SPFW N55: Wider Silveiro faz mix de referências em nova coleção
Da infância no interior nordestino à vida adulta na cidade grande, Weider Silveiro traz um mix de referências para a sua passarela na SPFW N55!
Vindo do Piauí e radicado em São Paulo há muito tempo, Weider Silveiro sempre baseou muito da sua moda nos moods da cidade que o abrigou — e nas imagens cosmopolitas que naturalmente o seduziram como criador. Desta vez, surpreendentemente, ele olhou para trás com uma vontade inédita de repensar suas origens e as culturas de onde vêm. Queria rever artesanias nordestinas, mas nem pensar em rendas renascença e afins — que remetem a um ideal de cultura colonizada, como ele definiu em conversa no backstage.
Pelo contrário, se agarrou no que é considerado mais ordinário (ainda que belo) das manualidades, que vêm mesmo do saberes populares: o fuxico e as tramas de tiras de malha amarradas - que constroem aqueles clássicos tapetinhos felpudos, parte do imaginário brasileiro.
A mistura de referências — a infância no interior nordestino e a vida adulta na cidade grande — resulta no mix de moda atualizado, com silhuetas urbanas e memórias desses fazeres. Os fuxicos dão assunto a bustiês e tops, assim como abrem-se em decotes nos vestidos; enquanto as tiras de malhas saem do chão da cozinha da família para causar volumes em casaco, saias e calças. Provando que esse mundo ordinário pode ser luxuoso e causar desejo de moda — porque não?