Cultura

Maria Antonieta: 5 mitos sobre a famosa rainha da França

Maria Antonieta, rainha consorte da França, foi retratada ao mundo de forma equivocada e mentirosa durante séculos

Maria Antonieta
Maria Antonieta

Maria Antonieta foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França. Nascida em 2 de novembro de 1755, é ainda uma das figuras mais importantes da História, sendo frequentemente retratada em obras literárias e cinematográficas.

Com o estopim da Revolução Francesa e o fim da monarquia em 1792, a monarca foi presa na Torre do Templo e seu marido, Luís XVI, deposto e executado. Nove meses após a morte do rei, Maria Antonieta foi condenada à guilhotina por traição e morreu no dia 16 de outubro de 1793.

A curiosa personagem histórica despertou diversas teorias e especulações sobre sua vida e personalidade. Veja a seguir os 5 mitos mais famosos sobre Maria Antonieta:

Maria Antonieta
Foto: Divulgação

1- Loira:

Retratada como loira em diversos filmes, Maria Antonieta, na verdade, era ruiva. Isso motivou que Madame du Barry, amante do rei Luís XV, a apelidasse de “la petite rousse”, que em tradução livre corresponde a pequena ruiva.

2- Nacionalidade francesa: 

Maria Antonieta, filha caçula da imperatriz da Áustria, nasceu em Viena e aos 14 anos casou-se com Luís XVI, com 15 anos na época. O matrimônio foi a estratégia política adotada para acabar com uma rivalidade de 950 anos entre os reinos.

Maria Antonieta
Foto: Reprodução/IMDb

3 - A autoria da frase "Deixe-os comer brioches": 

A famigerada frase “Qu'ils mangent de la brioche ("Deixe-os comer brioche", em tradução livre) foi proferida por Maria Theresa, rainha nascida na Espanha do Rei Sol. Maria Antonieta era reconhecida por ser extremamente generosa com os súditos, tendo auxiliado os desvalidos com contribuições financeiras e materiais. 
 
4 - A responsabilidade por levar a França à falência: 

Não foram os gastos luxuosos nem a paixão por moda de Maria Antonieta, apelidada de "Madame Deficit", que levaram a França à falência. O reino já enfrentava percalços financeiros antes mesmo do casamento entre ela e Luís XVI. Embora a situação da nação tenha piorado durante o reinado de seu marido, isso ocorreu em virtude da contribuição financeira de Luís XVI à Revolução Americana.
 
5 - Promiscuidade: 

Retratada como promíscua em algumas obras, Maria Antonieta, na realidade, permaneceu virgem nos primeiros sete anos de matrimônio. O casamento ocorreu em 16 de maio de 1770 e só foi consumado em 22 de agosto de 1777. Além disso, a rainha não teve inúmeros amantes de ambos os sexos.

Maria Antonieta
Foto: Reprodução/IMDb
Maria Antonieta
Foto: Reprodução/IMDb
Maria Antonieta
Foto: Reprodução/IMDb
Maria Antonieta
Foto: Reprodução/IMDb

Tags

Posts recomendados