Cultura

Schiaparelli ganha retrospectiva em museu de Paris

Elsa Schiaparelli ficou conhecida por popularizar o rosa choque e levar o surrealismo para roupas e acessórios

Elsa Schiaparelli (Foto: Getty Images)
Elsa Schiaparelli (Foto: Getty Images)

O rosa-choque nada seria sem Schiaparelli. A estilista, que batizou e popularizou a cor, ficou conhecida por levar o surrealismo para roupas e acessórios no mundo da moda. O que Elsa Schiaparelli tocava, tornava-se obra de arte. E o Musée des Arts Décoratifs de Paris sabe muito bem disso. Não à toa, o local apresenta nesta temporada uma retrospectiva do legado de Elsa. 

Intitulado "Schocking: The Surreal World of Elsa Schiaparelli", a exposição apresentará as criações da estilista ao lado de obras assinadas por Salvador Dalí, Jean-Michel Frank, Meret Oppenheim e Alberto Giacometti. Também terá esboços originais da vasta coleção doada por Schiaparelli à União Francesa de Costumes, que é mantida pelo museu.

(Foto: Valérie Belin/Divulgação MADParis)

Os visitantes poderão (re) descobrir o designer visionário da estilista por meio das ligações das peças com o mundo da arte. Vestidos de noite, roupas casuais e elegantes, jóias, acessórios e perfumes darão aos presentes a extensão do talento e da obra de Elsa Schiaparelli.

“No mundo moderno de hoje, que vê uma ligação direta óbvia entre moda e arte, Elsa Schiaparelli, uma costureira autodenominada ‘inspirada’, aparece agora mais do que nunca como uma mulher do nosso tempo”, disse o Musée des Arts Décoratifs em comunicado.

“Durante duas décadas, Elsa Schiaparelli viveu e respirou a moda de vanguarda, usando-a como campo de jogo para reinventar a mulher e a feminilidade, o estilo e o espírito, com uma obra de vida que permanece surpreendentemente moderna. Ela encarnou a visão de uma Paris radiante e vibrante com curiosidade insaciável, deliciando-se com tudo o que era novo”, acrescentou.

Coleção Schiaparelli

E mesmo quase 70 anos depois, a grife Schiaparelli continua em alta. Atualmente com coleções assinadas pelo diretor artístico Daniel Roseberry, nomes como Cardi B e a primeira dama dos Estados Unidos, Jill Biden, já usaram designers que levam o nome da estilista. Apenas uma das inúmeras provas do legado de Elsa Schiaparelli no mundo da moda. 

A exposição acontece de 6 de julho a 22 de janeiro de 2023, em Paris, na França. 

person human clothing apparel fashion
person human clothing apparel fashion runway
crowd person human carnival
clothing apparel person human evening dress gown robe fashion runway dress
Desfile Schiaparelli (Foto: Divulgação)

Tags

Posts recomendados