Os Jaguares tomaram conta da cidade de Nova York
Iniciativa brasileira busca trazer visibilidade e conscientização para a conservação dos jaguares
Mais do que a NYFW e a Assembleia Geral da ONU, o início do outono em Nova York foi marcado pela presença da Jaguar Parade, uma iniciativa brasileira para trazer visibilidade e conscientização para a conservação da espécie. Onde menos se esperava, lá estavam os jaguares pintados por alguns dos mais renomados artistas da atualidade. Cada um do seu jeito e em seu lugar.
O projeto é idealizado pela Artery, uma empresa social que busca através de exposições públicas de arte, arrecadar fundos para ONGs dedicadas a causas importantes como esta. Ao público geral, um resultado divertido ao transformar espaços conhecidos com a presença de obras que são, de certa forma, interativas sem a distância que um museu ou galeria tradicional causa.
A Jaguar Parade teve sua primeira edição em 2019, em São Paulo, e foi considerada a maior exposição ao ar livre já feita. Por isso, nada mais justo do que trazer uma edição a uma das capitais artísticas do mundo, Nova York.
E, pode-se dizer que em sua primeira edição na cidade que nunca dorme, a exposição chegou chegando. Já no evento de lançamento na Tavern of The Green, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, obras de Eduardo Kobra, Alex Korolkovas, Cintia Abravanel, Gabriela Gil, Pedro Silva, Carol Wang e Tricia Paoluccio (que já até colaborou com Oscar de La Renta e Taylor Swift para um look) puderam ser vistas de lado a lado antes de serem espalhadas pela cidade.
Por quase dois meses, seja no meio do Central Park, em prédios icônicos da cidade ou até mesmo no World Trade Center, não há um morador ou turista que não se deparou com os animais decorados.
Para as próximas edições, é provável que a Jaguar Parade fique ainda maiorm contando com o apoio de organizações extremamente respeitadas no mundo todo como United Nations Environment Programme (UNEP), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), Wildlife Conservation Society (WCS), Panthera, World Wildlife Fund (WWF) e The Lion’s Share. As próximas cidades candidatas a receber a Jaguar Parade são Miami, Washington e Austin.