Cultura

A triste infância de Viola Davis

Apesar de todas as conquistas, a atriz segue em uma militância necessária para a comunidade negra de todo mundo.
Viola Davis
Viola Davis

Viola Davis, uma das maiores atrizes de Hollywood, já ganhou Oscar, Tony, Emmy e Globo de Ouro por sua atuação impecável. Viola tem hoje 56 anos de idade, está no ápice da sua carreira e foi a primeira mulher negra a ter sido indicada quatro vezes ao Oscar. Seus papéis mais notórios foram nos longas Histórias Cruzadas (2011), Um Limite Entre Nós (2016) e A Voz Suprema do Blues (2020). Já na televisão, seu papel mais emblemático foi o da advogada Annalise Keating na série How to Get Away with Murder (2014 a 2020).

Mesmo com todas essas conquistas e sucesso, Viola ainda luta por direitos a salários iguais entre atrizes negras e brancas, bem como oportunidades de trabalho para mulheres na comunidade negra. E muito da sua luta vem principalmente por conta da sua infância difícil.

Viola Davis nasceu no estado americano da Carolina do Sul e disse em entrevista que passou fome: ela procurava por comida em caixotes de lixo cheios de larvas. Nenhum dos seus colegas de infância a visitavam porque sua casa ficava em um edifício condenado, tomado por ratos. Nesta mesma entrevista, a atriz conta como sofreu vários episódios de bullying e racismo, mas sua irmã, Deloris Grant, sempre esteve ao seu lado, inventando e contando histórias que distraíssem Viola e seus irmãos.

O momento que transformou Davis foi quando ela assistiu ao filme The Autobiography of Miss Jane Pittman de 1974 que conta com a atuação de Cicely Tyson: foi quando a jovem Viola viu que poderia e queria ser atriz. Anos mais tarde, Tyson atuou junto a Davis como sua mãe em How to Get Away with Murder. A formação de Viola conta com uma bolsa de estudos na Rhode Island College e especialização na Julliard School, em Nova Iorque, uma das principais escolas para atores e atrizes dos Estados Unidos.

Tags

Posts recomendados