Cannes 2022: tudo o que você precisa saber sobre o festival
Após dois anos sem edições presenciais, festival de Cannes retorna com novidades e 47 filmes
Está aberta a temporada de festivais de cinema em 2022, e um dos primeiros a abrir o ano é o tradicional Festival de Cannes! Importante vitrine para a sétima arte global, o festival retorna com uma programação diversificada que inclui desde "Elvis" de Baz Luhrmann, até a estreia de direção de sua neta, Riley Keough, com o longa "Fera".
Uma novidade importante sobre a edição é a presidência do festival, que passa a ser comandado, pela primeira vez, por uma mulher. Iris Knobloc tomará posse em 1° de julho e seguirá à frente do evento nas edições de 2023, 2024 e 2025. Tom Cruise também volta aos tapetes vermelhos e ao Croisette. O ator apresentará, em pré-estréia e fora da competição, o filme "Top Gun: Maverick". A aguardada sequência do longa de 1986 traz Tom Cruise de volta no emblemático papel de piloto rebelde.
Outro ponto alto da edição deste ano, ainda sobre representação, é a escolha do mestre de cerimônias. Depois de Edouard Bear e Doria Tillier, na 75ª edição uma mulher volta a assumir o posto. A atriz ultra-belgaVirginie Efira será a mestre de cerimônias deste ano, sendo a anfitriã das cerimônias de abertura e encerramento.
Mas, apesar dos avanços, o número de cineastas mulheres selecionadas para o programa de Competição do Festival de Cinema de Cannes caiu este ano. Dos 18 títulos principais, apenas três têm direções femininas. Porém, como a seleção foi menor, o percentual anual permaneceu o mesmo. Os filmes dirigidos por mulheres são: Showing Up, de Kelly Reichardt; Stars At Noon de Claire Denis e Les Amandiers de Valeria Bruni Tedeschi.
Outros nomes conhecidos que vão lançar novos trabalhos na Competição incluem James Gray, Claire Denis, Park Chan-wook, Kelly Reichardt, Jerzy Skolimowski e, como esperado, David Cronenberg.
A 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes promete ser o evento mais esperado do ano. Marcado para acontecer entre os dias 17 e 28 de maio, no coração do Palais des Festivals e nos cinemas ao redor, 47 filmes foram escolhidos na seleção oficial, tanto para exibição quanto para participar da competição.
Em 2021, o Brasil foi representado por três filmes na lista de selecionados, mas, neste ano, até o momento não há títulos brasileiros na lista. Além disso, o Festival ainda não divulgou o nome do novo presidente do júri, que substituirá o cineasta Spike Lee. Até maio, novas informações devem ser anunciadas e, para os cinéfilos e curiosos de plantão, só resta aguardar.