Cultura

Peach Fuzz: como usar a cor do ano na decoração?

De paredes a objetos de decoração, veja várias formas elegantes e criativas de utilizar a Peach Fuzz no design de interiores!

furniture indoors room walk-in closet closet dressing room
(Créditos: instagram reprodução/ @laclosetdesign)

A decoração, se bem planejada, pode ser simples, mas com pequenos ajustes que fazem toda a diferença no visual final. Por isso, investir em plantas, pinturas, quadros, objetos decorativos e cores certas é uma ótima opção para trazer aconchego e elegância para o ambiente - e é um fato: as cores são as aliadas perfeitas do design de interiores, uma vez que permitem brincar com a composição e com os elementos do lugar.

Desde 1999, a Pantone — empresa que desenvolve sistemas codificados de cores — faz uma pesquisa sobre as tendências mundiais e escolhe, por meio de diversos critérios, a cor de destaque anual. Em 2024, a escolhida foi a Peach Fuzz que, traduzida do inglês, significa “penugem de pêssego”. Entre o rosa e o laranja, a tonalidade pode ser utilizada em diversas  áreas diferentes, da têxtil à arquitetura. 

Quando falamos sobre decoração, a Peach Fuzz traz elegância e leveza ao ambiente, sensação de suavidade e boa receptividade. Pensando nisso, separamos algumas ideias e dicas para você ser ainda mais assertiva com a cor em sua casa:

Combine com outras cores

Devido a sua versatilidade, a Peach Fuzz pode ser combinada com diversas cores e, junto delas, compor um visual harmônico e agradável. Uma das opções é combiná-la com tons neutros, como branco, cinza e bege. Dessa forma, ela se destaca sem pesar o ambiente.

Uma ótima alternativa é complementá-la com outras cores terrosas, como marrom e verde, visto que, somadas a outros elementos, como plantas e objetos de madeira, trazem uma sensação mais natural ao ambiente. Se combinada com azul-marinho e outras cores mais fechadas, a Peach Fuzz compõe uma estética profunda e elegante.

(Créditos: instagram reprodução/ @badpunkt.de)

Após selecionar suas as cores favoritas, o próximo passo é pensar em como decorar. A pintura setorizada é uma forma interessante de customizar e, ao mesmo tempo, super prática: você escolhe quais áreas deseja pintar e dar destaque.

Por exemplo, se o espaço for composto por salas conjugadas, é possível fazer a pintura em uma das paredes ou no teto, ousando nas formas e combinações, deixando o ambiente personalizado com um toque de excentricidade.

Aposte em texturas e estampas diferentes



Estampas e texturas combinam bastante com a cor de 2024, uma vez que se encaixam como complementos interessantes. Estampas geométricas, por exemplo, formam um bom contraste com a Peach Fuzz, e podem ser utilizadas em diferentes contextos, como pinturas e papéis de parede ou estampas em elementos como almofadas, tecidos e tapetes. Nada monótono!

(Créditos: instagram reprodução/ @maisonsdumonde)

Utilize a cor em elementos



Se sua preferência é mais discreta, uma opção simples e elegante, é apostar na cor pêssego em objetos decorativos, como vasos, almofadas e quadros.

No caso dos quadros, você pode optar por uma moldura Peach Fuzz e enquadrar uma imagem/foto que goste. Mas, lembre-se: é importante prender bem o quadro na parede para não ocorrer acidentes, o ideal é utilizar uma
parafusadeira e manuseá-la com cautela. 

(Créditos: instagram reprodução/ @ondo.com.br)

Estilo retrô e vintage

A nostalgia está em alta em 2024 e a cor Peach Fuzz é uma ótima aliada para a estética retrô, principalmente na decoração de interiores. Isso porque, são utilizados móveis antigos, rústicos e em madeira, que formam um belo contraste com cores que se destacam, como azul-marinho, verde-oliva e pêssego. Para complementar, invista em móveis que ornam com o modelo rústico, como mesinhas, bancos e cadeiras de madeira. 

(Créditos: instagram reprodução/ @almadeluce_interiors)

Iluminação

A iluminação faz toda a diferença no ambiente: aproveitar a luz natural é uma forma de aumentar a vivacidade do espaço e torná-lo mais harmônico. Mas a iluminação artificial também pode ser bastante útil dependendo do ambiente que se deseja construir. Por exemplo, se for um espaço com cores, a iluminação pode contribuir no destaque a essas tonalidades, dependendo do design em que estão inseridas. 

(Créditos: instagram reprodução/ @maisonsdumonde)

Paisagismo 

Outra forma de apostar na cor pêssego é por meio das flores que, além de perfumarem o ambiente, têm uma beleza exuberante. Apesar de Peach Fuzz ser uma cor muito específica, ela pode ser encontrada na natureza em tons semelhantes, mais próximos do rosa ou do alaranjado, como a calêndula. 

Essa flor, além de muito bonita, não necessita de muitos cuidados para sobreviver, apenas precisa ser regada com regularidade, estar exposta ao sol e, ainda, é um repelente natural contra os insetos. Por isso, utilizar plantas na decoração é bastante funcional, e traz um aspecto aconchegante e “quente” para o ambiente, incrementando na decoração. 

Além das calêndulas, uma flor muito famosa que pode ser encontrada na cor pêssego é a rosa. Isso porque, apesar das mais requisitadas serem as rosas-vermelhas, existem rosas de várias tonalidades, que podem ser utilizadas de diversas maneiras e compor perfeitamente a estética.

O lírio em tons de pêssego é uma das flores que faz mais sucesso nas floriculturas e também pode ser um grande aliado à decoração Peach Fuzz. Além de aspirar doçura e beleza, a flor é símbolo de pureza e renovação e, por isso, trazê-la para casa é uma ótima escolha para deixá-la mais bonita, ventilada e harmônica.

Mas, se quiser mesmo entrar nessa estética decorativa, uma sugestão é montar um jardim apenas com flores de cor pêssego e, para isso, existem diversas opções além das que citamos, como tulipas, dálias e peônias.

(Créditos: instagram reprodução/ @eandainteriors)

Tags

Posts recomendados