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SPFW N56: Angela Brito referencia festas devotas brasileiras

Angela Brito traz para as passarelas da SPFW N56, criações ligadas às festas devotas não só do Cabo Verde, como do Brasil também

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Foto @agfotosite

A reflexão sobre o vai-e-vem da realidade dos migrantes segue pautando a moda de Angela Brito. Ela mesma, tão cabo-verdiana quanto carioca, vive no cotidiano as questões de impermanência de quem trocou um lugar por outro. Na coleção passada, @angela_d_brito falou sobre o lugar de estrangeira em que é automaticamente colocada. Nesta, sua sensibilidade mira outro lado — o local daquele que vê e se espelha em quem volta, em ambas as pontas da estrada.

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Foto @agfotosite

Apesar de ser pouco religiosa, as origens africanas (e, por colonialismos, de infusões portuguesas) da estilista fazem com que suas raízes estejam fortemente conectadas às grandes festas devotas — que fazem parte tanto das tradições da sua Cabo Verde quanto do Brasil. São os momentos em que ela não deixa de retornar à sua terra natal e o ponto de partida desta coleção, batizada de Romaria, quando parou para analisar (e registrar) o guarda-roupa e os humores de quem caminha nas procissões. 

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Foto @agfotosite

Os trinta looks, coesos, não botam a moda de Angela de cabeça para baixo — ela não é dessas. Seu mood austero-tropical-chic segue ali, atualizado, cobrindo e revelando peles numa sensualidade afinada. Ao mesmo tempo, pontos de estética monástica (que ela gosta muito) não só se comunicam com o tema da coleção como dão interesse a mangas, sobreposições e comprimentos, tanto na poliamida tecnológica esperta que ela segue utilizando como nos tecidos de tear clássicos de Cabo Verde. 

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Foto @agfotosite

De brinde luxuoso, Angela trouxe para a passarela o trabalho do carioca @maxwell__alexandre, artista plástico dos mais interessantes da última geração. Além de autor de séries de pinturas que retratam e remexem realidades pretas e periféricas, Maxwell é um provocador de discussões e tem, entre suas proposições artísticas, performances de rua que trazem a linguagem das romarias religiosas para sua arte. Partindo de cliques da própria estilista nas festas cabo-verdianas, Maxwell pintou (à sua moda) retratos de corpo inteiro que se tonaram estampas de vestidos, blusas, saias e panneaux. Um match poderosíssimo, inesperado e muito bem-vindo.

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