SPFW N56: Apartamento 03 apresenta nova coleção
Purificação e transformação é o momento para a nova coleção da Apartamento 03 na SPFW N56. Confira todos os detalhes!
Recentemente, Luiz Claudio Silva trocou Belo Horizonte por São Paulo e adquiriu um quadro do artista contemporâneo afro-brasileiro Emerson Rocha, que trabalha com vivências e estética da população negra. O tom de azul profundo que predomina em seu trabalho levou o estilista a observar que a cor surge em obras de outros artistas pretos como Joelington Rios e Kika Carvalho e que está relacionada também à origem africana. Essa ancestralidade está ligada, ainda, ao waji, como é chamada a nuance intensa de azul que origina o índigo na África e que toma conta desta coleção da Apartamento 03. Forma de anil em pó, o waji está relacionado à purificação e à transformação, que tem tudo a ver com o momento de vida de Luiz Claudio.
Esse contexto não só dá consistência ao tema como envolve o processo criativo em uma atmosfera poética que se desdobra em uma sensação de leveza nos looks e preciosidade nos detalhes vindos de trabalhos manuais. Plissados tridimensionais, franjas, penas, bordados, aplicações e flores de tecidos deram corpo ao rico design de superfície. Estilista sensível e profundo, Luiz Claudio vem se sentindo mais livre, confortável e seguro para transformar suas origens em inspiração e enfatizar um ponto de vista decolonial, recuperando vozes e saberes.
Ao reeditar peças de coleções passadas, como foi o caso da blusa inteiramente coberta de penas azuis, que já foi feita na cor branca, é como se o estilista revisitasse a própria trajetória sob uma nova ótica. “É entender de onde você veio e para onde quer ir”, comenta. Para complementar os looks, Luiz Claudio repetiu as parcerias com o designer de joias Carlos Penna, que assinou os maxibrincos, e com a Pura, da shoe designer Lívia Paranaguá.