Cultura

Itaú Cultural abre a Ocupação Oswald de Andrade com nova exposição

A construção da obra de Oswald de Andrade em toda a amplitude é o tema da nova Ocupação Itaú Cultural 

face head person photography portrait adult male man
Oswald 58 anos Acervo Cedae Unicamp - Foto: Gregori Warchavchik.

O Itaú Cultural (IC) apresenta hoje, 23 de outubro, até 23 de fevereiro a ampla obra de Oswald de Andrade com seus romances, teses filosóficas e artigos de jornais. A 65ª Ocupação Itaú Cultural traz mais 160 itens, entre recortes de jornais, primeiras edições de seus livros, manuscritos e datiloscritos originais de livros, peças, poemas e artigos, fotos de família e pessoais, vídeos com depoimentos de estudiosos de seu trabalho, filhos e biógrafos. A exposição é dedicada a personalidade da arte, cultura e educação brasileira que inspira gerações.

face head person photography portrait formal wear suit adult male man
Oswald 28 anos Col Marilia de Andrade Acervo CEDAE Unicamp - Foto: AutoriaDesconhecida.

A curadoria é assinada pela gerência de Curadorias e Programação Artística da instituição, com consultoria do jornalista Lira Neto, autor da mais recente biografia do homenageado, a ser lançada pela editora Companhia das Letras.

“Homenagear Oswald de Andrade neste ano em que se completam sete décadas de sua morte já seria natural, mas esta Ocupação é ainda mais do que isso”, diz Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística no Itaú Cultural. “Buscamos jogar luz à multiplicidade de sua obra, que se desdobrou por praticamente todas as expressões artísticas, e à sua capacidade intelectual transgressora, no sentido de insubordinar o estabelecido manuseando as palavras de forma irreverente, porém totalmente coerente e inovadora. Esta Ocupação procura mostrar a obra de Oswald para além da Semana de 22”, completa. 

face head person photography portrait coat formal wear suit adult man
Oswald 58 anos Acervo CEDAE Unicamp - Foto: Autoria Desconhecida.

Autor insubordinado

Oswald (cuja pronúncia é “Oswáld”, de acordo com ele próprio) nasceu em 11 de janeiro de 1890, em São Paulo, com o nome José Oswald de Sousa de Andrade. Aos 32 anos, se tornou um dos principais protagonistas do Modernismo brasileiro, ao lado de Mário de Andrade, ao idealizar a Semana de Arte Moderna de 22 e construir o manifesto do Movimento Antropofágico.

Reconhecido como irreverente e insubordinado, tanto na vida quanto na escrita, ele militou na política, candidatou-se a deputado federal, escreveu para jornais e peças icônicas, como O Rei da Vela.

face head person photography portrait formal wear suit adult male man
Oswald 25 anos Col Marilia de Andrade Acervo CEDAE Unicamp - Foto: Autoria Desconhecida.

Esta é a face mais conhecida de Oswald de Andrade, embora sua obra seja muito mais ampla. “Ele escrevia textos de combate e crítica engajados no momento histórico, pouco conhecidos hoje”, diz Lira Neto em um dos vídeos expostos na mostra. “É importante resgatar a sua obra. Ela fugia do padrão. Do ponto de vista da linguagem e das ideias, Oswald era um sujeito indomável, não obedecia às regras gramaticais, não adaptava a sintaxe convencional”, conta ele.

face head person photography portrait art painting accessories earring jewelry
face head person photography portrait adult male man sad
newspaper text adult male man person bride female woman face
Ines Henriqueta Mãe DeOswald 1888 Acervo CEDAE Unicamp, Oswald na Candidatura DepFed pelo PRT 1950 Col Marilia De Andrade e O Pirralho fundado e dirigido por Oswald em SP 1911 a 1918 Acervo Biblioteca Nacional- Fotos: Autoria Desconhecida.

A mostra

A Ocupação Oswald de Andrade se estende por 190 metros quadrados, formada por quatro eixos delimitados por cores. 

No roxo, o visitante é recebido por um texto de abertura, no azul acolhe a sua biografia, com fotografias e objetos pessoais originais, como uma cadeira e três esculturas, além de áudios em que Oswald recita a sua própria poesia, recortes jornalísticos, cadernos de memórias e vídeos com depoimentos do filho Rudá e da filha Marília e dos biógrafos Lira Neto e Maria Augusta Fonseca.

text newspaper
book publication text newspaper page
text book publication document
Coluna Telefonema deOswald jornal Diário da Manhã RJ 1944 Acervo CEDAE Unicamp, Entrevista no Jornal Dom Casmurro RJ 28 novembro 1942 Acervo CEDAE Unicamp e Recibo Sindicato Jornalistas de São Paulo Acervo CEDAE Unicamp - Fotos: Divulgação.

No verde é apresentado a literatura, a política e o modernismo, entre manifestos e obras diversas, como as primeiras edições de seus livros, entre eles, Pau Brasil, de 1925. No mesmo espaço, o Itaú Cultural apresenta a produção de um vídeo, com direção de Rodrigo Mercadante, sobre os manifestos de Oswald de Andrade. Destacando as artistas Lilly Baniwa, Vicka Matos, Alice Guél, Ymoirá Micall, Priscila Magella e Thaís Dias, com trilha sonora criada pelo grupo indígena do Jaraguá, Kyreymba Kuery, composto de Jurandir Augusto Martimm na rabeca (violino), Márcio Bolgarim, no maracá (chocalho) Pedro Mbyazinho, no violão, e Fábio Oliveira, no tambor.

Enquanto a área vermelha acolhe a produção teatral de Oswald com exibições de filmes famosos e um vídeo com depoimentos de Zé Celso, Ítala, Borghi e Marília de Andrade sobre a primeira montagem da peça de mesmo nome, em 1967. 

book publication text newspaper
page text
page text book publication
Coluna 3 Linhas 4 Verdades de Oswald Jornal da Manhã SP Acervo CEDAE Unicamp, Trecho Manuscrito Memórias Sentimentais de João Miramar Acervo CEDAE Unicamp e Trecho Palestra Novas Dimensões da Poesia no Masp Acervo CEDAE Unicamp - Fotos: Divulgação.

Por fim, a Ocupação Oswald de Andrade também pode ser conhecida on-line, no site itaucultural.org.br/ocupacao, com conteúdo inédito, entre entrevistas exclusivas com a filha Marília, os biógrafos Lira Neto e Maria Augusta Fonseca, o ator Renato Borghi e a atriz Ítala Nandi, textos de referência sobre o autor e outros materiais que complementam a Ocupação. 

advertisement poster baby person text face head newspaper business card paper
Panfleto Candidatura de Oswald para DepFederal pelo PRT 1950 Acervo CEDAE Unicamp - Foto: Divulgação.

Tags

Posts recomendados