Helen Mirren fará homenagem à rainha Elizabeth II no BAFTA 2023
Helen Mirren interpretou a monarca no filme "A Rainha" (2006)
Por aqui já estamos animados para o BAFTA 2023, premiação que destaca as melhores contribuições britânicas e internacionais para as artes cinematográficas. Mas o motivo da empolgação, é a presença mais que confirmada de Kate Middleton e príncipe William no tapete vermelho - e esse ano há uma razão ainda mais especial para a participação da realeza: Helen Mirren fará uma homenagem à rainha Elizabeth II.
A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas anunciou que a atriz, que interpretou a famosa monarca no filme de 2006 "A Rainha", fará uma "homenagem especial" à falecida realeza durante a cerimônia deste ano. Em um comunicado, a organização do prêmio escreveu: “A Rainha ocupa um lugar único na história do BAFTA, uma associação 50 anos de história. Através de seus vários patrocínios, a rainha era conhecida por seu apoio às indústrias criativas do Reino Unido.”
Nas últimas cinco décadas, o BAFTA manteve um relacionamento próximo com a família real, já que o monarca atuou como patrono da Royal Academy of Dramatic Arts, da Royal Variety Charity e do Cinema and Television Benevolent Fund. Ela até doou sua parte dos lucros do documentário da BBC de 1969, "Royal Family" à Society of Film and Television Arts, que foi a antecessora do BAFTA, a fim de ajudá-los a estabelecer uma sede..
Em 2003, Helen foi nomeada dama por seus serviços ao drama, o equivalente feminino a ser condecorada na Ordem Mais Excelente do Império Britânico. E em 2011, ela teve a oportunidade de conhecer a própria rainha Elizabeth durante uma recepção realizada no Palácio de Buckingham. Dois anos depois, a monarca recebeu seu próprio BAFTA. Sua longa história de apoio ao cinema e à televisão no Reino Unido foi celebrada com um Prêmio Especial honorário da Academia Britânica.