio sistema imunológico do corpo.

    1. É possível remover totalmente a tatuagem?

    Nem sempre. O resultado final depende de diversos fatores, como a qualidade e a profundidade da tinta, a idade da tatuagem, a cor utilizada e o tipo de pele do paciente. Então em alguns casos, podem permanecer sombras ou alterações sutis na pele, especialmente se os cuidados pós-tratamento não forem seguidos corretamente..

    1. Quais cores são mais difíceis de remover?

    Verde, azul claro e amarelo são mais resistentes porque absorvem menos o feixe do laser, dificultando a fragmentação dos pigmentos. Já as cores escuras, como preto e vermelho absorvem melhor a luz do laser..

      Divulgação/Pexels - cottonbro studio
      Divulgação/Pexels - cottonbro studio
      1. A remoção de tatuagem a laser dói?

      A dor é relativa e varia conforme a sensibilidade de cada pessoa e a localização da tatuagem. Áreas com pele mais fina, como tornozelos ou costelas, tendem a ser mais sensíveis.

      1. A remoção causa cicatrizes?

      Não se o tratamento for realizado com equipamentos modernos e por um profissional qualificado. Além disso, os cuidados inadequados pós-tratamento, como arrancar casquinhas ou a exposição ao sol, podem aumentar as chances de cicatrizes. 

      1. Quanto tempo demora entre as sessões?

      Isso varia de acordo com a cor, profundidade e idade da tatuagem. Tintas escuras como preto e azul escuro respondem mais rapidamente, enquanto cores claras como vermelho, verde e amarelo podem exigir mais sessões e tipos de laser específicos. O intervalo entre as sessões é de 30 dias entre uma e outra para permitir que o corpo elimine os pigmentos fragmentados. A resposta da tatuagem ao tratamento é avaliada em cada sessão, e ajustes são feitos conforme necessário para otimizar os resultados. Em média, a maioria das tatuagens requer entre 5 e 12 sessões.

        Divulgação/Pexels - cottonbro studio
        Divulgação/Pexels - cottonbro studio
        1. Quanto custa o tratamento de remoção de tatuagem a laser?

        O custo varia de acordo com fatores como o tamanho da tatuagem, a complexidade do desenho, a localização no corpo e o número de sessões necessárias. 

        1. Quem pode realizar a remoção de tatuagem a laser?

        O tratamento deve ser feito por profissionais treinados e em clínicas que utilizam equipamentos aprovados pelos órgãos reguladores. Atenção: gestantes, pessoas com infecções de pele ou certas condições médicas, devem evitar o procedimento ou passar por avaliação profissional antes de iniciá-lo.

        1. A tatuagem pode ficar mais clara antes de ser removida totalmente?

        Sim, o desbotamento gradual é esperado. O laser fragmenta os pigmentos em pedaços menores a cada sessão e o sistema imunológico do corpo elimina essas partículas aos poucos. Isso significa que, ao longo do tratamento, a tatuagem se tornará visivelmente mais clara até que os pigmentos sejam eliminados quase ou completamente.

          Divulgação/Pexels - Isabella Mendes
          Divulgação/Pexels - Isabella Mendes
          1. Tatuagens antigas são mais fáceis de remover?

          Não, porque a tinta já se instalou no tecido dificultando o processo de remoção.

          1. É seguro fazer a remoção em qualquer parte do corpo?

          O laser pode ser utilizado em quase todas as áreas do corpo. No entanto, regiões com pele mais fina, como rosto, pescoço e tornozelos, podem ser mais sensíveis e exigir maior cuidado durante o tratamento.  

          1. É possível remover apenas uma parte da tatuagem?

          Sim, o laser pode ser direcionado para tratar apenas áreas específicas do desenho.

          1. Quais cuidados devo ter após o tratamento?

          Durante o procedimento, é comum sentir desconforto, além de poder ocorrer inchaço, vermelhidão e até o surgimento de bolhas. Após as sessões, deve-se seguir as orientações em relação à exposição solar, hidratação da pele e uso do filtro solar.

          Divulgação/Pexels
          Divulgação/Pexels

          Tags

          Posts recomendados