Jaguar: os memoráveis carros esportivos da montadora
Em 1945, pela primeira vez era visto o ornamento em forma de gato saltando no capô da Jaguar: a marca registrada da empresa. Em 2021, o icônico modelo Jaguar E-Type completa seu 60° aniversário e evoca o legado da montadora ao longo dos anos. É provável que, à medida que os trens de força elétrica se tornam proeminentes, a próxima geração de carros esportivos Jaguar já não tenha nenhum motor convencional. Diante desse iminente fim de uma era e do início de outra – na qual os Jaguares não rugirão mais – cabe relembrar os modelos que marcaram história:
1 - SS Jaguar 100: Os apaixonados pela marca podem considerar que esse foi o primeiro carro original da empresa. Lançado em 1935, teve de abandonar o apelido SS – Swallow Sidecar – após o fim da Segunda Guerra, devido à associação com os nazistas. O visual clássico, com capô que se estendia e portas e faróis cromados, foi projetado por Sir William Lyons. O modelo, que chegava à marca de mais de 250km/h, era o carro britânico mais barato a conseguir alcançar essa velocidade. O SS Jaguar 100 sintetiza o ideal de carro esportivo britânico de 1930.
2 - XK120 : Chegou aos EUA no final de 1949. Com carroceria de alumínio, o roadster era adornado por curvas cuidadosamente planejadas e linhas inspiradas no BMW 328 Mille Miglia. Marcou sua geração sendo o carro de produção mais rápido do mundo na época, com velocidade máxima de pouco mais de 190km/h, com motor de 3,4 litros. O dono do primeiro exemplar foi ninguém menos que o astro hollywoodiano Clark Gable. Foi lançado por US$3495.
3 - Jaguar E-type: O modelo foi considerado o mais bonito do mundo por diversas vezes. Com velocidade máxima superior a 240km/h, marcou a década de 60, com sua beleza notável sob qualquer ângulo. Seguiu como favorito da marca até 1975, quando o XJ-S veio para substituí-lo.
4 - XJ-S: Inicialmente foi bastante criticado pela imprensa automobilística, por não possuir design tão atrativo quanto o do E-type. Conquistou fãs, entretanto, por seu motor V-12 de 5,2 litros, que lhe garantiu melhor desempenho. Sua produção durou por 21 anos – marca impressionante.
5 - XK8: O modelo veio para substituir o XJ-S em 1996 e foi disponibilizado como um cupê ou conversível. Apesar de bem recebido pelo mercado, ainda não superava os melhores modelos da Porshe e da Mercedes. O modelo atualizado em 2006 trouxe melhorias significativas e maior atratividade. O encerramento da produção em 2014 causou estranhamento aos fãs do XK8.
5 - F-type: O atual modelo da Jaguar proporciona aos motoristas a combinação entre um excelente desempenho e uma aparência incrível, com uma experiência automobilística notável.