Beleza

Tudo o que você precisa saber sobre óleo de argan na pele

Conhecido pelos seus benefícios hidratantes nos cabelos, o óleo de argan também é um poderoso aliado do skincare
person human plant

Como não amar o óleo de argan? Esse ingrediente tão potente, que vem diretamente do Marrocos, se tornou um dos favoritos das influenciadoras quando o assunto é cuidados de cabelo, ganhando destaque em sua forma pura e em linhas de produtos. Ainda que seus benefícios para a pele não sejam tão divulgados, ele é um componente precioso para o skincare, oferecendo uma série de ações como hidratante, antioxidante e anti-inflamatórias.

 

É importante ressaltar que este ingrediente é de alta concentração e, em sua forma natural, possui uma ação extremamente potente! Para te ajudar a conhecer seus benefícios e como incluí-lo em sua rotina de cuidados com a pele, convidamos a Dra. Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia, especializada em Terapia Ortomolecular (que atende nomes como Monique Alfradique e Paola Oliveira) e  Dra. Fernanda Casagrande, dermatologista de Florianópolis. Confira suas dicas!

131279389_829536414563942_5714043644872438225_n.jpg
(Foto: Reprodução/Instagram @gal_gadot)

O que é o óleo de argan?

“O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos” explica a Dra Fernanda. De acordo com a médica, o óleo possui carotenóides, polifenóis, ácido ferúlico, esqualeno, esteróides e vitamina E que são potentes antioxidantes. 

 

Benefícios:

De acordo com a Dra. Sara, o óleo de argan possui propriedades antioxidantes,  anti-inflamatória, anti séptico, fungicida e hidratante. Em sua composição, há o esqualeno, que de acordo com a Dra. Fernanda é um dos componentes hidratantes que possui a maior capacidade de penetrar na pele, isto porque ele é muito semelhante com os óleos naturais da pele. “A pele humana é composta de óleos naturais e o esqualeno representa 25% de sua composição. Os esteróides trabalham “imitando” os esteróides humanos auxiliando na recuperação da função da barreira transepidérmica”.

viva-luna-studios-GT7JHAp2lug-unsplash.jpg
(Foto: Unsplash)

Para quem é indicado:

O óleo de argan é indicado para todos os tipos de pele. Porém, Dra Sara revela que s peles oleosas devem ter mais cautela, aplicando pouco produto, pois a espalhabilidade é boa, mas o excesso do óleo pode obstruir os poros. “Indicado para melhor hidratação da pele, ressecamentos severos, como a psoríase, prevenção de rugas e estrias. Tem efeito anti acne também”.

 

Como usar o óleo de argan na pele:

O óleo de argan pode ser usado de duas maneiras: ou o óleo puro, em sua forma natural - que pode ser aplicado diretamente na pele ou no cabelo - ou em formulações de cosméticos, nos quais sua concentração é menor - variando de 2 a 10%.

“Na sua forma pura , poucas gotas, em torno de 5, já é o suficiente para ser aplicada em toda face. Por ser muito concentrado, a aplicação pode ser feita a cada 3 dias” explica a Dra. Sara. “Nas formas cosméticas, a penetração e absorção do óleo é facilitada, principalmente para as peles acneicas”.

42784749_293400741269726_71928129868211160_n.jpg
(Foto: Reprodução/Instagram @lily.yeung)

Dicas extras:

  •  O óleo de argan é exclusivo do Marrocos! “Muita imitação ou misturas com outros óleos são vendidos como Moroccanoil" revela a Dra Sara. “Procure a certificação do óleo para garantir a procedência”.

  • “Para ter o máximo efeito do óleo sobre a pele e cabelos, ele deve ser virgem e puro” explica a Dra Fernanda.

pexels-dominika-roseclay-5462207.jpg
(Foto: Pexels)

Tags

Posts recomendados