Cultura: confira agenda teatral repleta de música, humor e emoção
Confira a seleção de espetáculos para todos os gostos e idades, sob a curadoria da jornalista cultural Grazy Pisacane, especializada há 10 anos em Teatro Musical
A L'Officiel lança uma novidade para os amantes da cultura: uma agenda teatral com opções para todos os gostos e idades, recheada de emoções, risos e reflexões. Nos meses de janeiro e fevereiro, preparamos uma seleção especial de espetáculos que prometem movimentar o início do ano para os paulistas.
Para quem busca histórias familiares com humor e emoção, "Duas Irmãs e um Casamento" traz a complexidade dos laços entre irmãs na faixa dos 60 anos, enquanto "Duetos" explora, com leveza, o caos dos relacionamentos modernos.
Já "Nasci Pra Ser Dercy" e "Radojka" prometem arrancar gargalhadas com suas tramas cheias de humor inteligente e reviravoltas. O tributo a Dercy Gonçalves, estrelado por Grace Gianoukas, é uma ode à irreverência e à força feminina.
Para os fãs de música, os musicais "Clara Nunes – A Tal Guerreira", estrelado por Vanessa da Mata, "Ray – Você Não Me Conhece" e "Rita Lee – Uma Autobiografia Musical" trazem à tona as histórias de três referências da música, Clara Nunes, Ray Charles e Rita Lee, com espetáculos que combinam intensidade, emoção e momentos inesquecíveis, as produções mergulham nas respectivas trajetórias embaladas por canções icônicas.
E para quem deseja reflexões mais profundas, "O Figurante" e "Visitando o Sr. Green" oferecem narrativas que exploram os desafios de assumir o protagonismo na vida e as complexidades das relações humanas.
Confira detalhes da programação:
1 - Clara Nunes - A Tal Guerreira (@claranunesmusical)
Dirigido por Jorge Farjalla, com texto de André Magalhães e Jorge Farjalla e direção musical de Fernanda Maia, o musical Clara Nunes – A Tal Guerreira, vencedor do Prêmio DID 2024 nas categorias Destaque Musical Brasileiro e Destaque Atriz Coadjuvante, celebra a vida e a obra de uma das maiores intérpretes da música popular brasileira. Em uma viagem onírica e emocionante, o espetáculo mergulha na trajetória de Clara Nunes, vivida por Vanessa da Mata, destacando sua paixão pelo samba, sua conexão com a religiosidade brasileira e sua busca por espiritualidade. No palco, um barracão de escola de samba serve como cenário para a transição de Clara entre dois mundos – o físico e o espiritual – enquanto é guiada por sua amiga e diretora, Bibi Ferreira, papel de Carol Costa, e por seus Orixás. Entre memórias, sambas e reflexões, o musical celebra a universalidade e a pluralidade que marcaram a artista, revelando um encontro entre presente, passado e eternidade no grande carnaval da vida.
Quando: 10/01 a 02/02 | Quinta às 21h; Sexta às 21h; Sábado às 17h e às 21h; Domingo às 16h e às 20h
Onde:Teatro Renault - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411 - República
Classificação: 12 anos
2 - Duas Irmãs e um Casamento (@duasirmaseumcasamento)
Dirigido por Ernesto Piccolo e com texto de Peter Quilter. “Duas Irmãs & Um Casamento” traz uma história emocionante e divertida sobre a complexidade dos laços familiares, sororidade, etarismo, autoestima, desejos e amor. O público acompanhará o reencontro de duas irmãs, Catarina, papel de Maitê Proença, e Rosa, vivida por Debora Olivieri, ambas na faixa dos 60 anos, que se reúnem em uma pitoresca casa de campo para organizar um casamento. Catarina, sofisticada e bem-sucedida, enfrenta os desafios de múltiplos divórcios, enquanto Rosa, solteira e independente, traz uma perspectiva não convencional à sua vida. Juntas, elas relembram o passado e confrontam seus medos e anseios, através de confissões hilariantes e memórias evocadas, trazendo uma mensagem de esperança e celebração da vida.
Quando: 15/01 a 20/03 | Terça às 20h
Onde: Teatro Faap - Rua Alagoas, 903, Higienópolis
Classificação: 12 anos
3 - Duetos - A Comédia (@duetosacomedia)
Dirigido por Ernesto Piccolo, com texto de Peter Quilter, "Duetos", encenado em mais de 20 países, explora de forma cômica o caos dos relacionamentos modernos, onde a grama do vizinho parece sempre mais verde. Por meio de quatro histórias independentes, a peça retrata as dinâmicas entre um homem e uma mulher – nem sempre casais – às voltas com seus desejos, traumas e a busca pelo amor, enquanto enfrentam a solidão. No primeiro encontro às cegas, Jonathan e Wanda tentam agradar, mas nada sai como o esperado. Em Quase Casados, Jane organiza uma festa para seu chefe Ary, mesmo sabendo que ele não se interessa por mulheres, acreditando que ainda há esperança para um casamento. Em Divórcio Amigável, Shirley e Beto viajam à Espanha para finalizar a separação, mas descobrem que estão longe de ser tão resolvidos quanto imaginavam. Por fim, em Mais Uma Vez Noiva, Angela, prestes a casar pela terceira vez, entra em conflito após uma série de incidentes antes da cerimônia, enquanto seu irmão Tobias tenta convencê-la a reconsiderar.
Quando: 17/01 a 23/03 | Sexta às 20h, Sábado às 20h, Domingo às 18h
Onde: Teatro Faap - Rua Alagoas, 903, Higienópolis, região central.
Classificação: Livre
4 - Nasci Pra Ser Dercy (@nascipraserdercy)
Dirigido por Kiko Rieser. “Nasci pra ser Dercy” acompanha Vera, vivida por Grace Gianoukas, uma atriz que chega ao estúdio para fazer um teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Ao se deparar com um roteiro repleto de clichês e estereótipos, Vera se revolta e decide mostrar quem realmente foi Dercy, uma mulher extraordinária que desafiou convenções e rompeu barreiras em sua época. Ao longo da encenação, Vera se transforma em Dercy e, inspirada pelas histórias que cresceu ouvindo de sua mãe, grande fã da comediante, mergulha na trajetória dessa artista icônica. Dercy Gonçalves, reconhecida por seu humor irreverente e sua coragem, foi uma pioneira no mundo do entretenimento, enfrentando preconceitos e conquistando o público com sua autenticidade. A peça é um tributo emocionante e engraçado a essa mulher que marcou a história da cultura brasileira, desafiando normas e provando que o humor é uma poderosa arma de resistência.
Quando: 10/01 a 02/03 | Sexta às 20h; Sábado às 18h e às 20h; Domingo às 18h
Onde: Teatro UOL – Avenida Higienópolis, 618
Classificação: 14 anos
5 - O Figurante (@ofigurante_espetaculo)
Dirigido por Miguel Thiré, com texto de Isabel Teixeira, Mateus Solano e Miguel Thiré, "O Figurante" acompanha a história de Augusto (Mateus Solano), um figurante experiente que, apesar de sua dedicação, sente-se preso a uma rotina sem propósito, vivendo como um coadjuvante em sua própria vida. Enquanto lida com as limitações de seu trabalho e busca significado, Augusto começa a refletir sobre sua essência e a necessidade de assumir o controle de sua trajetória. "O Figurante" explora os desafios de ressignificar a existência e encontrar um lugar de protagonismo em meio a uma vida que parece ditada por outros.
Quando: 10/01 a 30/03 | Sexta às 21h; Sábado às 19h; Domingo às 17h
Onde: Teatro Renaissance - Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista
Classificação: 12 anos
6 - Radojka - Uma Comédia Friamente Calculada (@radojkaacomedia)
Dirigido por Odilon Wagner, com texto de Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal, "Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada” é um espetáculo ágil e repleto de humor insólito e surpresas. A história acompanha Glória e Lúcia, vividas por Fabiana Karla e Tania Bondezan, duas cuidadoras que se revezam para cuidar de Radojka, uma idosa sérvia que vive distante de sua família. A rotina das duas parece perfeita até que, em uma manhã, Glória descobre que Radojka faleceu após um trágico acidente doméstico. A partir desse momento, a trama se desenrola como uma comédia inteligente e cheia de reviravoltas, centrada nos planos delirantes que as duas mulheres começam a arquitetar para tentar manter seus empregos, custe o que custar.
Quando: Até 23/2 | Sexta às 20h, Sábado às 20h, Domingo às 17h.
Onde:Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista.
Classificação: 12 anos
7 - Ray - Você Não Me Conhece (@ray_vocenaomeconhece)
Dirigido e escrito por Rodrigo Portella e com direção musical de Claudia Elizeu e André Muato, o musical “Ray – Você Não Me Conhece”, traz aos palcos a trajetória de Ray Charles, explorando não apenas sua carreira musical, mas também a relação intensa entre o ícone da música e seu filho, Ray Charles Júnior. Baseada no livro homônimo, a peça, estrelada por nomes como César Mello, Sidney Santiago e Flavio Bauraqui, mergulha nos desafios, vitórias e dilemas pessoais do artista, desde seus primeiros passos na música até sua consagração como pioneiro do soul, mostrando sua luta por justiça social e o impacto duradouro de sua obra, abordando, em particular, os sentimentos de Ray Charles Júnior após o falecimento de seu pai. Em um delírio angustiante, o filho revive a presença de Ray Charles, em uma narrativa que mistura tensão e momentos de humor, e destaca ainda sua luta pelos direitos civis.
Quando: 17/01 a 09 de fevereiro | Sexta às 16h e 20h; Sábados às 16h e às 20h; Domingos às 17h
Onde: Teatro B32 - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, Itaim Bibi
Classificação: 12 anos
8 - Rita Lee, uma Autobiografia Musical
Dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois e com direção musical de Marco França e Marcio Guimarães, “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical” é um musical vibrante que traz ao palco a história de uma das maiores lendas da música brasileira. Com Mel Lisboa no papel principal, o musical narra, de forma intensa e emocionante, a trajetória de Rita Lee, desde sua infância até sua consagração como ícone da música e da cultura pop. Baseado no livro autobiográfico da cantora, o espetáculo mergulha em sua vida pessoal e profissional, abordando momentos marcantes como sua passagem pelos Mutantes, o sucesso com Tutti-Frutti, sua prisão durante a ditadura militar e sua luta pelos direitos dos animais, mostrando sua coragem, sua arte e sua importância para a música e a cultura do Brasil.
Quando: 31 de janeiro a 27 de abril | Sextas às 20h; Sábados às 20h; Domingos às 17h
Onde: Teatro Porto - Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos
Classificação: 12 anos
9 - Toc Toc - Obsessivamente Divertido (@espetaculotoctoc)
Dirigido por Alexandre Reinecke e com texto de Laurent Baffie, "Toc Toc" é uma comédia que aborda de forma leve e bem-humorada os desafios enfrentados por pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Branca (Letícia Lima) é obsessiva por limpeza; Maria (Cláudia Ohana) vive angustiada achando que deixou algo aberto; Lili (Maria Helena Chira) não consegue abandonar seu hábito de repetição; Bob (Miguel Menezzes) busca a perfeição simétrica em tudo; Vicente (André Gonçalves) não para de calcular, e Fred (Riba Carlovich) enfrenta uma síndrome que o faz soltar palavras impróprias. Esse grupo excêntrico se reúne para uma consulta, mas, com a demora do médico, decidem iniciar uma terapia em grupo improvisada. Entre confusões, tensões e muitas risadas, a peça explora como cada um lida de maneira única e divertida com seus transtornos.
Quando: 24/01 a 06/04 | Sexta às 20h; Sábado às 20h; Domingo às 18h.
Onde: Teatro das Artes - Avenida Rebouças, 3970 (Shopping Eldorado) – Pinheiros.
Classificação: 14 anos
10 - Visitando o Sr. Green (@visitandoosrgreen)
Dirigido por Guilherme Piva, com texto do norte-americano Jeff Baron, "Visitando o Sr. Green" gira em torno de um acidente de trânsito que aproxima o Sr. Green, um idoso judeu ortodoxo solitário vivido por Elias Andreato, e Ross, um jovem executivo de 29 anos, vivido por Johnny Massaro. Condenado a prestar serviço comunitário com o Sr. Green por seis meses, Ross enfrenta situações inesperadas que misturam humor e emoção. A peça, ambientada no antigo apartamento do Sr. Green, revela gradualmente as personalidades, realizações e frustrações de ambos, explorando aspectos da cultura judaica e as complexidades das relações humanas. O enredo evolui de uma comédia leve para um drama profundo, à medida que segredos e feridas do passado vêm à tona.
Quando: 18/01 a 20/04 | Sábado às 21h e Domingo às 19h30 (em janeiro) e às 19h (em fevereiro)
Onde: Teatro Renaissance - Alameda Santos, 2.233, Jardim Paulista
Classificação: 10 anos