Iris Van Herpen: o renascimento na alta-costura
Derivando do pensamento de crescimento e regeneração de uma nova era, Iris Van Herpen mostra, através da criação, como a natureza em sua forma mais simples e delicada pode abrir caminho e florescer em um mundo melhor
Em um curta-metragem dirigido por Ryan McDaniels e estrelado pela atriz de Game of Thrones, Carice von Houten, Iris Van Herpen chega ao digital para apresentar a nova coleção da alta-costura Outono/Inverno 2020/2021. Intitulada Transmotion, a obra é uma representação surrealista dos pensamentos etéreos da designer.
A estilista holandesa - conhecida por fundir tecnologia com o artesanato tradicional da Alta Costura, nos instiga a pensar sobre o renascimento, a evolução e a transformação necessária, imposta durante o período de pandemia. Inspirado na atmosfera de Maurits Cornelis Escher - artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons - o curta mostra uma série de micro pérolas dispostas como uma árvore da vida, enquanto Carice van Houten se move angelicalmente em um espaço indefinido, típico de Van Herpen, no qual cubos transparentes se destacam dentro de um jardim secreto. O vestido mostra a árvore da vida em uma ampulheta, sobre a qual há um traço de tinta preta em delicadas e leves dobras de organza branca. As vibrissas aparecem no centro, que remetem a extensões robóticas da cabeça, destinadas a capturar os movimentos e o ambiente. O emaranhado geométrico lembra a inclinação da humanidade em sua tentativa de domesticar a natureza. Sem dúvidas, o vestido simétrico é o protagonista absoluto que dança levemente entre os sonhos e a realidade. Uma busca pelo contato com a natureza e pelo respeito a todas as suas criaturas, desde as mais delicadas e sensíveis até as mais fortes e independentes.