Tendências de arquitetura e design para a sua casa em 2024
Sustentabilidade, minimalismo e estilo vintage serão decorações muito presentes nas tendências de arquitetura e design no próximo ano. Confira!
Nosso lar é o lugar onde mais precisamos nos sentir bem e confortáveis, pois é o ambiente em que descansamos após um longo dia de trabalho, realizamos nossas tarefas básicas, recebemos e cuidamos de quem amamos. Sendo assim, investir em objetos de decoração que o tornem mais harmônico e aconchegante é uma boa recomendação para preservar as energias de um lugar tão especial quanto nossa casa.
A decoração, se bem planejada, pode ser bem simples e econômica, e uma reorganização dos móveis pode fazer toda a diferença no visual, além de permitir aproveitar mais o espaço e inovar de diferentes maneiras. Plantas, objetos de madeira, pinturas, quadros e vasos, por exemplo, também são ótimas opções para compor a estética de sua casa de forma leve e harmônica.
Mas certas tendências vão se destacar neste ano. Separamos algumas delas para te ajudar a deixar sua casa no seu estilo:
- Sustentabilidade
Um tema muito importante que vem crescendo e sendo cada vez mais presente nas construções é a sustentabilidade, que consiste na capacidade de usar os recursos naturais, de forma consciente, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. À medida que a consciência ambiental cresce, os designers também são positivamente impactados e, cada vez mais, estão comprometidos em criar espaços que sejam ecologicamente corretos.
E, em 2024, isso não será diferente: a adoção de materiais sustentáveis, como madeira de origem certificada, produtos reciclados e reutilização de móveis e objetos antigos, será marcante. Além disso, o conjunto desses materiais criou uma estética de reutilização de antiguidades e objetos do passado que está sendo muito utilizada, a vintage.
- Estilo retrô e vintage
A nostalgia estará em alta no ano de 2024, e isso se refletirá até na decoração de interiores. O vintage e o retrô, por exemplo, são estilos em que as décadas passadas, como as de 60, 70 e 80, são muito presentes, e, por isso, objetos antigos em madeira e em modelos mais rústicos fazem bastante sucesso nesses modelos de decoração. A ideia central é trazer elementos do passado e repaginá-los para combinar com as tendências contemporâneas, criando ambientes únicos, charmosos e cheios de personalidade.
Móveis e objetos antigos, como relógios, rádios, poltronas, mesas e cadeiras, geralmente, combinam muito bem nessa estética!
- Aposte no rústico
O estilo rústico é aquele que remete à ideia de casa de campo. Quando pensamos nele, lembramos de ambientes, paredes e móveis de madeira. Além disso, elementos naturais ganham bastante destaque nesse estilo, que, apesar de ter surgido na arquitetura há muitos séculos, é atemporal e utilizado nos modelos atuais de decoração. Se você for um amante de tranquilidade, quietude e desse estilo mais campestre, invista sem medo no rústico.
Dica: objetos de decoração, como cama em pallets, sofás espaçosos e redes, ficam um charme nesses ambientes, além de trazerem conforto e aconchego. Plantas penduradas e pinturas também são muito bem-vindas, trazem personalidade e uma “cara de lar”.
- Espaços multifuncionais
Muito comuns em arquiteturas modernas, os espaços multifuncionais são aqueles que aproveitam o ambiente não apenas com a função primária para a qual este foi projetado, mas também para usos adicionais. Esses cômodos, geralmente, são maiores e mais espaçosos, já que a ideia inicial é retirar as divisões tradicionais e deixá-los mais amplos e abertos.
Essa ideia da multifuncionalidade foi ótima para as famílias atuais, que, geralmente, não têm uma rede de apoio para ajudar na criação dos filhos e trabalham o dia inteiro fora de casa. Isso porque esse modelo facilita que os pais fiquem atentos às crianças, mesmo que estejam realizando tarefas distintas, como cozinhar enquanto os filhos assistem à TV. Por isso, um projeto muito utilizado é a cozinha conjugada com a copa e a sala, pois é bastante funcional para esta realidade, além de muito bonito.
- Minimalismo
Em 2024, o minimalismo chegará com um estilo mais acolhedor e aconchegante. Com texturas suaves, tons terrosos e móveis de linhas limpas, o foco será na serenidade e simplicidade. Presente na arquitetura desde a virada do século XX para o XXI, a decoração minimalista tem como principal premissa o “menos é mais”.
Neste estilo, os excessos são dispensados e abrem espaço para ambientes claros, limpos e modernos, ideais para quem quer decorar a casa com modernidade e elegância. Tons sóbrios, como cinza, branco, preto e bege, são muito frequentes nessa decoração, além de peças metálicas.
Resumidamente, este estilo combina com poucas informações no ambiente, os objetos devem ser discretos, prezar pela funcionalidade e, de preferência, ser do mesmo tom para evitar uma confusão visual. Janelas grandes e espelhos também são muito bem-vindos nesse estilo, já que dão a sensação de espaço aberto e arejado ao ambiente, assim como uma iluminação natural.
- Natureza indoor
Natureza e urbanização é uma combinação que a moda decorativa adorou, e, em 2024, não vai ser diferente. Essa tendência permite diferentes estéticas, como jardins internos, paredes verdes e uso de elementos de design inspirados na flora e na fauna; por isso, plantas suspensas, como samambaias, claraboias e jardins de inverno estarão muito presentes nesse ano.
Além disso, uma vantagem de ter a presença da natureza em casa é que, depois de um dia corrido e estressante, respirar o ar fresco proveniente das plantas traz diversos benefícios à saúde mental e ao bem-estar físico, além de tranquilizar as emoções. Afinal, as plantas têm a capacidade de purificar e umedecer o ar, além de reduzir a ansiedade, o estresse e ajudar até no sono.
- Cores vibrantes
Apesar de as cores sóbrias serem muito utilizadas no minimalismo, 2024 também terá bastante presença das cores vibrantes. A paleta de cores será repleta de tons vivos e saturados, desde azuis profundos e vermelhos ardentes até amarelos ensolarados e verdes exuberantes. Essas cores serão usadas não apenas em detalhes, mas também em móveis e paredes, adicionando energia e vitalidade aos espaços.
E uma vantagem das cores vivas é que elas não se limitam ao ambiente interno da casa: também ficam ótimas na área externa. Isso é ótimo para personalizar o espaço do jeito que você mais gosta. O amarelo, por exemplo, fica lindo na área de churrasco, e, nesse caso, você pode brincar bastante com as tonalidades e investir até em um piso para piscina do seu estilo!
- Opte por texturas e materiais diversos
Os materiais orgânicos e artesanais também terão destaque em 2024. Móveis e objetos feitos à mão, como cerâmica, têxteis naturais e móveis de madeira, serão muito presentes, o que é uma vantagem às pessoas que gostam de trazer um toque de personalidade à casa. Além disso, essa mistura de materiais favorece o ecletismo moderno, que consiste em reunir diferentes estilos em um único espaço, modelo que está cada vez mais em alta.