Thais Piza vive personagem de Julia Roberts no teatro
Entrevista com a atriz que estrela Uma linda mulher - O Musical
Não é difícil perceber quando uma história se torna um clássico e que seus personagens atravessaram gerações. Neste espírito, a atriz paulista Thais Piza viverá Vivian Ward em Uma linda mulher - O musical. A montagem teatral é baseada no filme icônico da década de 1990 e, depois de temporada na Broadway e passar por países como Alemanha, Reino Unido e Itália,o musical chega aos palcos brasileiros pela primeira vez.
Em entrevista à L’Officiel Brasil, Thais Piza contou sobre a experiência de viver uma personagem tão importante para uma atriz veterana de Hollywood como Julia Roberts, além de bastidores e curiosidades da produção que faz temporada de 1º de setembro a 17 de dezembro no Teatro Santander, em São Paulo.
Preparação
Entre as coxias e os corredores do teatro, artistas e tantos profissionais envolvidos vivem o cotidiano frenético dos bastidores. Atores também fazem carreira na música e conciliam com o palco de musicais. Isso não foi diferente para Thais Piza. “Virou uma coisa minha já de ter a minha banda, minhas músicas autorais e ser atriz e cantora. Fiz ballet durante muito tempo também, o que me possibilitou trabalhar com musicais desde 2008, quando me mudei de Piracicaba para São Paulo aos 19 anos”, explicou a atriz. Com 15 anos de experiência na música, duas indicações de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Prêmio Bibi Ferreira, Thais já atuou em produções teatrais e participou da 10ª edição do programa The Voice Brasil, no time de Lulu Santos, na Rede Globo, e foi jurada do programa Canta Comigo 5, na Record TV.
Em se tratando de preparo físico, a jovem atriz revela os bastidores para encarar uma temporada intensa de apresentações. “Foi malhação com todos os requisitos, tanto corporal como vocal. Fiz aulas de canto, resistência física na academia, além de Vitamina C e muita ansiedade”, brincou ela sobre a rotina de exercícios para viver na pele de Vivian Ward, a jovem com quem Edward Lewis, vivido pelo ator Jarbas Homem de Melo no teatro, irá se envolver na trama. Sobre a experiência de contracenar com o ator de musicais, Thais é sincera. “Maravilhoso! Eu conheço o Jarbas faz tempo e finalmente estamos juntos. Está sendo uma troca incrível. Aprendo com ele todos os dias”, disse a atriz sobre seu par romântico que marcou a história do cinema.
Das telas para o palco
O longa que baseou o espetáculo foi lançado em 1990, com um elenco estrelado por Richard Gere e a então iniciante, Julia Roberts, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical, tornando-se uma das maiores artistas do mundo por conta do sucesso do filme. Dirigido por Garry Marshall, com roteiro de J.F. Lawton e com uma trilha sonora memorável, incluindo a canção "Oh, Pretty Woman", de Roy Orbison, o filme arrecadou no mundo todo mais de 463 milhões de dólares em bilheteria. O filme narra a história de Vivian Ward, uma prostituta de Hollywood, que é contratada por Edward Lewis, empresário bem sucedido, para ser sua acompanhante durante uma semana. O que era para ser apenas um acordo comercial se transforma em uma história de amor inesperada.
“Eu ainda não tenho uma definição exata sobre o que eu sinto”, disse Thais Piza sobre a sensação de viver uma personagem tão icônica do cinema vivida por uma atriz que marcou uma geração, como Julia Roberts. “É uma felicidade imensa e constante, mas sempre com um grande senso do tamanho dessa responsabilidade!”, afirmou ela. Sobre Julia Roberts, Thais não poupa elogios e descreve a sensação de viver o momento da carreira. “Ela é perfeita! Minha mãe sempre foi apaixonada por ela. Não dá nem para acreditar que estou vivendo o papel que a apresentou para o mundo”.
Thais Piza e Vivian Ward
Encontrar semelhanças e diferenças entre ator e personagem talvez seja um dos exercícios mais célebres da atuação. Quando sobem ao palco, Thais e Vivian têm traços em comum. “A gente é espontânea! Fala o que vem na cabeça. Eu preciso me segurar um pouco às vezes, e a Vivian também (risos)”, brinca a atriz.
Entre os momentos memoráveis do enredo, o figurino de Julia Roberts no cinema se destaca na trama. Retratando a transformação de uma garota de programa que acompanha um empresário em ambientes de luxo, o figurino também foi adaptado para o musical. Thais elegeu suas produções favoritas que aguardam o público. O look de blazer vermelho, vestido e botas foi o que mais emocionou a atriz. “A primeira vez que vesti, chorei. Foi emocionante tanto quanto o [vestido] vermelho da ópera! Digamos que chorei duas vezes!”, declarou ela.
Sobre a adaptação do filme para os palcos, Thais Piza afirma que o enredo é um “conto de fadas moderno”. Com as músicas de Bryan Addams, outros personagens vividos por 23 atores de teatro musical e uma orquestra formada por 10 músicos também abrilhantam a peça. “A essência do filme está toda ali”, finalizou a atriz.