Moda

Jet Settled

Conheça Thomas Flohr, o homem por trás do Vista. A líder mundial em aviação executiva está consolidando sua posição, enquanto assume os desafios de um setor em rápida evolução e redefinindo o conceito de luxo

publication person man adult male face suit formal wear magazine portrait

Fotografia de Alan Gelati

Como acontece com muitos empreendedores importantes, o sucesso de Thomas Flohr vem de uma feliz mistura de intuição e bom timing. O Fundador e Presidente da Vista, atualmente a maior empresa de aviação executiva sob demanda do mundo, atingindo 96% do globo com uma frota de 360 aeronaves, começou a voar em negócios privados em sua carreira anterior, enquanto trabalhava para uma empresa americana no setor de negócios financeiros.

Antigamente, o setor de voos privados era uma história bem diferente. Os jatos ainda voaram para as grandes cidades e possibilitaram estar em quatro lugares diferentes no mesmo dia, interagindo face a face com os clientes e potencializando as relações comerciais. Mas as rotas muitas vezes ficavam confinadas a uma região e a indústria era sobrecarregada por uma série de logística ineficiente e burocracia extensa, o que inspirou Flohr a repensar todo o setor e, por fim, a se envolver pessoalmente.

"Descobri que essa indústria funcionava com um corretor procurando apenas as melhores taxas para você", começa dizendo, "então você não sabia o que tinha até chegar ao aeroporto. Isso é o oposto do que um experiência de alto nível como voar privado deve ser, especialmente para esses tipos de clientes... Dei uma olhada no fretamento e rapidamente percebi que o modelo de negócios não fazia sentido em termos de gerenciamento de ativos. Então, frustrado, comprei meu primeiro avião. Sempre fiquei fascinado com a aparência de um avião quando sai da fábrica, com seu brilho prateado que se tornou nossa assinatura prata com um visual de listras vermelhas. Mas também tive que lidar com todos os tipos de regulamentos para os interiores , a pintura, os materiais, e todos eles eram diferentes de um tipo de aeronave para outro. Eu experimentei um mundo extremamente subindustrializado. Você tinha centenas, senão milhares de pequenas oficinas e operadores lidando com a manutenção e manutenção de aeronaves para pessoas ao redor do mundo: não fazia o menor sentido».

airfield airport airplane person man adult male blazer jet airliner

Tendo estudado as muitas falhas do sistema e determinado a torná-lo mais eficiente, a intuição inicial de Flohr tornou-se um verdadeiro lema: voar privado tinha que ser simples. "Meu primeiro avião foi entregue em dezembro de 2003", lembra ele, "e então procurei uma operadora europeia, porque como cidadã suíça, uma empresa suíça não podia voar dentro da Europa. Todos estavam obcecados com o conceito de 'home-based ': 'onde você quer basear seu avião?' Para mim, a base de um avião é o céu, enquanto a mentalidade da indústria contava com esse conceito para facilitar as operações e a manutenção. Sou um cara de finanças de ativos e o primeiro avião que comprei imediatamente rendeu dinheiro porque não Não tenho um aeroporto base, mas muitos. Eu voaria do Cairo para Abu Dhabi e depois fretaria o avião novamente de Abu Dhabi para evitar que voasse vazio. Nesse ponto, comprei outro avião para mim e apliquei o mesmo modelo de fretamento contínuo."

Vendo que sua intuição estava certa e que seus jatos eram muito mais lucrativos que os da concorrência, Thomas Flohr passou a investir seguindo um modelo de negócios que maximizava a utilização de cada aeronave, construindo finalmente a frota global que conhecemos hoje, conectando 187 países e empregando pessoas de mais de 60 nacionalidades diferentes. Ao fazer isso, ele também pensou em resolver o problema da papelada. “Na VistaJet temos um contrato simples de cinco páginas, que basicamente diz que temos obrigação de transportar, o cliente tem obrigação de pagar. -contrato de compra: 60 páginas. Depois, um acordo operacional. Um acordo de gestão. Um acordo de sobretaxa... no total, entre 150 e 200 páginas. Os clientes só querem voar. Se você for ao mercado de fretamento, assina um contrato simples, mas você não sabe qual é o seu produto até chegar ao aeroporto. Nunca é do interesse do cliente que o corretor procure a opção mais barata para lucrar. Quem quer voar na opção mais barata ? Nossa frota é tal que há sempre um avião disponível, a qualquer hora, em qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, não importa onde você esteja no mundo. Os clientes só querem voar em um produto que conhecem.

"Como acontece com muitos empreendedores líderes, o sucesso de Thomas Flohr vem de uma feliz mistura de intuição e bom timing. O Fundador e Presidente da Vista, atualmente a maior empresa de aviação executiva sob demanda do mundo, alcançando 96% do globo com uma frota de 360 aeronaves, começou a voar em particular para negócios em sua carreira anterior, enquanto trabalhava para uma empresa americana no setor de negócios financeiros."

Uma vez a bordo, todas as aeronaves VistaJet têm a mesma aparência. As dimensões podem mudar, mas os interiores, as cores e a atmosfera devem ser imediatamente reconhecíveis em cada plano para que os clientes se sintam sempre no mesmo espaço. Flohr está muito interessado em oferecer uma experiência que seja o mais ininterrupta possível. Como um homem de negócios ocupado, ele sabe muito bem que estar constantemente envolvido e em movimento torna o tempo para pensar e nutrir ideias um ativo real, e transformar a aeronave em um lugar que pode ser usado para se concentrar, em vez de se distrair, tem sido uma chave elemento de sua intuição empresarial vencedora.

"Hollywood distorceu parcialmente a imagem dessa indústria", explica ele. "Trata-se realmente de corporações eficientes. Trata-se de presidentes e CEOs, líderes empresariais voando de um ponto a outro. E os negócios não são feitos apenas entre Nova York e Londres... as verdadeiras oportunidades de investimento empresarial estão em cidades de segundo e terceiro nível, e você precisa chegar lá rápido, ponto a ponto. Você precisa garantir que, quando sua equipe estiver voando para lá, eles estejam seguros, que viajem com eficiência e voltem direto para a sede. E é isso que fazemos."

finger hand person photography portrait face head man adult male

Depois, há os indivíduos de patrimônio líquido ultraelevado (UHNWI), também clientes importantes para a VistaJet. "Esse é o segundo grande segmento. Mesmo nesse caso, há sempre um vínculo comercial - um grande maestro voando para algum lugar para se apresentar, um ator promovendo um filme. Sempre digo que todos os nossos clientes são de alguma forma celebridades: cirurgiões importantes, cantores de ópera, banqueiros de investimento que são estrelas em seu campo. Uma vez na cabine, eles esperam uma continuação de seu estilo de vida, algo que não foi oferecido antes neste setor. Eles querem coisas que se encaixem em suas vidas. Investimos pesadamente em tecnologia inteligente para entender nossos clientes e aprender o máximo que pudermos para oferecer exatamente esse serviço detalhado a bordo. É muito adaptado ao que os clientes realmente desejam."

Nós nos perguntamos o que os UHNWI percebem como luxo, como pessoas que já têm tudo. Thomas Flohr não tem dúvidas: "Tranquilidade. 'Luxo' é estar rodeado de produtos ou fornecedores que permitem que você se concentre no que é importante para você. É por isso que conhecer nossos clientes é tão importante e dar a eles o conforto de um continuação de seu estilo de vida: cria tempo e energia para que eles se concentrem no que é importante. Depois, é claro, há a experiência gastronômica, a adega e a internet mais rápida disponível a bordo."

No entanto, nenhuma história de sucesso está completa sem um desafio igualmente significativo, e administrar um negócio de aviação privada em 2023 significa ter que lidar com vários níveis de crítica. O mais importante é a questão da sustentabilidade, pela qual todo o setor está sendo constantemente escrutinado sem muita simpatia. A indústria da aviação é responsável por 2% de toda a pegada de carbono do mundo, e a aviação executiva é responsável por 2% disso, então estamos olhando para 0,04% do total de emissões globais. Mas sendo um setor de alto perfil, as apostas são altas. A VistaJet tem uma meta de neutralidade de carbono a ser alcançada até 2025 em todas as suas operações. A questão é como.

"Tranqüilidade. 'Luxo' é estar rodeado de produtos ou fornecedores que permitem que você se concentre no que é importante para você."

portrait photography person head face suit man adult male finger

"Queremos estar na vanguarda disso e queremos liderar o setor de aviação executiva", responde Flohr "porque acreditamos que esse setor pode impulsionar e forçar a aviação comercial a acelerar sua neutralidade de carbono. Temos o compromisso de substituir mais de 200 mil galões de combustível de aviação convencional com SAF [Combustível de Aviação Sustentável, uma alternativa verde que reduz a emissão de carbono em até 80% quando comparado ao combustível padrão] no próximo ano — não apenas para compensar as emissões, mas também para reduzir a pegada de carbono que a aviação costuma ter. temos uma base de clientes muito influente, e nossa equipe de vendas tem a tarefa de manter discussões educacionais com nossos clientes para trabalharmos juntos para alcançar as metas ESG [Ambientais, Sociais e de Governança] que a empresa estabeleceu. E agora estamos perto de 90% de todos os nossos clientes fazendo uma contribuição financeira para comprar compensações de carbono ou SAF. A rapidez com que podemos aumentar nossos esforços é uma questão de distribuição. Por enquanto, está longe de cobrir voos sobre em todo o mundo, mas vemos sua disponibilidade crescendo exponencialmente: há um grande investimento acontecendo no espaço SAF."

Mais uma vez, Thomas Flohr aborda o que parece ser uma subida íngreme como uma oportunidade, sabendo que o setor de nicho que ele contribuiu para mudar tão radicalmente pode alavancar sua influência para desencadear mudanças ainda maiores, impactando positivamente em toda a indústria da aviação. Confiando em sua mentalidade empreendedora, ele está tentando fazer a diferença até que essa questão seja resolvida. Jet resolvido, se você puder.

Tags

Posts recomendados