Fashion Week

A história pouco contada da New York Fashion Week

A Semana de Moda de Nova York começa na próxima sexta-feira, 06 de setembro
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Falta uma semana para o início do aguardado mês da moda, quando grandes capitais como Nova York, Londres, Milão e Paris recebem os shows das maiores grifes do globo. A primeira do calendário, Nova York abre a série de desfiles sendo uma referência de uma moda mais comercial e global, trazendo sempre novos talentos e reforçando nomes como Oscar de La Renta e Marc Jacobs. 

 

Mas, ao pensar na New York Fashion Week como a referência que é hoje, mal consegue imaginar toda a história por trás dela. Por exemplo, você sabia que ela começou durante a Segunda Guerra Mundial? Senta que lá vem a história!! 

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Vestido de festa criado por Jo Copeland para Patullo Modes na primeira New York Fashion Week em 1943 (Foto: Getty Images)

Tudo começou com Eleanor Lambert, que em 1939 criou o New York Dress Institute, primeira organização a promover a moda nos Estados Unidos. Em seguida, em 1941, ela criou o American Fashion Critics Awards, para reconhecer os esforços dos designers do país. Finalmente, em 1943, aconteceu a Fashion Press Week, uma semana de moda feita para a imprensa nos moldes do que hoje é a NYFW.

 

Antes da guerra, o centro fashion era Paris e terminava que tudo que a capital francesa ditava, o resto do mundo abraçava e copiava. Mas, enquanto a cidade ainda estava sob a ocupação alemã foi o momento perfeito para que Nova York pudesse ganhar novos olhares. A ideia era básica: unir a imprensa, tanto nova iorquina quanto de fora, no Plaza Hotel. Os compradores não eram convidados, tendo que organizar visitas separadas nos showrooms. Neste evento nomes como Claire McCardell, Hattie Carnegie e Norman Norell passaram a ser finalmente reconhecidos por grandes revistas. 

 

Em 1945, Ruth Finley passou a organizar o calendário da semana, com o intuito de não haver choques de horário e que os espectadores pudessem aproveitar de tudo, de forma mais organizada. Ela foi a responsável por este papel por quase 70 anos.

 

Com o tempo, a semana ganhou destaque e novos nomes começaram a ingressar no calendário. Isso resultou no fato de que cada designer passou a escolher o lugar ideal para o seu próprio desfile. 

 

Em 1962 Eleanor Lambert ajudou a fundar o CFDA, com o intuito de reconhecer a indústria de moda americana a nível cultural, social e econômico.

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Cindy Crawford na passarela da Ralph Lauren na NYFW de 1991 (Foto: Getty Images)

No início da década de 90 surgiu uma grande exaustão dos jornalistas que, tinham que correr aos quatro cantos da cidade para poder acompanhar os desfiles, que por sua vez, tinham muitos imprevistos. Em 1991, parte do teto desabou durante o show de Michael Kors e esta foi a gota d’água. Assim, Fern Mallis que na época era o diretor da CFDA resolveu unir novamente a localização dos desfiles, escolhendo o Bryant Park para acomodar a maioria dos shows. 

 

Em 2001, outro marco: pela primeira vez os desfiles foram cancelados devido aos atentados de 11 de setembro. Os anos seguintes foram marcados por grandes avanços, e uma série de novos designers emergentes, incluindo Rodarte, Thakoon, Jason Wu, Prabal Gurung, e Alexander Wang.

 

A explosão global do street style e dos blogs também mudou profundamente a natureza da Fashion Week, assim como sua forma de ser transmitida e veiculada. 

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(Foto: Reprodução/Instagram @nyfw)

Nessa temporada, Tom Ford, que assumiu este ano como o novo chairman do CFDA, anunciou que a NYFW terá apenas 5 dias e 5 noites, encurtando o calendário que anteriormente contava com 7 dias e 8 noites. O motivo seria para se encaixar no modelo das outras semanas internacionais, que no geral duram em torno de 5 dias. Assim, uma semana mais compacta permite que os veículos de imprensa e compradores consigam estar presente em todos os eventos do lineup. A NYFW segue com um endereço fixo, o Spring Studios, mas cada vez mais designers estão mudando para desfiles externos e locações próprias.

 

Ansiosos? Acompanhem a cobertura completa no site e redes sociais da L’Officiel Brasil.

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(Foto: Reprodução/Instagram @nyfw)
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(Foto: Reprodução/Instagram @nyfw)
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(Foto: Reprodução/Instagram @nyfw)

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