Cultura

Cristaleira: móvel clássico faz toda a diferença no ambiente

Confira inspirações que farão você se apaixonar pela clássica - ou nem tão clássica assim - cristaleira!

furniture cabinet shelf china cabinet
Foto: Reprodução/Instagram @domainelayne

Você já reparou que alguns móveis que eram usados antigamente têm voltado à tona na moda da atualidade? É o caso do buffet, por exemplo, que é um móvel muito útil para guardar louças, talheres e até panelas, e também da cristaleira, que guarda e expõe as louças (sobretudo, copos e taças) e os cristais. Esta última, em especial, tem chamado bastante a atenção dos designers de interiores na hora de decorar apartamentos modernos, pois as cristaleiras têm a capacidade de embelezar ainda mais a decoração. Isso porque a cristaleira, por si só, já é um móvel envidraçado, o que traz um ar de luxo e elegância ao ambiente.

Foto: Reprodução/Instagram @vigilar_moveis

História da Cristaleira

Por ser um móvel muito elegante e sofisticado, a história da cristaleira não poderia ser diferente: veio da alta realeza da Inglaterra no século XVII, que era liderada pela rainha Mary. A Rainha sentia uma paixão imensa por louças, e gostaria de expor as suas porcelanas de cor azul e branco, em homenagem ao seu país de origem (Holanda), no castelo. Por isso, pediu para que artesãos construíssem a peça, que tem a função de expor, armazenar e, por consequência, também decorar. 

Logo que foi adotada na realeza britânica, a cristaleira se popularizou, e passou a significar luxo, poder e riqueza na Europa, nos Estados Unidos e também no Brasil, já que a corte portuguesa importou a peça no país.

Foto: Reprodução/Instagram @thesmallbigflip

Com o passar do tempo, porém, a cristaleira passou a ser um móvel quase que obsoleto, já que não há mais tantos cristais para se guardar, além de o móvel em seu modelo clássico ocupar muito espaço, o que atrapalhava o conceito de manter espaços mais amplos e sem obstrução de visão. 

Nos últimos anos, a cristaleira tem voltado à tona ao gosto dos designers de interiores, principalmente os que focam seus trabalhos para tornar um local mais luxuoso e sofisticado. Com novas maneiras de desenhar uma cristaleira, tornou-se mais fácil planejá-la em uma decoração mais clean e muito chique!

Foto: Reprodução/Instagram @onlyinteriores

A cristaleira hoje: torne seus ambientes ainda mais elegantes 

Se você não tem cristais para fazer jus ao nome do móvel e guardá-los na cristaleira, não se preocupe! A cristaleira, hoje, é muito mais versátil, e pode ser usada para guardar desde as louças simples do dia a dia até servir como uma espécie de estante para guardar livros, bibelôs, lembranças de viagens, presentes, miniaturas, etc. Há quem utilize a cristaleira também para armazenar sapatos! Fato é que a cristaleira é muito útil, além de ter a capacidade de seduzir quem visita o ambiente. A ideia é que você possa armazenar nela o que você deseja expor ao seu visitante, de uma maneira que o móvel consiga contar um pouco da história daquela casa ou daquela família para quem bate os olhos pela primeira vez no móvel. 

Nas decorações atuais, ela é muito usada como peça fundamental de espaços gourmet, cozinha e salas de jantar. Como ressalta Antônio Machado, que é designer de interiores, “(...) gosto da cristaleira para uso prático, e não como enfeite”. Já a arquiteta Gisele Benícia traz uma tendência interessante para os amantes de vinho: a possibilidade de usar a cristaleira para guardar vinhos da maneira tradicional, sem as adegas climatizadas. 

Foto: Reprodução/Instagram @oka.arquitetura/@marianammaran

Escolhendo a cristaleira para a sua casa

Para ressaltar a presença da cristaleira no ambiente, é importante dar uma cor de destaque a ela, ou decorá-la internamente com luzes de LED coloridas, como o projeto da designer Morgana Medeiros; ou ainda comprar uma cristaleira totalmente em vidro, com decoração interna de luzes de LED. O tamanho da cristaleira também importa para a sua utilidade e a sua combinação com o ambiente: o que você pretende guardar e expor às suas visitas? Onde você pretende encaixar a cristaleira em casa? 

Foto: Reprodução/Instagram @morganamedeirosdesign

Existem alguns modelos mais compactos que mantêm a elegância da cristaleira, sem deixar de lado o espaço do ambiente, e há também uma maneira ótima de unir a cristaleira com os armários da cozinha, de maneira que dê a impressão de continuidade no ambiente – esses costumam ser mais modernos, com um design mais trabalhado e pensado em projetos para interiores. Mas, se você pretende ter uma cristaleira para exibir um ar mais sofisticado logo na sala de estar, são várias as opções de modelos; tudo dependerá do que você pretende armazenar no móvel, e qual o espaço que você tem reservado para ele. As opções de cristaleiras com detalhes em vidro ou ferro são uma ótima opção.

Foto: Reprodução/Instagram @carolfontesarquitetura

Agora, se você tem a intenção de uma decoração mais vintage, as versões clássicas da cristaleira são uma ótima opção – também é possível encomendá-las para móveis planejados, ou até mesmo encontrá-las nos móveis de casas que vão para leilão de imóveis, pois os modelos clássicos eram muito utilizados nas casas brasileiras do século XX. E sempre é possível pedir para um artesão, assim como a rainha Mary fez no passado.

Foto: Reprodução/Instagram @thegildedsparrow
Foto: Reprodução/Instagram @inspiracaoedecoracao

Tags

Posts recomendados