Schiaparelli ganha retrospectiva em museu de Paris
Elsa Schiaparelli ficou conhecida por popularizar o rosa choque e levar o surrealismo para roupas e acessórios
O rosa-choque nada seria sem Schiaparelli. A estilista, que batizou e popularizou a cor, ficou conhecida por levar o surrealismo para roupas e acessórios no mundo da moda. O que Elsa Schiaparelli tocava, tornava-se obra de arte. E o Musée des Arts Décoratifs de Paris sabe muito bem disso. Não à toa, o local apresenta nesta temporada uma retrospectiva do legado de Elsa.
Intitulado "Schocking: The Surreal World of Elsa Schiaparelli", a exposição apresentará as criações da estilista ao lado de obras assinadas por Salvador Dalí, Jean-Michel Frank, Meret Oppenheim e Alberto Giacometti. Também terá esboços originais da vasta coleção doada por Schiaparelli à União Francesa de Costumes, que é mantida pelo museu.
Os visitantes poderão (re) descobrir o designer visionário da estilista por meio das ligações das peças com o mundo da arte. Vestidos de noite, roupas casuais e elegantes, jóias, acessórios e perfumes darão aos presentes a extensão do talento e da obra de Elsa Schiaparelli.
“No mundo moderno de hoje, que vê uma ligação direta óbvia entre moda e arte, Elsa Schiaparelli, uma costureira autodenominada ‘inspirada’, aparece agora mais do que nunca como uma mulher do nosso tempo”, disse o Musée des Arts Décoratifs em comunicado.
“Durante duas décadas, Elsa Schiaparelli viveu e respirou a moda de vanguarda, usando-a como campo de jogo para reinventar a mulher e a feminilidade, o estilo e o espírito, com uma obra de vida que permanece surpreendentemente moderna. Ela encarnou a visão de uma Paris radiante e vibrante com curiosidade insaciável, deliciando-se com tudo o que era novo”, acrescentou.
E mesmo quase 70 anos depois, a grife Schiaparelli continua em alta. Atualmente com coleções assinadas pelo diretor artístico Daniel Roseberry, nomes como Cardi B e a primeira dama dos Estados Unidos, Jill Biden, já usaram designers que levam o nome da estilista. Apenas uma das inúmeras provas do legado de Elsa Schiaparelli no mundo da moda.
A exposição acontece de 6 de julho a 22 de janeiro de 2023, em Paris, na França.