Beleza

Tudo o que você precisa saber sobre Retinol

Dermatologistas entregam um guia sobre os poderes, os cuidados e usos do retinol na pele
Skincare
Skincare

Se você é uma grande fã de cuidados com a pele provavelmente já ouviu falar sobre o retinol. O ativo, que está dominando o mercado, se tornou um dos queridinhos das amantes de skincare e dos dermatologistas pela sua ação anti envelhecimento, promovendo renovação celular e uma aparência mais suave para a pele.

 

Ainda que ele ele tenha tamanho destaque, é natural sentir-se perdida quanto ao seu uso, que produtos funcionam melhor para suas necessidades, seus benefícios e sua composição. Para ajudar a compreender todas essas questões, convidamos a Dra. Mayara Bravo, dermatologista da Clínica Karla Assed Curitiba e a Dra. Elisabete Dobao, dermatologista. Confira!

Skincare
(Foto: Reprodução/Instagram @lizkaebe)

- O que é Retinol?


“Retinol é um ativo derivado da vitamina A amplamente utilizado na Dermatologia para estímulo de rejuvenescimento", revela a Dra. Mayara. “Possui efeitos semelhantes na pele ao ácido retinóico, porém, é menos irritativo, sendo mais bem tolerado para o uso diário”.

Quanto às suas particularidades a Dra Elisabete revela que a vitamina A pura é instável, mas “quando preparada em cosméticos de boa procedência, tem sua estabilidade para o fim que se destina.”

Skincare
(Foto: Reprodução/Instagram @celines_)

- Benefícios do Retinol

De acordo com a Dra. Mayara, o retinol promove uma esfoliação leve com renovação celular e estimula a produção de glicosaminoglicanas que são componentes da matriz extracelular, importante para hidratação da pele e estimula síntese de colágeno. A Dra revela também que o retinol possui ação despigmentante, contribui para melhora da textura da pele, melhora do viço e redução dos poros dilatados.

A Dra Elisabete revela que o retinol também é conhecido pela sua melhora na qualidade da pele, diminuindo a dilatação dos poros, acne leve, e melhorando a atuação do ácido hialurônico, diminuindo assim as rugas finas.

 

- Para quem é indicado

O retinol pode ser usado em todas as idades, dependendo do fim e formulação. É indicado para indivíduos em tratamento da acne vulgar e fotoenvelhecimento. 

Segundo a Dra Elisabete, “pacientes de pele sensível e rosácea devem procurar seu dermatologista para orientação”. Importante ressaltar que o componente não deve ser usado por gestantes.

Skincare
(Foto: Reprodução/Instagram @sarasampaio)

- Como usar o retinol

A principal recomendação é seguir as recomendações de seu dermatologista, de acordo com a Dra. Mayara: "Aplicar fina camada na pele à noite, na face. Ela revela “pode se iniciar em dias alternados aumentando o uso gradativamente para evitar a irritação, caracterizada como descamação, queimação, prurido e vermelhidão da pele” explicando que no dia seguinte, é fundamental lavar a face para retirar o produto e aplicar o filtro solar “pois o retinol pode diminuir a tolerância à radiação ultravioleta, causando sensibilidade e lesões cutâneas”.

A Dra Elisabete ainda pontua que o retinol “pode ser aplicado em dermocosméticos prontos ou manipulados, pela manhã ou à noite, de acordo com o que se propõe, pois ele pode estar na fórmula para facilitar a entrada de outros ativos.”

 

- Dicas extras:

1- A escolha do veículo (serum, gel-creme, creme) é igualmente importante para o sucesso terapêutico, e deve ser alinhada pelo seu dermatologista de acordo com o seu tipo de pele.

2- Em casos de pele sensível ou rosácea, o uso do retinol pode causar irritação e piora da sensibilidade da pele. Para evitar tais efeitos adversos, além de aplicar em dias alternados, podemos associar ativos hidratantes e calmantes, com efeitos anti inflamatórios, facilitando a adaptação.

3- O retinol também pode ser aplicado como ativo rejuvenescedor em outras partes do corpo, como pescoço e colo. Nesses casos, deve ser utilizado 2 a 3 vezes por semana, acompanhado de outros ativos, minimizando os efeitos adversos.

Skincare
(Foto: Reprodução/Instagram @temiotedola)

Tags

Posts recomendados