Ilha nos ambientes: versatilidade que faz a diferença
Muito usada em cozinhas, conceito de ilha também pode se expandir para outros cômodos. Inspire-se!
A decoração funciona como um meio de transmitir a si mesmo e aos seus convidados a sensação que você deseja sentir em casa. Não à toa, muitas pessoas acabam escolhendo suas cores favoritas para decorar a casa, ou mesmo escolhem cores de acordo com a psicologia para procurar a melhor maneira de decorar os ambientes de casa. Mas não é só a questão das cores que conta na hora de decorar: a questão do espaço e da disposição dos móveis também é extremamente importante.
Afinal, de nada adianta ter um ambiente belamente decorado, mas não conseguir transitar e efetuar as tarefas do dia a dia com facilidade, não é mesmo? Aí entra a relação entre o que é belo e o que é funcional, e as ilhas, na decoração, são totalmente capazes de unir os dois mundos.
Ilhas na decoração: como centralizar e tornar os espaços mais funcionais
Nos filmes americanos, não é incomum ver aquelas cozinhas amplas, com os móveis dispostos de forma a privilegiar o conforto da mobilidade. Isso dá mais sofisticação ao ambiente, pois mesmo os cômodos mais pequenos conseguem se tornar mais elegantes e, ao mesmo tempo, funcionais quando ganham uma ilha na sua decoração. Não é somente na cozinha que as ilhas podem ser aplicadas, apesar de ser o principal cômodo em que esse móvel de decoração é usado.
A ilha nada mais é do que uma bancada que fica posicionada no centro do ambiente (principalmente na cozinha), o que permite que outros pontos dos cômodos possam ser aproveitados para outras atividades. Dispor os móveis todos de um lado do cômodo pode reduzir a mobilidade do ambiente, principalmente quando há muitas pessoas. Além do mais, a decoração com ilha privilegia a sensação de espaço aberto e amplo, sendo possível visualizar outros cômodos.
Ilhas na cozinha
Afinal, nem sempre a cozinha é um dos maiores espaços da casa, e é totalmente possível decorá-la em formato de ilhas – e, aqui, é indicado o uso de fogões no estilo cooktop para serem colocados em bancadas para a economia de espaço e também para dar mais amplitude ao ambiente. Também vale usar um forno embutido, prateleiras e dispensers para pendurar xícaras e temperos.
O principal, no entanto, é usar uma bela bancada no centro da cozinha para dispor tudo o que você precisa unificado ali. Nos casos de cozinhas mais compactas, vale a pena apostar em peças de cerâmica, pois elas dão um toque especial ao ambiente, funcionando quase como enfeites. Também vale decorar o ambiente com frutas para dar mais cor ao cômodo.
Outro ponto relevante é que a ilha ajuda a integrar outros ambientes à cozinha, como as varandas e os terraços, além das salas de jantar e de estar. Isso vale principalmente para as casas que têm a cozinha e as salas integradas, com poucas divisórias de parede para separar os ambientes. A ilha ajuda a deixar você preparando uma refeição enquanto conversa com a família ou com os amigos que estão na sala, por exemplo – na prática, isola menos a cozinha do restante da casa.
Como compor sua cozinha com a ilha
Um ponto muito positivo das ilhas é que elas combinam com basicamente qualquer acabamento na decoração. Sejam ilhas com bancadas de apoio para dispor os utensílios de cozinha, sejam ilhas com pia e fogão em formato de cooktop, o acabamento pode ser da sua escolha. Preferencialmente, escolha um material que seja mais durável e fácil de limpar, como mármore. Também vale usar madeira, cerâmicas e outras pedras para o móvel.
É necessário, também, dar uma atenção à conjunção decorativa da ilha com o restante do ambiente, principalmente em relação ao piso e à parede. Se você prefere ambientes com tons mais naturais, o ideal é usar o piso vinílico para compor o ambiente amadeirado e/ou mais rústico. Já se você prefere algo mais clean vale usar pisos de cerâmica em tons mais claros, como off-white, cinza claro ou mesmo azul clarinho – neste caso, prefira ilhas com tons que deem destaque ao ambiente.
Os tons de cinza e madeira mais claros, é importante ressaltar, dão um ar de modernidade ao ambiente. E se você optar por ilhas com pontas mais arredondadas, garante o estilo moderno no ambiente!
Ilha no quarto: possíveis tendências para o futuro
Algumas pautas no mundo da decoração têm trazido à tona a possibilidade de implementar ilhas em outros cômodos, e o quarto é um deles. Nesse caso, a ilha não seria um cômodo como na cozinha (em que é a peça principal para este tipo de cômodo), mas, sim, implementar a cama como a ilha do cômodo – é a “cama ilha”, como é chamada entre os designers de interiores.
Aqui, o conceito de “ilha” se expande um pouco mais, pois torna-se ilha qualquer móvel que se dispõe centralizado no ambiente. No caso do quarto, a cama ganha uma cabeceira bem alta por trás dela, ganhando uma penteadeira ou uma escrivaninha simples para home office. Isso ajuda a aproveitar melhor o ambiente do cômodo, não dispor os móveis espalhados pelo quarto e ainda torna-o muito mais funcional.