Cultura

Decoração campestre: 7 dicas para adequar sua casa ao estilo

Saiba mais sobre a decoração campestre. Um estilo atemporal, que traz tranquilidade e conforto para a sua casa!

indoors interior design wood panels home decor
Créditos: Instagram @cin_arquitetura

De acordo com os dados do levantamento “World Mental Health Day 2023”, os brasileiros em geral se sentem mais estressados que a média global das nações pesquisadas. Tal resultado é devido a diversos fatores: sobrecarga emocional e/ou física, excesso de trabalho e responsabilidades, preocupação financeira, familiar, etc. 


Por isso, principalmente depois da pandemia, em que grande parte da população aderiu ao método do trabalho home office, as pessoas começaram a investir mais no conforto de seu lar. Além disso, a casa é o lugar de descanso, de realizar tarefas básicas, receber pessoas e cuidar de quem se ama. Dito isso, investir em objetos de decoração que a tornem harmônica e aconchegante é uma boa recomendação para preservar as energias deste lugar tão especial. 

Créditos: Instagram @cin_arquitetura

O estilo “casa de campo”, por exemplo, é um dos mais intimistas, confortáveis e acolhedores, uma vez que, geralmente, conta com redes, sofás e um espaço verde para descansar e repor as energias. Além disso, essa estética possibilita uma decoração simples e econômica; por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a decorar seu ambiente.

  • Aposte no rústico

Quando pensamos em casa de campo, automaticamente lembramos de ambientes e móveis de madeira, material que remete à ideia de natureza. Utilizar mobílias como mesinhas de cabeceira, mesas de jantar, bancos, cadeiras de balanço, camas e guarda-roupas em madeira compõem um lugar supercampestre e aconchegante. Além disso, decks ou pisos que imitam madeira são ótimas opções para criar um contexto confortável e gostoso.

Créditos: Instagram @cin_arquitetura
  • Iluminação

A iluminação faz toda a diferença no ambiente: aproveitar a luz natural é uma das formas de aumentar o bem-estar nos espaços. Em casas de campo, o ideal é ter janelas e portas largas, que permitam a entrada da luz do sol, visto que isso ajuda a clarear os cômodos. Lâmpadas amarelas e luminárias, que proporcionam uma iluminação indireta, também são ótimas para criar uma luminosidade ambiente e aconchegante.

Créditos: Instagram @cin_arquitetura

Também é importante planejar pontos de iluminação estratégicos, em que seja possível aproveitar o máximo de luz natural. As lareiras, por exemplo, são grandes aliadas para iluminar, aquecer e dar um toque de charme e elegância para a decoração do ambiente. Neste contexto, um profissional formado no curso de design de interiores pode ser muito útil tanto no planejamento das luzes quanto na composição do design em geral. 

  • Crie ambientes naturais

Nada mais campestre que elementos verdes da natureza. Apostar em arborizações e jardins - no espaço interno ou externo da casa - é uma ótima dica para criar um ambiente aconchegante e rústico. Além disso, nas varandas típicas de casas de campo, é interessante apostar em vasos de plantas e suportes suspensos com samambaias, por exemplo, visto que ornam perfeitamente com esse tipo de ambiente e formam as famosas claraboias. 

Créditos: Instagram @nossoquintau
Créditos: Instagram @arquitetamayanavaz
  • Invista em objetos

Alguns objetos são característicos da decoração de campo e, por isso, são muito bem-vindos se sua intenção é realmente incorporar o clima campestre. Redes de descanso, balanços de madeira, tapetes na entrada, cristaleiras e fogão à lenha são alguns deles. Além disso, plantas e artesanatos são peças indispensáveis para esse estilo de moradia.

  • Aproveite a estrutura da casa

Um ponto importante para decorar uma casa de campo é avaliar a estrutura da casa, uma vez que, se tiver paredes de pedra, tijolos e madeira, é possível que você consiga aproveitá-las e deixá-las expostas. A tendência de deixar esses materiais à mostra é muito comum no estilo campestre, visto que dá uma ideia de rústico e de material “bruto”. Além disso, intercalar essas paredes com outros tipos de materiais, como o vidro, é um charme!

Créditos: Instagram @poshwoodpanels
  • Aposte em cores

Cores em tecidos, colchas e objetos são muito comuns em casas do campo. Geralmente, os tons terrosos ornam perfeitamente nesse contexto, uma vez que estão presentes em materiais como madeira e couro, típicos do estilo rústico. Bege, verde militar e magenta também são muito bem-vindos para combinar com toda a estética. 

  • Estilo industrial

Outro tipo de estilo de decoração de casa de campo é o industrial. Caracterizado pela valorização de objetos rudimentares, esse estilo surgiu por volta dos anos 70, na cidade de Nova Iorque, e tinha como finalidade transformar espaços amplos, como antigas indústrias - por isso o nome -, em residências espaçosas. 

A decoração industrial remete à ideia de paredes de tijolos ou texturizadas, cimento queimado, tubulações, vigas e reaproveitamento de materiais. Esse design se contrapõe à decoração clássica e delicada e investe em grandes ambientes integrados, que prezam pela otimização dos espaços e são associados a uma estética moderna e urbana. 

Créditos: Instagram @home_style_glasgow

Tons sóbrios como cinza, preto e branco compõem a paleta desse tipo de decoração, além, é claro, dos acabamentos metalizados tão presentes nessa estética. O vermelho e o amarelo também têm seus pontos de aparição, já que são cores que contrapõem perfeitamente com o cinza. Mas lembre-se de moderar nas cores e nos objetos para o ambiente não ficar sobrecarregado. 

Além dessas características, o estilo industrial é marcado por móveis antigos, como mesas de madeira rústica, estantes em madeira de demolição, camas com base de pallets, etc. Mas, em contrapartida, tem a presença de eletrodomésticos modernos, em cores foscas e em aço inox, para dar um contraste perfeito e moderno. Caixas de madeira e espelhos com suporte redondo também são muito comuns nesse estilo, que se entrelaça e integra também com o rústico.

Créditos: Instagram @la_grange_du_vignoble

Ah, e uma dica extra: abuse da informalidade e não fique preocupado em expor jarras de vidro, louças antigas, colheres de pau, raladores de legumes, peças artesanais e utensílios domésticos em geral. Nesse contexto, esse ar de imprevisibilidade cai muito bem!

Esperamos que nossas sugestões te ajudem a deixar sua casa do jeito que você mais gosta!

Tags

Posts recomendados