Cultura

SP-ARTE: Preparados para a semana mais cool e bela de são paulo?

O mês de Abril começa com o pé direito para a cidade de São Paulo que recebe o festival e feira de arte mais importante do país! Uma temporada para se inspirar, apaixonar e abastecer com muita beleza e cultura.
SP-ARTE
SP-ARTE

O mês de Abril enche São Paulo de arte e cor e isso porque a cidade recebe o maior festival da América Latina ligado ao tema durante toda a primeira semana do mês!

O próximo final de semana apresenta a feira de arte própriamente dita, onde o público consumidor tem acesso aos artistas, galerias e curadores dentro do pavilhão da Bienal de São Paulo em que todas as obras estão expostas. Mas antes disso, os apaixonados pela viagem sem volta que é a arte podem participar de inúmeras outras maneiras de tudo o que é proporcionado pelo festival. 

Nos dias 01/04 e 02/04, por exemplo, diversas galerias de São Paulo mantêm suas portas abertas em horários diferenciados, até bem mais tarde do que de costume, justamente com a intenção de permitir que mais pessoas tenham tempo para a visitação e “aquecimento” para o final de semana dos dias 05/04 e 06/04 da feira. Já no dia 03/04 ocorre um grande evento de lançamento e preview em geral para os colecionadores e profissionais do ramo.  

 

SP-ARTE
Reprodução @sparte
SP-ARTE
Beatriz Milhases em Honk Kong. Foto: Getty Images. (Imagem exemplo.)

Além das possibilidades ligadas diretamente ao festival, certos museus também abrirão suas exposições em horários diferenciados e especiais. A ideia é que durante toda uma semana as pessoas tenham acesso a milhares de artistas que apresentam ao público as suas obras nos mais variados formatos e espaços. Não são apenas quadros e fotografias, por exemplo, mas instalações, design de móveis, dentre outras formas exploradas nos ateliês, galerias, museus e, finalmente, na feira da Bienal. 

Este ano no pavilhão em si, inclusive, é inaugurado o setor "Open Space" com esculturas e instalações de artistas que se destacam por estes trabalhos e que convidam o público a interagir com suas obras. São ao todo 17 delas espalhadas pelo exterior do local.

Além disso, outra novidade que vem se aperfeiçoando ao longo dos últimos anos consiste na possibilidade de realização de visitas guiadas com profissionais do ramo da arte que podem ser "escolhidos" pelos visitantes a partir daquilo que desejam aprender e focar. A visão daquele profissional e os seus temas de pesquisa serão fundamentalmente aboradados e apresentados ao longo da visita.  

De acordo com a própria divulgação do evento: “Uma rica programação cultural acontece durante o Festival Internacional de Arte de São Paulo, que extrapola os muros do Pavilhão da Bienal e se espalha pela cidade. Aberturas de exposições, visitas a ateliês, conversas sobre arte, entre outras experiências imperdíveis aproximam o público de importantes profissionais da cena contemporânea.”. 

Se você tem interesse em entender mais sobre - principalmente - a arte brasileira nos dias atuais e até onde ela pode te levar, não fique de fora desta temporada imperdível. Busque mais informações sobre toda a programação do evento e embarque a sua maneira neste mundo tão fundamental e rico. 

É uma grande oportunidade de se interar, apaixonar e abastecer com cultura e beleza! 

SP-ARTE
Reprodução @sparte
SP-ARTE
Alguns exemplos do que pode ser encontrado por lá: Série "Ventos da África", Galeria Mario Cohen. Foto: divulgação.
SP-ARTE
Alguns exemplos do que pode ser encontrado por lá: Série "Ventos da África", Galeria Mario Cohen. Foto: divulgação.
SP-ARTE
Alguns exemplos do que pode ser encontrado por lá: Serie "Supernova", Sérgio Coimbra. Foto: divulgação.
SP-ARTE
Foto: Reprodução/Instagram @christianespangsberg.
SP-ARTE
Foto: Reprodução/Instagram @christianespangsberg.
SP-ARTE
Foto: Reprodução/Instagram @helloartist.
SP-ARTE
Foto: Getty Images.

Tags

Posts recomendados